Como conquistar novos clientes pelas redes sociais?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A pergunta de como conquistar novos clientes é, provavelmente, a mais constante na cabeça de qualquer empreendedor. Inúmeros são os meios e estratégias de marketing utilizados para atingir esse objetivo. Porém, sem dúvidas, hoje as redes sociais estão entre as ferramentas preferidas para isso.

Como conquistar novos clientes pelas redes sociais
Como conquistar novos clientes pelas redes sociais?

As mídias sociais, para as empresas, são um canal de comunicação fundamental quando se quer implementar uma estratégia eficaz.

Neste artigo, você vai entender como conquistar novos clientes utilizando as redes sociais. Confira!

Qual a importância das mídias sociais para conquistar novos clientes?

No meio corporativo, a importância e a influência das mídias sociais crescem a cada dia:

  • os usuários que têm um perfil em, pelo menos, uma rede social estão em constante crescimento. Ou seja, é o lugar certo para procurar seus clientes;
  • o compartilhamento dos conteúdos com a própria rede de contatos aumenta em nível exponencial. Isso significa que seus consumidores podem se tornar seus maiores divulgadores;
  • o tempo que os usuários passam nas redes sociais torna-se, a cada dia, mais frequente.

Ainda, é importante acrescentar a influência cada vez maior da utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com os quais é possível acessar as redes sociais mais facilmente e em praticamente qualquer momento e lugar.

As mídias sociais, portanto, estão sendo responsáveis pelo impacto cada vez mais significativo sobre as decisões de compra e o reconhecimento das marcas.

Por que uma empresa deve estar presente nas redes sociais?
Por que uma empresa deve estar presente nas redes sociais?

Por que uma empresa deve estar presente nas redes sociais?

Pode-se dizer que ter uma página corporativa nas redes sociais é tão importante quanto ter seu site otimizado para ser encontrado no Google, porque:

  • aos olhos dos usuários, as empresas que possuem perfis sociais são avaliadas positivamente;
  • uma organização que possui um número elevado de fãs e cria muito engajamento tem mais possibilidades de atrair e alcançar milhares de clientes potenciais;
  • por meio das mídias sociais, os usuários podem ter contato direto com as corporações, e essas podem mostrar o seu lado humano;
  • pelas redes sociais, é possível sentir-se parte dos próprios usuários e fazê-los parte de um projeto;
  • é possível influenciar as escolhas dos consumidores;
  • esses meios de comunicação oferecem a possibilidade de monitorar os comentários e gerir a reputação da marca;
  • as novas mídias conduzem tráfego ao site da empresa;
  • fornecem maior visibilidade em relação aos concorrentes.

Além disso, com o aperfeiçoamento de seus próprios motores de busca — como o Facebook, com seu Graph Search —, cada vez mais as pessoas utilizam as redes sociais para procurar restaurantes, clubes, hotéis e quais outras empresas no geral.

Por esse motivo, é fundamental não apenas estar presente nas redes, mas, sobretudo, procurar novos fãs e engajá-los o máximo possível.

Estar presente nas redes sociais, porém, não é brincadeira de criança. São necessárias competências específicas que trabalhem para obter a máxima visibilidade e transformar os usuários em clientes.

É necessário, de fato, ter um profundo conhecimento dessas novas mídias, de suas características e das dinâmicas existentes.

Quais são os principais fatores para conquistar novos clientes?
Quais são os principais fatores para conquistar novos clientes?

Quais são os principais fatores para conquistar novos clientes?

Falando em ações concretas, portanto, vamos aprender como conquistar novos consumidores pelas redes sociais. Eis algumas dicas úteis que ajudarão você a desfrutar ao máximo o extraordinário potencial das mídias sociais.

1. Engaje os seus usuários

A palavra de ordem é engajamento. E isso significa oferecer conteúdos de valor, informativos, relevantes e úteis.

O importante é criar uma mistura de qualidade e quantidade — não apenas um ou outro. E para isso, você tem de entender como criar, de modo regular, grande quantidade de conteúdo de qualidade e que atenda às necessidades de seus fãs.

Para fazer isso, você deve desenvolver um plano de publicação por meio do qual você pode planejar as informações e ter uma visão completa do que e quando vai publicar, por meio de testes contínuos para otimizar a comunicação.

Descobrir como conquistar novos clientes com as mídias sociais não é tão simples porque cada empresa possui diferentes características, e a estratégia a ser aplicada também contará com o resultado dos erros. Porém, só assim você conseguirá entender o que funciona de verdade e o que interessa e engaja os seus usuários.

Algumas boas práticas para aumentar o engajamento:

  • recomende algo para seus usuários;
  • dê-lhes nova visão ou nova utilização de seus produtos;
  • mostre por que eles devem escolher os seus serviços em vez de outros;
  • tente explicar como resolver um problema comum;
  • tente descobrir o que seus clientes realmente querem;
  • em suma, encontre uma maneira de ajudar o seu público.

Coloque-se no lugar deles: por que eles deveriam perder precioso tempo lendo suas postagens ou assistindo aos seus vídeos?

Faça uso das ferramentas de anúncio
Faça uso das ferramentas de anúncio

2. Faça uso das ferramentas de anúncio

Outra ação útil que lhe permitirá atrair novos consumidores é investir em campanhas de publicidade direcionada e eficaz com o Facebook Ads — e também com as ferramentas de anúncios de outras redes sociais, como o Twitter Ads, o Pinterest Ads, o Instagram Ads, entre outros.

Esses poderosos recursos permitem-lhe chegar a um grande número de potenciais clientes por meio da criação de públicos personalizados com base nas características das suas personas.

Quanto mais próxima da realidade for sua persona (seu modelo de cliente ideal), maiores as chances de alcançar resultados concretos.

As ferramentas de anúncio, como o Facebook Ads, são armas poderosas que se integram muito bem com outras estratégias, por exemplo, as campanhas do Google AdWords — das quais se diferenciam profundamente pelo tipo de público e seus objetivos.

Com o Facebook Ads, ou outra ferramenta de anúncio em redes sociais, você pode encontrar consumidores que sequer sabiam da existência da sua marca, seus produtos ou serviços, aumentando assim a sua visibilidade.

3. Consiga depoimentos

Outro elemento que pode ser de grande utilidade é o depoimento de clientes antigos, o qual é decisivo na influência das escolhas de compra do seu público. Os depoimentos expressam as opiniões e percepções que seus consumidores têm do seu negócio e de você, aumentando a sua autoridade no ramo.

Nas redes sociais, esses depoimentos podem vir em forma de comentários, com as opiniões dos seus usuários.

É possível ainda inserir as mensagens dos depoimentos nas páginas do seu site, por meio de widget, código embed ou simplesmente tirando um print da tela e inserindo como imagem.

Conquiste com o atendimento ao consumidor
Conquiste com o atendimento ao consumidor

4. Conquiste com o atendimento ao consumidor

Você também pode utilizar as mídias sociais para fazer atendimento ao consumidor, responder às perguntas e atender às necessidades dos seus usuários, oferecendo-lhes soluções.

No médio e longo prazos, você verá que essa ação trará benefícios ao seu negócio e que conquistar novos clientes com as redes sociais, embora exija muito trabalho, leva a resultados concretos.

Os usuários, mais do que nunca, exigem respostas praticamente imediatas; e se você pode satisfazer a essa necessidade, isso certamente influenciará nas suas vendas futuras. Isso porque um cliente satisfeito e feliz, além de voltar a fazer negócios com você, vai divulgar o seu produto ou serviço de forma positiva, trazendo novos consumidores para você.

Por meio das ações de atendimento ao público pelas redes sociais, você ainda se comunica proximamente com seus clientes e seguidores. O importante é ser sempre rápido e cortês no atendimento e solução das necessidades de seus usuários, jamais mostrando-se arrogante ou prepotente.

5. Organize ofertas exclusivas para seus seguidores

Para engajar e converter seus fãs em clientes, crie ofertas específicas para os seus seguidores. Escolha um intervalo de tempo durante o qual seus fãs possam usufruir de determinados descontos.

Isso fará com que eles se sintam especiais e exclusivos, e você terá a oportunidade de realizar outras vendas para eles. Isso também os engajará a falar positivamente do seu negócio pelas redes sociais.

Agora que você aprendeu como conquistar novos clientes utilizando as mídias sociais, chegou o momento de colocar essas ações em prática. E lembre-se: faça testes, mensure seus resultados e repita sempre as melhores práticas.

Quer começar imediatamente a testar essas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e acompanhe o engajamento do seu público!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers