E-mail Marketing: Boas Práticas para ser Efetivo!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Opa, e aí tudo tranquilo?

O assunto de hoje é sobre sequência de email, então se você tem alguma dúvida sobre o assunto, esse post definitivamente é para você. A forma mais bacana de se construir sua lista é com amor! O que eu quero dizer com isso? Bom, o diferencial numa sequência de e-mail é colocar sua intenção verdadeira nela, trazendo ao seu leitor um conteúdo valioso, a partir do qual consiga ter algum insight que o inspire.

E, para que você consiga de alguma forma encantar as pessoas através de seus e-mails, é preciso que você tenha a verdadeira intenção de ajudar as pessoas com o seu conhecimento, agregando valor à vida delas e é através do amor que isso se intensifica, o amor pelo que você faz.

Está conseguindo compreender um pouquinho sobre a essência do que estou falando? Sim? Não? Fique tranquilo e vem comigo, que irei falar mais sobre isso e também de boas práticas na sequência de e-mail que vão ajudar a inspirar você e vão evitar certos equívocos a respeito da sequência de e-mails.

Muitas pessoas acham que uma sequência de e-mail é algo que serve somente para gerar mais vendas, porém, não percebem que, antes de você vender algo, é primordial que seja criado um relacionamento com o cliente para que você mostre a importância do produto ou serviço que você está apresentando, e é na sequência de e-mail que você cria recompensas e traz informações sobre seu produto ou serviço e como isso pode ajudar a vida de quem vir a comprar algo de você.

O lance é aos poucos você criar autoridade no que você tem a transmitir, para que construa uma relação de confiança e engajamento: e-mails com dicas e táticas aplicáveis que geram resultados, por exemplo, são excelentes maneiras de atingir esses objetivos.

E-mail Marketing: nem sempre seus e-mails são abertos, isso é normal!

Você já deve saber que muitos dos seus e-mails não são lidos, então a função principal de uma sequência de e-mail é segmentar quem abre e interage contigo e quem não, para que fique claro para você qual lead está acompanhando seus e-mails.

Ás vezes, você tem uma lista bem grande e não é sempre que seus leads vão abrir todos os seus e-mails, isso é normal, já que atualmente recebemos uma quantidade enorme de e-mails.

É crucial que seus emails sejam amigáveis e não tão genéricos.
É crucial que seus e-mails sejam amigáveis e não tão genéricos: Vale lembrar que cada lead é uma pessoa de verdade : )

Em muitos casos, é válido você analisar de onde está vindo a sua lista, como que você segmentou essa lista! Isso impacta diretamente nas métricas dos seus emails (Aberturas, cliques e descadastro).

Estresse da Lista: sim listas ficam estressadas!

Quando falamos em stress da lista de e-mails, existem 2 pontos que valem ser ressaltados:

• Copy Agressiva

Em muitas situações, temos que ser agressivos para gerar mais vendas. Porém, dependendo de como é dada essa agressividade, isso gera um stress e seu lead vai passar a olhar seus e-mails com aquela desconfiança de que você só quer vender.

Não tem nada de errado em vender, mas é errado só querer fazer isso quando contata seus leads! Então fique atento a esse comportamento, se sua sequência de e-mails só tem venda, adapte-se para, primeiramente, desenvolver um relacionamento de modo que, posteriormente, seu lead esteja mais preparado para receber a sua oferta!

• Copy Genérica

Uma copy genérica é aquela que não cria muito engajamento, o texto fica padrão demais, sem tom de pessoalidade, o que resulta na desconexão com seu lead.

Sua missão é unir relacionamento e vendas, de uma maneira que não fique tanto na venda e nem tanto só focado no relacionamento!

Sequência de e-mail só focada em vendas faz você ser aquele cara chato que só quer vender e que no fim acaba não vendendo NADA!

Já sequência de e-mail focada somente no relacionamento, seu lead vai olhar e pensar mais ou menos “Ué? Mas não era tudo de graça? Agora eu tenho que pagar?”. O segredo é unir relacionamento e vendas de uma forma inteligente!

Mão na massa
Para evitar copys genéricas, o segredo é trabalhar bastante seu texto antes de disparar seus e-mails, podendo enviar testes para amigos para ter um feedback e melhorar sua comunicação!

Qual a harmonia exata entre Relacionamento e Oferta: campanhas de Segmentação!

Quanto mais você segmentar sua lista, mais fácil será você entregar conteúdos que essas pessoas querem. Em sua sequência de e-mail é primordial você fazer perguntas e coletar dados, para que, dessa maneira, você consiga segmentar seu público.

Feita a segmentação, agora vamos para a parte do engajamento, para descobrir quem está engajado com seus conteúdos (no leadlovers você consegue criar todo esse cenário que estou descrevendo) e, quando você vir em seu Lead Score que seu lead já baixou seu e-book ou assistiu a uns 3 vídeos da sua sequência, ele já estará apto para receber sua oferta e ser designado para o setor comercial entrar em contato com esse lead quentíssimo e interessado em seu produto ou serviço!

Depois desse processo de Segmentação, Engajamento e Oferta, é interessante criar como se fosse um “RESET” para sua lista voltar a dar mais alguns conteúdos, falar sobre outros assuntos, para criar novamente o interesse de sua lista para com os assuntos que você tem autoridade, para quem já foi impactado pela sua oferta.

Veja que sua intenção é ajudar e que a venda é somente a consequência de um bom trabalho e que esse investimento que seu lead está fazendo vai lhe trazer coisas boas!

A grande vantagem do e-mail marketing do leadlovers é que o disparo de e-mails é ilimitado, além de utilizar templates em html e inserir no código do editor de e-mail.

Não tenha medo de se relacionar por e-mail, não tem nada de errado em oferecer seus produto ou serviços para pessoas que você quer ajudar (já que a pessoa, por livre e espontânea vontade, lhe entregou seu e-mail para receber suas dicas e táticas).

Sua missão, então, é valorizar essa confiança do seu lead, entregando sempre os melhores conteúdos que você pode oferecer!

Clique Aqui para Conhecer Mais Sobre o LeadLovers

Vou ficando por aqui. Conte comigo e minha equipe para quaisquer dúvidas, ok?

Um forte abraço,
Felipe Mandeli

P.S: e-mail para contato: [email protected] 

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers