E-mail marketing: Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O e-mail marketing parece uma estratégia de Inbound Marketing de fácil retorno para o seu negócio. Parece simples escrever um e-mail incrível, colocar imagens engraçadas, disparar para a sua lista e assistir os consumidores comprarem.

E-mail marketing Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio
E-mail marketing Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio

Se fosse fácil assim, os profissionais de marketing não ignorariam algumas etapas e não demonstrariam o quão difícil é entregar o um e-mail na caixa de entrada.

Parece básico, mas há vários fatores envolvidos na entrega de e-mails e o maior deles é a reputação do e-mail enviado.

Felizmente, existe um serviço chamado Return Path que possuí uma métrica chamada Sender Score, que te mostra como está a reputação do envio dos seus e-mails.

Você já verificou a sua reputação? Se você sabe qual é o seu nível de reputação, você sabe a importância disso para o envio de e-mail marketing?

Se você tem interesse em saber mais sobre reputação de envio de e-mail marketing, leia este artigo até o fim para descobrir tudo sobre Sender Score.

O que é Sender Score?
O que é Sender Score?

O que é Sender Score?

O Sender Score é um serviço gratuito do Return Path.

O algoritmo Sender Score classifica a reputação de todos os endereço de IP dos servidores de e-mails, numa escala que vai de 0 a 100.

Através da coleta de dado de mais de 60 milhões de caixas de entradas de grandes servidores como Outlook e Gmail, o Return Path registra se as pessoas se descadastram ou reportam spam frequentemente sobre um determinado remetente.

E depois classifica a reputação do e-mail de acordo com este monitoramento.

O seu Sender Score mudará dependendo dos seus hábitos de envio e do comportamento dos destinatários.

É crucial manter a reputação alta porque os servidores de e-mails sempre irão checar o seu Sender Score antes de decidir o que fazer com os seus e-mails.

Quanto mais baixa for a sua reputação, mais difícil o seu e-mail chegará na caixa de entrada dos seus leads.

Muitas coisas podem impactar a entrega do seu e-mail, mas o Return Path relata que 83% do tempo um e-mail não é entregue na caixa de entrada devido a baixa reputação.

Mesmo que um servidor de e-mail não exija uma consulta na sua reputação para determinar a entrega do seu e-mail, os fatores utilizados para estabelecer o seu Sender Score são similares aos usados pela rede de e-mails ou remetentes.

Como eu analiso a minha reputação?

Para verificar como está o seu Sender Score, acesse a página de registro do Return Path e você terá dados como os das imagens abaixo:

Tela do Sender Score dentro da plataforma
Tela do Sender Score dentro da plataforma

A pontuação é calculada com base nos últimos 30 dias – em média – e o ranqueamento é construído através da comparação entre o seu endereço de IP com outros endereços de IPs.

Quanto mais perto de 0 for a sua pontuação a entrega dos seus e-mails será baixa, mas quanto mais perto você estiver de 100, melhor.

Logo abaixo você confere quais outros itens são levados em consideração para determinar a pontuação do seu e-mail:

Reclamações – Comparação de reclamações que um endereço de IP recebeu em relação aos outros IPs.

A taxa de reclamações é calculada através do número de reclamações divido pelo número de e-mails entregues e a pontuação é determinada pela taxa de reclamações.

Volume – Como parâmetro único de reputação boa ou ruim, o volume de envio por si só não se sustenta, mas como parte do algoritmo como um todo, este item é muito importante.

Por exemplo, um endereço de IP que envia 100 mensagens e recebe 99 reclamações é um problema, enquanto que um endereço de IP que envia 100.000 mensagens e recebe 99 reclamações tem uma boa reputação.

Reputação externa – É a comparação de um endereço de IP em relação aos outros endereços de IPs em uma variedade de listas negras (blacklists) e listas brancas (whitelists).

reputação externa
Maneiras de analisar a sua reputação

Usuários desconhecidos – O ranque da taxa de endereços de IPs desconhecidos é baseado a partir da comparação com outros endereços de IPs.

Taxa de usuários desconhecidos é retirada diretamente dos logs SMTP de ISPs participantes, que rastreiam constantemente endereços de IPs que enviam mensagens para um endereço de e-mail que não existe.

Rejeição – Isso representa com que frequência as mensagens são devolvidas comparado aos outros endereços de IPs.

Aceitação – O número de mensagens entregues na caixa de entrada, este número representa a quantidade de mensagens visualizadas menos o número de mensagens rejeitadas.

Taxa de Aceitação – A proporção com que as mensagens são entregues comparado com as tentativas de entregas.

Este é o número de mensagens entregues (aceitas) divido pelo número de mensagens visualizadas.

Taxa de usuários desconhecidos – É a quantidade de usuários desconhecidos, ou endereços de e-mails inválidos, comparado a quantidade de e-mails visualizados.

Mas, quanto é uma boa pontuação? Se a sua pontuação for acima de 90, parabéns! Você possuí uma pontuação muito boa.

Se a pontuação estiver entre 50 e 80, alguma coisa está errada – veja logo abaixo o que pode impactar negativamente a entregabilidade dos seus e-mails.

Se a sua pontuação for menor do que 50, bem… você provavelmente é considerado um spammer.

O que eu faço com uma reputação baixa?
O que eu faço com uma reputação baixa?

O que eu faço com uma reputação baixa?

O primeiro passo é descobrir qual é a sua reputação, então, boa sorte na análise de dados da sua pontuação.

Pode levar semanas ou meses para estabelecer um Sender Score baixo, quanto antes você descobrir o problema, melhor.

Há vários aspectos no seu e-mail marketing que você deve verificar e, provavelmente, mudar para melhorar a sua reputação e taxa de entrega – confira alguns pontos que o Sender Score leva em consideração:

Volume de envio de e-mails inconsistente: veja o gráfico no canto superior direito no relatório do Sender Score.

O volume de envio se mantém numa taxa bem estável, assim a reputação também se manterá estável.

No entanto, se você enviar 5 mil e-mails na segunda-feira, 200 na sexta-feira, nenhum envio por uma semana e de repente enviar mais 15 mil, você provavelmente será penalizado pelo envio inconsistente de e-mails.

Frequência de envio: assim como o volume de envio deve ser consistente, a frequência também deve ter um padrão.

Você pode enviar e-mails diariamente, dia sim e dia não, ou semanalmente, mas se certifique de que você não está sendo intrusivo ou inconveniente.

Pare o envio por um mês e aguarde por penalidades dos servidores.

Se a sua plataforma de envio de e-mail possuir uma entregabilidade perfeita, você poderá realizar testes de frequência de e-mails tranquilamente.

Endereço de IP frio
Endereço de IP frio

Endereço de IP frio: se você for novo no envio de e-mail marketing, você pode ter esquecido de aquecer o seu endereço de IP.

Comece a enviar e-mail marketing através de um endereço de IP novo, comece a enviar para um pequeno grupo de pessoas da sua base de contatos, aquelas que não vão te marcar como Spam ou se descadastrar dos seus e-mails.

Aumente progressivamente a quantidade de pessoas para envio de e-mails para aquecer o seu IP e para provar que você envia e-mails verídicos.

Jogado para a Blacklist: há em torno de 50 blacklists conhecidas que determinam quais IPs estão causando spam.

O Return Path possuí um serviço que te mostra se você está em uma blacklist.

Vamos pressupor que você envia e-mails marketing de forma responsável e não sabia de algumas regras para uma boa entregabilidade e acabou entrando em uma blacklist, para resolver a situação entre nos sites que te marcaram na blacklist e se informe sobre como é o processo de remoção da lista.

Se você contatá-los para ser removido, eles te ajudarão a entender porquê você foi parar na blacklist e o quê você pode fazer para melhorar os seus métodos de e-mail marketing.

Armadilha para spammer: uma armadilha para spam é um endereço de e-mail que um dia existiu, mas que já está desativado e irá notificar hard bounce quando você enviar uma mensagem para ele.

No entanto, quando um servidor de e-mail detecta um tráfego consistente sendo direcionado para um e-mail inexistente, eles podem transformar este endereço em uma armadilha para “capturar” quem pratica spam, eles param de enviar notificação de hard bounce e começam a aceitar a mensagem e reportam o remetente como spammer.

A moral da história é: se você não monitorar os endereços de e-mail com status hard bounce e removê-los da sua base de contatos, você poderá ser categorizado como spammer.

Relatórios contra SPAM: se os seus destinatários pensam que você é um spammer e te identificaram como um reportando os seus e-mails como Spam, a sua reputação vai diminuir e você irá sofrer para recuperá-la.

Verifique a taxa de spam que os seus e-mails estão recebendo, uma margem aceitável é 1 a cada 1000.

Vários fatores influenciam para que o seu e-mail chegue na caixa de entrada do seu destinatário, este fatores vão deste o conteúdo do seu e-mail, a estrutura do e-mail até as preferências de filtro do destinatário.

Mas caso você esteja ansioso para começar a enviar e-mails marketing, comece com o pé-direito, estabeleça e mantenha uma reputação de envio de e-mail, a reputação é uma das qualidades mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing.

Artigo original do blog da Hubspot para lê-lo em inglês clique aqui.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers