E-mail marketing: Como erros no conteúdo podem atrapalhar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Enquanto muitas empresas buscam crescer cada vez mais, a internet traz diversas chances para aumentar os seus negócios e suas vendas. Muitas das oportunidades de bons resultados podem ser obtidas com o e-mail marketing.

Evite erros de e-mail marketing
E-mail marketing: Como erros no conteúdo podem atrapalhar

Para entendermos melhor sobre o e-mail marketing precisamos primeiro saber o que é.

O conceito do marketing digital é um conjunto de ações em que uma empresa tem a oportunidade de fazer negócios, interagir com o seu público-alvo e gerar uma boa imagem.

Existem diversos meios para se criar um anúncio ou campanha para atrair os consumidores e gerar leads por canais e ferramentas de comunicação como aplicativos de mensagem, aplicativos gerais, mídias sociais, blogs, sites, mecanismos de busca (como o Google), fóruns e e-mail.

Com esses canais pode-se definir uma ou mais estratégias para atingir o objetivo principal. Os métodos são os seguintes:

Inbound: baseia-se na atração, fazendo o público ficar interessado no anúncio e ganhar a confiança dele. Isso gera uma conversão em leads e provável finalização de negócios por conta própria do público.

Outbound: conhecido como o “velho marketing”, nessa estratégia a empresa não pede permissão para tentar vender o seu produto, ela empurra para o cliente, muitas vezes o incomodando. Por causa disso, a mensagem  nem chega a ser vista, pois vai para a caixa de spam.

Assim, observamos que a melhor estratégia para a sua empresa é o inbound, pois traz diversos benefícios, inclusive uma boa imagem para a sua empresa.

E-mail marketing para empresas
O e-mail marketing é uma estratégia boa para a empresa?

O e-mail marketing é uma estratégia boa para a empresa?

O e-mail marketing foi uma das primeiras estratégias produtivas e rentáveis em marketing digital.

Além de ser uma estratégia que possui muitas vantagens: é mais barato e proporciona uma interação direta entre a empresa e o público, e dá liberdade ao cliente de entrar ou sair da lista e decidir quais conteúdos deseja receber.

Para se obter sucesso com e-mail marketing é necessário segmentar os envios e classificar os leads.

5 principais tipos de e-mail marketing

É importante que o conteúdo apresentado na mensagem tenha um conteúdo interessante e atrativo. Pergunte-se sempre se os envios auxiliarão a persona: se a resposta for negativa, repense suas ações. Existem cinco tipos de e-mails marketing que podem ser utilizados pela empresa:

Newsletter

Precisa ter periodicidade e pode ser adicionado em diversos tipos de conteúdos, como novidades da empresa e de um produto, lançamentos etc.

É muito interessante elaborar newsletters por assunto e adicionar CTAs – ou call-to-action – e posts à mensagem. Também é essencial possuir um layout interessante e atrativo, pois isso ajuda a melhorar o desenvolvimento de seu anúncio ou campanha.

Conteúdo para e-mail marketing
Atualize constantemente os seus conteúdos para e-mail marketing

Postagens atualizadas

Este tipo de e-mail marketing é indicado para as empresas que estão começando.

Ele notifica os clientes que estão inscritos na lista de e-mail sobre as atualizações que ocorrem no blog da empresa. Isso incentiva os clientes a desejarem receber e-mails. Como estimular?

Uma das formas é chamando o destinatário para interagir. Basta adicionar ao conteúdo um CTA, como “não perca nenhuma postagem de nosso blog!”, e essa é uma boa chance de aumentar leads.

Transacionais ou de serviço

Este modelo é utilizado para guiar o público no processo da compra, download ou cadastro e conformar as ações.

Além de manter o cliente seguro, ao receber um e-mail de confirmação da compra, se o pagamento foi aprovado e a previsão da data de entrega.

Fluxo de nutrição

Serve para aumentar e melhorar o relacionamento com os leads enquanto ocorre o funil de vendas.

Quando o cliente informa o e-mail em um download sobre um assunto, você pode adicionar um fluxo de envio automático para que ele saiba mais sobre o tema e confirme a compra.

Assim é construído um relacionamento de confiança com o lead, pois ele recebe os conteúdos que mais deseja.

Promocionais

Este tipo de e-mail deve ter um título atrativo e uma descrição curta e breve a ponto de fazer o cliente clicar no CTA e procurar saber mais sobre o produto no site.

Os erros que atrapalham no conteúdo de e-mail marketing
Os erros que atrapalham no conteúdo de e-mail marketing

Os erros que atrapalham no conteúdo de e-mail marketing

Existem alguns erros que são normalmente cometidos quando se trata de conteúdo para um e-mail marketing. Isso pode atrapalhar muito os negócios de sua empresa e prejudicar bastante as taxas de engajamento de seus e-mails.

Abaixo estão alguns dos maiores erros que são cometidos:

Somente imagens no conteúdo do e-mail

Esse erro é o mais cometido e que pode prejudicar muito o trabalho, pois alguns serviços de e-mail bloqueiam imagens, fazendo o cliente passar por mais uma etapa para visualizar a mensagem sem saber qual é o assunto dela. O cliente acaba perdendo tempo com um assunto que pode não interessá-lo.

Algumas pessoas podem até mesmo marcar como spam ou cancelarem a assinatura para não receber mais esse tipo de mensagem.

Utilização do “não responda” no endereço do e-mail

Esse é o maior erro que você deve evitar o máximo, pois  corta o relacionamento e a interação com o público.

Pode até ser frustrante para os clientes que precisam e querem entrar em contato com a empresa. Lembre-se sempre que a interação também ajuda a revelar se o e-mail foi entregue na caixa de entrada do cliente.

Os objetivos da campanha de e-mail marketing
Não determinar um objetivo

Não determinar um objetivo

Lembre-se de manter o seu conteúdo simples, mas tendo como objetivo principal  atrair o cliente e fazê-lo comprar algo. Nunca deixe o seu conteúdo pesado, com leitura cansativa, pois pode fazer o consumidor parar de ler e fechar a mensagem.

Confira se possui um objetivo claro no momento de enviar o e-mail e elabore o conteúdo em volta disso.

Envios de spam em e-mail marketing

O envio de spam é ineficaz e também é uma prática negativa, segundo o mercado. Ou seja, é algo que atrapalha o seu negócio.

Quando o cliente marca o seu e-mail como spam dificulta o envio da mensagem até mesmo para as pessoas que desejam recebê-la, o que traz diversos problemas e danos para a sua marca. Por isso o ideal é possibilitar que o cliente cancele a assinatura a qualquer momento.

O e-mail marketing é um dos canais principais para adquirir novo público e leads, mantendo-os interessados no conteúdo do seu site.

Lembre-se de sempre ter paciência, pois é com isso que é construída uma excelente campanha. Gostou? Então, não esqueça de deixar um comentário.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers