Conheça 7 mitos sobre Inbound Marketing que devem ser esquecidos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Alguns mitos do inbound marketing impedem que muitos empreendedores invistam de forma efetiva nessa estratégia. A falta de boas referências para o assunto leva muita gente a acreditar em informações equivocadas ou incompletas.

Conheça 7 mitos sobre Inbound Marketing que devem ser esquecidos
Conheça 7 mitos sobre Inbound Marketing que devem ser esquecidos

No entanto, se implementado corretamente, o inbound marketing pode ser um dos grandes aliados no crescimento de sua empresa. Além de contribuir para o aumento das vendas, essa estratégia faz com que seu negócio tenha presença online, melhore o relacionamento com os clientes e os transforme em divulgadores de seus produtos ou serviços.

Neste post, vamos apresentar 7 mitos e outras dicas relevantes para que você invista e tenha sucesso com ações de inbound marketing. Confira!

1. O e-mail não funciona mais para sua estratégia

Nós sabemos como o e-mail é uma ferramenta de comunicação antiga, mas isso não tira a sua importância para o inbound marketing. O e-mail marketing hoje é amplamente usado para incentivar vendas e reter clientes.

Ele é essencial para que você conquiste o seu lead (contato) e o conduza às outras etapas do funil de vendas. Mas para que sua estratégia de e-mail marketing dê certo, é muito importante manter a segmentação e a personalização de suas listas de contatos.

Entenda qual é o perfil de seus clientes, monte grupos de contatos de acordo com interesses e características em comum e envie e-mails com informações relevantes para cada um deles, no momento certo.

Nunca compre listas de e-mails, mas conquiste seus clientes por meio de redes sociais, materiais valiosos e landing pages (páginas de conversão). Vale até mesmo retomar contatos de clientes antigos, desde que os categorize.

2. Inbound marketing é ter um blog

O blog é sim uma das ações mais importantes do inbound marketing, mas não a única!

Fazer inbound marketing não significa apenas ter um canal de comunicação como esse, mas sim desenvolver uma série de estratégias que vão torná-lo relevante para sua persona. Sua persona é uma representação semifictícia de seu público-alvo

Antes de sair publicando conteúdos aleatórios no blog de sua empresa, é essencial fazer uma pesquisa com clientes atuais e de mercado, compreendendo quais são suas necessidades e interesses.

Baseado nisso, você deve planejar os conteúdos a serem produzidos, formatos, tipo de linguagem e otimização dos mecanismos de busca (SEO, do inglês, Search Engine Optimization). Estude quais são as estratégias de divulgação ideais, seja por meio de e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados e etc.

Tudo isso é fazer inbound marketing, a partir de uma estratégia segmentada e alinhada com os objetivos de sua empresa e de acordo com o investimento disponível.

Inbound marketing é fazer propaganda sobre o meu negócio
Inbound marketing é fazer propaganda sobre o meu negócio

3. Inbound marketing é fazer propaganda sobre o meu negócio

No inbound marketing você não vai atrás de pessoas aleatórias que possam se tornar clientes fazendo propaganda sobre sua empresa, como no marketing tradicional. Pelo contrário, você atrai o seu público-alvo de forma inteligente e saudável.

Os consumidores querem informações e conteúdos que possam ser úteis para eles no dia a dia. Um dos princípios dessa estratégia é a produção de materiais que atendam aos interesses e necessidades de seus clientes.

É uma propaganda indireta, na qual potenciais clientes poderão se interessar por esses conteúdos e conhecer a sua empresa, tendo grandes chances de efetuar uma compra.

Eles devem vir até você, e não você até eles. Mas isso tudo só acontecerá se você entender quais são as dores, os problemas e as necessidades de seus leads e como sua empresa poderá ajudá-los.

4. Não é preciso investir na personalização

Esse é um dos quesitos de sucesso de estratégias de inbound marketing: a personalização. Um grande mito é dizer que não é preciso investir nisso, já que ela contribui para atração e para a retenção de clientes de forma indispensável.

É muito mais fácil a sua empresa se tornar confiável e relevante quando ela mostra que se importa com o cliente. Dessa forma, envia e-mails com o nome do lead e entrega conteúdos específicos para cada pessoa.

A partir disso, você tem uma abertura bem maior para aprofundar esse relacionamento e fechar uma venda, mostrando que conhece com quem está falando e que pode resolver seus problemas.

5. Ferramentas de automação não são necessárias

Engana-se quem acha que as ferramentas de automação de marketing não são necessárias, ou são exclusivas para o uso do e-mail. Elas são extremamente importantes para que você tenha sucesso em suas ações digitais.

Diante de tantas tarefas e prazos, essas ferramentas vão contribuir para a execução, personalização e análise de suas estratégias, otimizando tempo e investimento. Assim, seja para postagem nas redes sociais, criação de landing pages ou envio de e-mail marketing, por exemplo, elas são essenciais.

Além disso, com todo o processo automatizado, essas ferramentas disponibilizam uma série de dados para análise e performance de suas ações.

Posso executar o inbound marketing sozinho
Posso executar o inbound marketing sozinho

6. Posso executar o inbound marketing sozinho

Com tantas ferramentas disponíveis no mercado que complementam o inbound marketing, muitos empreendedores acreditam que podem executar estratégias isoladas ou até mesmo por meio de um único profissional.

Entretanto, o inbound marketing exige muito tempo e dedicação. Somente uma pessoa para coordenar todas as tarefas que envolvem a divulgação de sua empresa, como gerenciamento de redes sociais e leads, e-mail marketing e análise de resultados é insuficiente.

É necessária uma equipe capacitada para que suas ações sejam satisfatórias, e isso dependerá do porte de sua empresa e de seus objetivos.

Você pode contratar profissionais, freelancers ou até mesmo uma agência especializada. Mas, nunca tente executar o inbound marketing sozinho e sem a contribuição de um profissional do ramo, pois você perderá tempo e dinheiro.

7. Inbound marketing é SEO

Não confunda: inbound marketing não é SEO!. O que chamamos de otimização dos mecanismos de busca é uma das ações que estão dentro do inbound marketing que está relacionada à produção de conteúdo a partir de palavras-chave. Estas, por sua vez, são os termos relacionados à sua campanha de marketing e à sua empresa que podem ser pesquisados por seus clientes na internet.

A partir de materiais publicados com essas palavras-chave, você pode conquistar as primeiras posições nos resultados de busca orgânica (não paga), se tornando relevante e confiável no cenário digital.

Lembre-se de que é muito importante se informar sobre estratégias e ações digitais que podem fazer o seu negócio crescer por meio de fontes confiáveis e que são consideradas referências no assunto.

Por meio de um planejamento de marketing segmentado e bem planejado, você poderá otimizar seu investimento, conquistar mais vendas e se destacar da concorrência.

Compartilhe esse post nas redes sociais para que outros empreendedores saibam quais são os mitos do inbound marketing e como essa estratégia, quando bem implementada, pode beneficiar suas empresas.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers