Emojis, gifs e engajamento. Quando e por quê utilizá-los?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O amplo acesso à internet e o uso do marketing digital vem revolucionando a maneira como as empresas se comunicam com as pessoas. Além de vencer as distâncias, a tecnologia também contribuiu para a criação de uma nova linguagem. Essa linguagem envolveu um aspecto que humanizou as palavras, os emojis e gifs.

Essas figurinhas e animações se tornaram populares nos últimos anos por ajudarem a expressar emoções nas comunicações das redes sociais e em e-mails.

emojis-e-gif-quando-e-por-que-utiliza-los
Emojis e Gifs

Por conta disso, as empresas estão cada vez mais investindo neles como uma forma de se comunicar com seu público, melhorar engajamento e a experiência do cliente.

No entanto, seu uso deve ser estratégico e bem planejado para o resultado não ser o contrário do esperado. Por isso, neste artigo, mostramos as maneiras corretas de utilizar emojis e gifs para melhorar o engajamento do seu negócio. Acompanhe!

Um pouco da história dos emojis e gifs

Os emojis foram criados por Shigetaka Kurita, no Japão, na década de 90. O termo surgiu a partir da junção de duas expressões japonesas: “e” (imagem) e “moji” (personagem).

São considerados pictogramas, ou seja, imagens que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.

emojis-e-gifs-quando-e-por-que-utiliza-los
Emojis e gifs quando e por que utilizá-los?

A partir de 2010 os emojis se popularizaram quando a Apple passou a utilizá-los em seus produtos, seguida da Microsoft e do Google.

A partir daí, tornou-se praticamente impossível interagir online sem ver (ou utilizar) esses símbolos divertidos.

Já os gifs (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) foram criados em 1987, pela empresa CompuServe com o objetivo de  armazenar várias imagens em um formato compacto e exibi-las com qualidade.

Apesar do propósito inicial ser sério, os gifs se popularizaram a partir de 2007 com a ascensão dos dispositivos móveis como uma forma de tornar as conversas mais dinâmicas, leves e, principalmente, divertidas.

Desde então, se tornaram fortemente presentes em nosso cotidiano, seja nas redes sociais, em e-mails ou páginas.

Quais são as vantagens de usar emojis e gifs na comunicação?

Existem diversos motivos para as empresas usarem emojis e gifs. Os mais importantes são humanizar a marca, tornar a comunicação mais leve e melhorar engajamento.

Mas, existem outras, não tão óbvias e que também devem ser consideradas:

  • Mensagem mais enxuta: conhece aquela expressão “menos é mais”?! Pois é, isso se aplica perfeitamente ao modo como os emojis e gifs funcionam. As imagens e animações têm a capacidade de comunicar muito, com pouco, afinal, é só olhar os símbolos que já incorporamos o sentido;
  • Ancorar emoções à sua marca: por serem facilmente identificáveis, os emojis e os gifs são ótimos para transmitirem as emoções que as empresas desejam ver associadas à sua mensagem e à sua marca;
  • Atrair novos públicos para os seus conteúdos: se a sua empresa deseja alcançar públicos mais jovens, antenados com as novas tecnologias, usar emojis e gifs é praticamente obrigatório. As pessoas que nasceram a partir dos anos 90 cresceram expostas a eles e se comunicam diariamente através destes símbolos;
  • Contar histórias: sua empresa pode usar o poder dos emojis e dos gifs para melhorar o engajamento usando histórias sobre seus produtos e serviços. Um ótimo exemplo disso, foi feito pela Disney e a Lucas Films na época do lançamento do filme Star Wars em 2015. Os usuários podiam escrever hashtags nos seus tweets que se transformavam automaticamente em emojis dos personagens do filme;

Como usar Emojis e Gifs para melhorar o engajamento?

Como falamos anteriormente, o uso de emojis e gifs para melhorar o engajamento deve ser planejado. Existem milhares de figurinhas representando objetos, cidades, pessoas e até mesmo verbos, possibilitando que os textos e conversas criem fortes laços de empatia com seu público alvo.

Por outro lado, se não forem bem utilizados podem gerar aversão à sua marca, fazendo com que potenciais clientes se distanciem da sua empresa.

Vamos ver as melhores estratégias de uso para o seu negócio.

1 – Saiba com quem está falando

emojis-e-gifs-quando-e-por-que-utiliza-los
Saiba com quem está falando ao utilizar emojis e gifs

O primeiro passo para saber como usar emojis e gifs para melhorar  engajamento é conhecer muito bem o seu público-alvo ou a sua persona.

Assim, você garante que a linguagem será entendida, descobre quais figuras eles usam e quais estão relacionados à sua marca, se o significado está claro e se ajudam a transmitir a mensagem desejada, tanto nas redes sociais quanto por e-mail.

Por exemplo, se o seu público é mais conservador e não tem o hábito de usar os símbolos, talvez não seja uma boa ideia inseri-los na sua comunicação.

Comece fazendo alguns testes, peça feedbacks e verifique se os consumidores são receptivos.

2 – Pesquise os significados

pesquise-significado-nos-enojis-e-nos-gifs
Pesquise significado nos emojis e nos gifs

Para extrair todos os benefícios dessa nova linguagem, invista um tempo para conhecer todas as figurinhas e encontrar as que mais combinam com o seu negócio e com a mensagem que você quer transmitir para seus seguidores.

Vale a pena utilizar o Emojipedia, conhecido como a Wikipedia dos emojis, uma ferramenta ideal para entender os seus significados, assim como identificar quais os mais utilizados pelos usuários nas redes sociais e o seu contexto.

Além disso, mesmo sendo divertidos, evite utilizar muitos ao mesmo tempo, pois podem dificultar a compreensão da mensagem.

Uma boa estratégia para não errar a mão é considerar os emojis e gifs como parte do vocabulário, sendo necessário adequá-los à linguagem da sua marca para soarem naturais.

Imagine que sua empresa é uma pessoa e está conversando com um amigo (persona). Com que frequência ela usaria emojis e gifs e quais seriam os mais utilizados?

3 – Mantenha-se atualizado

Os emojis e gifs mudam com o tempo, assim como as preferências de uso pelos seus seguidores. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja sempre atenta às novidades para não utilizar símbolos considerados ultrapassados.

Estude e busque as tendências junto ao seu público para manter sua comunicação sempre relevante e atualizada.

4 – Saiba quando usar

Para que os emojis e gifs possam melhorar o engajamento dos seus seguidores, é preciso tomar cuidado para não exagerar no uso, robotizando a comunicação, ou usar em momentos inadequados, irritando o leitor.

Eles devem ser usados sempre como um complemento à sua mensagem, quando o tema for mais leve e a situação favorável à sua marca.

Lembre-se disso!

Ao tratar de assuntos graves, evite usar os símbolos, pois pode parecer que você está tentando simplificar a situação, não levando a sério o problema que a pessoa está vivendo.

Outra situação onde seu uso deve ser evitado é no atendimento a um cliente insatisfeito ou irritado. Novamente, ele pode pensar que você não está levando a reclamação a sério e piorar ainda mais a situação.

No entanto, isso não significa que você não possa usá-los quando o problema  já estiver resolvido. Neste caso, você pode mandar, por exemplo, um sorriso.

Quando usar emojis e gifs na sua estratégia de conteúdo

Aproveitando o último tópico anterior, vamos dar alguns exemplos das maneiras que os emojis e gifs podem ser usados no seu marketing de conteúdo não só para  melhorar o engajamento como também para criar oportunidades de negócios.

Divulgação de novos produtos ou serviços

divulgação-produtos-e-serviços-com-emojis-e-gifs
Divulgação de serviços e produtos

Algumas marcas têm utilizado emojis e GIFs animados no lançamento e divulgação de novos produtos e serviços. Dependendo do segmento, o interesse das pessoas pode ser potencializado com essa estratégia.

Você pode, por exemplo, criar um gif animado mostrando uma pessoa usando o novo produto, para que o público tenha uma visão mais clara da usabilidade e benefícios de adquirir aquele item.

Fortalecer o branding da sua marca

branding-com-emojis-e-gifs
Trabalhe sua marca com emojis e gifs

Como falamos anteriormente, uma das vantagens do uso de emojis e gifs é a humanização da sua marca. Isso é importante porque o consumidor atual quer se relacionar com marcas que possuam valores com os quais ele se identifique.

Você pode aproveitar essa tendência para investir em uma comunicação alinhada com os valores do seu público e que mostre como é a cultura de sua marca.

Assim as pessoas irão se identificar e se sentirão mais próximas do seu negócio, facilitando a venda dos seus produtos e serviços.

Aumentar o alcance orgânico nas redes sociais

aumente-trafego-organico-com-emoji-e-gifs
Tráfego Orgânico com emojis e gifs

Se você utiliza as redes sociais para se relacionar com seu público, já deve ter percebido que o alcance orgânico despencou de uns tempos para cá.

Significa que está cada vez mais difícil chamar a atenção do público no feed do Instagram ou na timeline do Facebook, por exemplo. Mas, é justamente, nestes contextos que os emojis e gifs animados podem ajudar.

Um dos critérios que as plataformas utilizam para viralizar conteúdos é a quantidade de interações dos usuários com as postagens.

Por isso, quando usados em conjunto com um conteúdo bem estruturado, emojis e gifs animados têm a capacidade de captar a atenção das pessoas, se tornando verdadeiros ímãs para comentários, curtidas e compartilhamentos.

Aumentando o alcance orgânico, você consegue melhorar engajamento com seu conteúdo.

Aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing

emoji-gif-taxa-de-abertura
Taxa de abertura de email marketing

Usar emojis e gifs podem aumentar as taxas de abertura de e-mails. Afinal, seu uso torna o título do e-mail visualmente mais atrativo e naturalmente destacado das demais mensagens que o seu lead recebe.

Assim, aumentam as probabilidades dele clicar para abrir suas campanhas de e-mail marketing.

Apenas não se esqueça de que o assunto é importante para a pessoa abrir o seu e-mail, mas o conteúdo no interior também deve manter o seu interesse. E você pode fazer isso adicionando gifs animados no corpo do texto, que tenham relação com o assunto tratado.

Pode ser apenas para descontrair, destacar uma promoção, dar um respiro entre informações mais densas, demonstrar com detalhes um produto, entre outros objetivos.

Pronto para melhorar o engajamento da sua empresa?

A ampla utilização de emojis e gifs animados já se tornou parte da nossa comunicação no dia a dia. Nada mais natural que a sua empresa utilize esse novo hábito do consumidor para se aproximar mais, estreitando o relacionamento com potenciais clientes.

Neste artigo mostramos as melhores estratégias e todas as vantagens que a sua empresa pode obter ao colocá-las em prática.

A conclusão é que os emojis e gifs são ótimas ferramentas para se destacar na mente e no coração do seu público alvo, criando novas oportunidades de negócios com as pessoas.

Aproveite e não fique atrás da sua concorrência que já deve estar usando os símbolos para se comunicar melhor.  

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers