É possível medir o sucesso nas mídias sociais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Imagine o seguinte cenário: você é responsável pelo marketing de uma empresa global e precisa aumentar o alcance de social media da marca, após algum tempo as equipes te apresentam resultados de sucesso: na França o conteúdo orgânico é compartilhado; na Índia inúmeras menções à marca; e em Taiwan houve uma melhora no alcance.

O problema é que você não tem ideia de como cada time calculou o sucesso, chegando ao objetivo. Este também é o problema de várias empresas, dada a riqueza dos dados de mídia social que chegam a surpreender, as marcas batalham para juntar todas as informações em programas de marketing direcionados por indicadores de performance.

Há diversas plataformas de mensuração de dados, tanto pagos quanto orgânicos, dificultando a transformação desses dados em insights, sendo igualmente difícil direcionar os dados no curso das campanhas.

É possível medir o sucesso nas mídias sociais
É possível medir o sucesso nas mídias sociais

Veja 3 estratégias para obter o sucesso com dados sociais:

1. Defina indicadores de performance

É difícil para as organizações definirem o que são KPIs e como serão calculados globalmente, ainda mais por conta das inúmeras formas de cálculo e das tantas opções que evoluem constantemente.

A organização precisa definir algumas peguntas, como por exemplo, qual é a combinação de views, compartilhamentos e menções que a organização chama de alcance? Que fórmula de likes, compartilhamentos e comentários positivos é utilizada para mensurar o sentimento do consumidor?

Um caminho interessante e que funciona de forma poderosa é o glossário de KPI global, documento que ajuda a guiar a companhia. Se todos leem o mesmo documento, então é mais fácil o trabalho caminhar na mesma direção.

2. Torne os dados de performance acessíveis

As ações de métricas só guiam as pessoas que estão cientes delas. É complicado para as empresas colocarem as pessoas certas em contato com indicadores de sucesso relevante – log-in, alerta de e-mail ou relatório compartilhado (filtre as informações acessadas, existem questões e informações sensíveis a serem consideradas).

As informações para as pessoas certas precisam ser em tempo real. Exemplos: os criadores de conteúdo podem se basear em trending topics; equipes podem dar suporte a mensagem de alta performance com mídia paga e times podem responder ao feedback do consumidor – positivo ou negativo – de forma imediata.

3. Espalhe a sabedoria

Aprenda com os dados. Que tipo de conteúdo funciona melhor para alavancar o KPI; os melhores horários para compartilhar uma receita; quais produtos têm desempenho melhor com imagens geradas pelos usuários; e o que foi aprendido com os esforços da concorrência. Ao compartilhar esses detalhes com os usuários, você os transforma em insights.

Newsletters internas ajudam – encarregue os anunciantes de aprendizados fundamentais a cada semana e gerentes ou editores de organizar os resultados em conteúdo institucional para compartilhar entre a organização. Bibliotecas onde os funcionários podem fazer o upload e colocar tags por palavra-chave e KPI para encontrá-las depois, são táticas poderosas. É preciso incentivar os funcionários a compartilharem o maior número possível de informações.

Se certifique de que os funcionários tenham as informações necessárias e incentive-os a compartilhar o que aprenderam, essas sugestões não são tão complexas, mas é necessário uma estratégia focada para que funcionem – algo que muitas empresas globais não conseguem fazer. Se você conseguir, você terá uma infraestrutura fundamental no atual universo do marketing: uma empresa direcionada por dados.

Espero que essas sugestões te ajudem a alcançar o sucesso esperado nas redes sociais, abraços e até a próxima.

Fonte: Meio & Mensagem

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers