Domínio: Como configurar?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como configurar o meu domínio ou subdomínio e utilizá-lo no leadlovers?

A pergunta acima é uma das mais feitas pelos os nossos usuários, ao perceber as dúvidas referentes as configurações DNS de páginas, em como realizar o apontamento de domínios ou subdomínios para o leadlovers, a nossa equipe decidiu fazer um tutorial informativo. Nele você encontrará uma breve explicação de como realizar as configurações de apontamento, como também o direcionamento para os tutoriais referentes as configurações de domínio ou subdomínio em serviços de hospedagem específicos.

Como realizar um apontamento

Se você não se sentir seguro em realizar as configurações, contate nosso time do suporte via ticket ou chat online que lhe ajudamos no que for necessário para realizar as configurações! 😀
Na caixa abaixo você encontra links direcionando para tutoriais específicos de apontamento de domínio nos principais serviços de hospedagem utilizados por nossos clientes.

O que é um apontamento?

Como fazer o apontamento de Domínio ou Subdomínio nos seguintes serviços de hospedagem

CLOUDFLARE
CPANEL
GODADDY
HOSTGATOR
LOCAWEB
REGISTRO.BR
UOLHOST

Já possuo um site no meu domínio, posso apontá-lo para o leadlovers?

ATENÇÃO!: Se seu domínio já está apontando para um site, blog, wordpress ou qualquer outro lugar não faça atualização do apontamento atual para o leadlovers. Isso fará com que seu site fique fora do ar! Neste caso será preciso criar um subdomínio para utilizar em uma máquina ou produto do leadlovers. Um subdomínio não interfere nas configurações ou apontamento de seu domínio principal.
No passo 03, mostro o que precisa ser feito para criar um subdomínio

01. Acesso o painel de edição DNS avançado

A primeira coisa a ser feita é acessar o painel DNS de seu domínio (também conhecido como Zona DNS Avançada), é nele aonde se encontram os registros de seu domínio referentes ao apontamento.
Talvez seja necessário consultar o suporte de seu serviço de hospedagem para saber onde se localiza o painel DNS (ou Zona DNS Avançada) de seu domínio.

02. Apontando um DOMÍNIO para o leadlovers

Se você já tem algo apontando para seu domínio principal e não deseja perdê-lo, siga para o passo 03, lá ensino como criar um subdomínio.
Exemplo feito em painel do Registro.br
Exemplo feito em painel do Registro.br

O print é um exemplo desta configuração. Cada painel terá um layout ou jeito um pouco diferente para fazer esta configuração, tudo bem? Mas os dados são exatamente os mesmos.

Se for um domínio novo

Crie uma entrada do Tipo (ou Type) A.
Dependendo de onde seu domínio está hospedado o campo Nome (ou Name) você deixa em branco (igual no print acima), mas em alguns paineis é preciso adicionar um @.
E no campo Dados (ou Data), é aonde você precisa informar o IP do leadlovers 213.136.68.210

Se utilizava o domínio mas quer trocar o apontamento para o leadlovers

A primeira coisa a ser feita é verificar no painel DNS avançado se existem entradas do tipo CNAME onde no campo Dados (ou Data) estão apontando diretamente para seu domínio, por exemplo no print acima no lugar do IP 213.136.68.210 estaria o domínio saberempreender.com.br
Caso você encontre alguma entrada que se enquadre nessas características, será preciso recriá-la, alterando o tipo CNAME para o tipo A, e no campo Dados que estava o domínio será preciso inserir o IP que o domínio está apontando atualmente antes de alterar para o IP do leadlovers.

Obs: Para que você consiga criar uma entrada do tipo A para substituir a CNAME é preciso excluir primeiro a entrada CNAME, por isso tire um print ou salve os dados da entrada em algum lugar antes de excluí-la!

Depois de ter feito a substituição das entradas CNAME, é só alterar o IP da entrada tipo A referente ao apontamento de seu domínio para o IP do leadlovers 213.136.68.210 ou excluir a entrada atual e criar uma nova já com o nosso IP.

03. Criando um SUBDOMÍNIO e apontando para o leadlovers

BREVE DEFINIÇÃO: Um subdomínio funciona como uma ramificação do seu endereço principal (dominio.com.br), ele serve para que você possa fazer redirecionamentos para diferentes lugares, dando a possibilidade de criar novas URLs diferentes em um mesmo domínio. Pode ser necessário consultar sua hospedagem para conferir se existe uma limitação na quantidade de subdomínios que podem ser criados.
EXEMPLO DE SUBDOMÍNIO: suporte.leadlovers.com.br

Exemplo feito em painel do Registro.br
Exemplo feito em painel do Registro.br

Para criar um subdomínio é bem simples, basta criar uma nova entrada com o Tipo A (ou Type)
Nessa entrada no campo Nome (ou Name) é aonde precisa informar qual é o subdomínio desejado, no caso do print o subdomínio é novidades. Então sempre que alguem for acessar o subdomío ela vai ter que abrir a URL novidades.saberempreender.com.br e na máquina ou produto do leadlovers é dessa forma que você deve adiconar também, não somente o domínio principal!
E no campo Dados (ou Data), é aonde você precisa informar o IP do leadlovers 213.136.68.210

04. Inserindo o www.

Exemplo feito em painel do Registro.br
Exemplo feito em painel do Registro.br

O www. nada mais é do que um subdomínio. Caso você queira que seu domínio ou subdomínio também funcionem com o www. faça o seguinte:

Crie uma nova entrada com o Tipo A (ou Type)
No campo Nome (ou Name) é aonde precisa informar o www. Se você estiver tentando criar para um subdomínio, então adicione www.subdomínio
E no campo Dados (ou Data), informe o IP do leadlovers 213.136.68.210

05. Como Cadastrar o Domínio ou Subdomínio em uma Máquina ou Produto

Agora que você já fez o apontamento pro leadlovers é hora de cadastrar o domínio ou subdomínio em uma máquina ou produto no leadlovers, pra isso temos dois tutoriais específicos.
Como adicionar em uma máquina
Como adicionar em um produto

ATENÇÃO!: Se você realizou agora as configurações de apontamento é preciso aguardar a propagação de seu domínio/subdomínio para o IP do leadlovers. Propagação é o tempo que o seu serviço de hospedagem leva para atualizar as informações do apontamento no servidor deles, geralmente o prazo de propagação vai até 72hrs, esse tempo varia de acordo com o serviço de hospedagem que você utiliza.
Enquanto seu domínio não propagar 100% podem dar erros ao tentar acessá-lo ou carregamento de páginas!

Como saber se o apontamento já propagou?

Teste de ping
Teste de ping

É muito simples verificar, basta fazer um teste de ping. Para realizar o teste é preciso acessar o Prompt de Comando (Windows) ou Terminal (Mac). Caso não saiba como abrir abaixo tem dois links ensinando como se faz:
Como abrir no Windows
Como abrir no Mac

Assim que abrir faça o seguinte:
Digite ping seudominio.com e tecle enter.
Se aparecer o IP do leadlovers 213.136.68.210 está tudo ok, quer dizer que ele já propagou.

Você já conhece o leadlovers na prática? É o nosso canal do Youtube no qual postamos vídeos tutoriais, ta esperando o que pra se inscrever?
Qualquer dúvida ou problema, contate nosso time do suporte via ticket ou chat online

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers