Dia do Trabalhador: como aproveitar os novos modelos de negócio?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Essa é pra você CLT, que quer mudar de vida, carreira ou profissão.

Neste 1º de maio, quero te passar uma perspectiva diferente sobre o dia do trabalhador e te mostrar que há outras formas de trabalho. Empreender com certeza é uma delas.

Ser um empreendedor não é tarefa fácil, mas a cultura está mudando, as jornadas de trabalho estão mudando e nada mais justo do que comentar sobre o profissional do futuro, novos modelos de negócio e inspirar você um pouco a gerar renda a partir do seu próprio empreendimento.

Saiba que hoje é possível e que há espaço para todo mundo no mercado.

O profissional do futuro

Dia do Trabalhador: Profissional do futuro
Dia do Trabalhador: Profissional do futuro

Esses dias, eu estava vendo um TED em relação ao profissional do futuro. E o vídeo me deu certo frio na espinha.

A palestrante falava sobre as coisas que seriam esperadas dos profissionais presentes nesse futuro tecnológico e sobre como a mão de obra humana, mudaria a partir da ascensão das máquinas.

E o que mais mexeu comigo, foi o que percebi a partir da fala dela.

‘Que o profissional do futuro, nós estamos construindo hoje.’

Mudanças expressivas na forma de nos comunicarmos e de trabalharmos foram construídas ao longo desses últimos 29 anos, desde a criação do sistema World Wide Web.

A forma de vender, a forma de trabalhar e de se comunicar evoluíram. Empresas como a leadlovers não teriam sequer sido pensadas em nascer se não fossem os avanços tecnológicos.

E pensando nisso, parei para analisar como essa nova jornada, modelo e profissional de trabalho mudaram ao longo dos anos.

O que é esperado desse profissional?

Assim como a informação e a resolução de problemas, essa pessoa precisa ser dinâmica, tem que aprender rápido e ser resiliente. Movido a novidades, não gosta de ficar para trás e faz suas atividades com excelência na maioria das vezes.

Parece muito lindo e fantástico.

Para nós, Millenials, é realmente mais fácil se identificar com esse modelo de profissional. Mas para alguns, talvez até você, que está lendo esse post, que tem bem mais de 30 e poucos anos, se reinventar profissionalmente não parece ser algo tão tangível.

E como chegar lá? Como se atualizar?

Dia do Trabalhador como eu faço isso?
Dia do Trabalhador como eu faço isso?

Busca por informação

Se sua preocupação for com o acesso à informação. Pode deixar ela de lado.

Nós estamos vivendo a ERA da informação. Se você não está recebendo updates pertinentes e de qualidade sobre a sua área, ou eles não estão ‘chegando’ até você, vá atrás e configure suas preferências em seus feeds.

O Linkedin é uma ótima plataforma para receber conteúdos sobre inovação, dados de pesquisa, análise e tendências profissionais.

Tem muito canal de pesquisa e muitas empresas focando na produção de conteúdo. Então não existe mais a desculpa de não ter acesso.

Cursos online e certificações

Existem muitos cursos online que fornecem certificações depois da conclusão das aulas. As certificações são outra forma de tangibilizar seu conhecimento e provar que seu serviço ou conteúdo tem de fato qualidade.

Dessa forma, você coloca valor e credibilidade na promessa que você está fazendo no momento de informar sobre seu serviço.

Outro aspecto é entender que a tecnologia já mudou as jornadas de trabalho e vai mudá-las ainda mais. Elas serão mais dinâmicas e o mercado vai precisar de profissionais que possam trabalhar nesse estilo.

Já existe uma galera que se adaptou muito bem as possibilidades que o digital oferece, inclusive na leadlovers temos vários cases de sucesso de empreendedores que conseguiram mudar seu estilo de vida, devido a possibilidade de trabalhar a partir do ambiente online.

Novas profissões proporcionadas pelo mundo online

Dia do trabalhador: novas profissões
Dia do trabalhador: novas profissões
  • Empreendedores Digitais

São aqueles que desbravam o mundo online para vender seus produtos ou conteúdo. Parece tarefa fácil, mas o empreendedor digital tem que ser ligado em estratégia e conseguir se comunicar bem com seu público, além de conhecer e testar diferentes modelos de negócio de maneira rápida e ágil.

  • Freelancers

Uma das comunidades de prestadores de serviços mais livre, em relação a gestão do tempo e muito auto-gerenciável para a execução dos jobs. O pessoal do freela tem que ter uma noção da quantidade de tempo que vai disponibilizar para cada job muito bem definido.

Dessa forma eles estipulam tempo que irão disponibilizar para cada serviço, e seguem um cronograma que beneficia ambos os lados, o prestador de serviços e o solicitante.

Eles podem trabalhar de qualquer lugar e tendem a ter um perfil de profissional mais conectado.

  • Produtores de conteúdo digital

Influencers, coaching, blogueiros(a) , vlogueiros (o), ou seja, todo mundo que tem algo que consideram relevante para dizer dentro da sua área de conhecimento e mercado. A partir disso, disponibilizam seu conhecimento em forma de conteúdo.

O conteúdo pode estar em formato de vídeo, e-books, blog posts. Em diversos canais e formatos, mas o principal é colocar o conteúdo online e agregar valor à ele a partir das suas experiências ou domínio do assunto.

A Automação como uma agente de mudanças

Não poderia deixar a automação de processos e automação de marketing de fora. Com certeza ela teve papel fundamental na otimização de processos e mudança na demanda de mão de obra em diferentes áreas.

A Automação também é uma das precursoras da mudança. Não é à toa que grandes, médias e pequenas empresas estão investindo cada vez mais em processos automatizados. Eles tornam seu negócio muito mais dinâmico e escalável. O que na verdade se tornou a grande sacada da automação, conseguir escalar e poupar tempo para uma execução de tarefas mais precisa.

Então no dia do trabalhador, não espero nada menos do que uma reinvenção na forma que você enxerga seu trabalho. Há diversas possibilidades para se atuar hoje no mundo digital. Basta pesquisar, planejar e se mexer para fazer acontecer.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers