Comportamento do usuário: como estimular ações desejadas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um estudo bem feito sobre o comportamento do usuário pode ajudar, e muito, no aumento das conversões de suas campanhas e no engajamento dos seus leitores.

Normalmente, em marketing digital, uma campanha de sucesso começa pela estratégia, mas ela deveria começar pela profunda compreensão dos objetivos de seu negócio e da sua audiência.

Não há como ter uma estratégia sólida sem um claro entendimento de quem é o seu público e aqui entram alguns princípios básicos de psicologia que ajudam a entender tudo isso.

Se você quer estimular as ações desejadas através do comportamento do usuário, para alavancar suas campanhas, segue com a gente que vamos explicar melhor neste artigo.

Como influenciar a experiência do usuário

A psicologia e a persuasão

Todo profissional de que trabalha com marketing de conteúdo deveria conhecer um pouco dos princípios da psicologia, porque ela é o estudo de como se formam os pensamentos que determinam o comportamento das pessoas, ou seja, tudo o que fazemos.

Esse conhecimento é útil para a construção de conteúdos e sites que estejam mais alinhados à forma como os usuários tomam suas decisões.

Afinal, ele ajuda a entender o porquê do comportamento do usuário e quais elementos podem levá-los a assumir o comportamento que queremos dele.

Dessa maneira, podemos criar formas de persuadir o usuário a tomar alguma direção que queremos em nossa campanha, estimulando seu comportamento.

Formas de fazer

Por exemplo, quando falamos em conteúdos digitais como websites e plataformas de conteúdo, um layout bem feito pode induzir o comportamento do usuário a se envolver com seu produto ou conteúdo de uma forma mais efetiva.

A persuasão pode ser potencializada através da estética e da experiência do usuário.

Claro que sempre há o outro lado da moeda, ou seja, se a experiência digital for ruim, as pessoas podem fazer o oposto do que você deseja.

Um site com um design muito carregado de pop-ups ou um carregamento muito lento das páginas, pode levar o usuário a abandonar a página antes de entender sua mensagem.

E isso é muito ruim para os negócios, concorda?!

O Modelo de Probabilidade de Elaboração

Um dos métodos que você pode usar para influenciar as atitudes da sua audiência é conhecido como o Modelo de Probabilidade de Elaboração.

Ele foca no nível de elaboração que uma pessoa tem ao entrar em contato com informações e pensar sobre o que vai fazer, e é o que determina o caminho que o usuário vai usar para digerir a mensagem, que pode ser de dois tipos, central ou periférica.

A rota central é onde o seu público se importa mais com suas mensagens, prestando mais atenção e avaliando mais detalhadamente a qualidade dela.

Qualquer postura construída por essa rota, positiva ou negativa, tende a resistir melhor aos contra-argumentos e mudanças.

Já a rota periférica é bem mais superficial, onde seu leitor dá menos importância às mensagens, sendo mais influenciados por questões como o apelo visual, a credibilidade da fonte do conteúdo, entre outras.

Construir seus conteúdos nessa rota leva a uma tendência de ser menos durável e com maiores chances de mudanças através de contra-argumentos.

Você pode estimular o consumidor a tomar a rota central de processamento através de duas maneiras: a motivação e a habilidade.

A motivação é influenciada pela relevância. Um conteúdo que afeta diretamente o usuário fará com que ele tenha a tendência de processar a mensagem através da rota central.

A habilidade parte do princípio de que sua mensagem deve estar alinhada com a capacidade de pensamento de seu público, porque se quem acessa seu conteúdo não consegue processar sua mensagem, nem a avaliar, tomará a rota periférica.

Resumindo, você precisa criar conteúdos relevantes e de fácil entendimento para que seu público tome a rota central de processamento.

Gatilhos ou Atalhos Mentais

Estamos em uma época onde há muita informação para ser assimilada e nem sempre há tempo para avaliar tudo e tomar as decisões.

Isto pode fazer as pessoas a não quererem investir tempo suficiente para avaliar sua página ou vídeo de vendas.

Para minimizar esse problema, acelerar o processo de decisão no cérebro, existem alguns atalhos, também chamados de gatilhos mentais.

Um deles é a reciprocidade, porque as pessoas se sentem em dívida ao receber algo gratuitamente.

A ideia é ir além das expectativas dos consumidores, seja com um desconto inesperado ou um presente gratuito, oferecendo algo sem pedir nada em troca.

gatilhos-mentais-escassez
Gatilhos mentais: como aproveitar

A prova social também ajuda os usuários a tomarem a rota central, que falamos antes, pois há um consenso em valorizar a opinião das outras pessoas sobre determinado produto ou serviço.

Dessa forma, incluir um case de sucesso, testemunhos e engajamento social aumentam o seu poder de persuasão.

Outro atalho que pode ser usado é o da escassez ou o medo de perder uma oportunidade.

É um princípio muito poderoso da psicologia e vem sendo usado há muito tempo por profissionais de marketing.

Ofertas por tempo limitado, por exemplo, podem gerar um senso de urgência em seus leitores, levando-os a concluir a compra.

No entanto, é importante saber como e quando aplicar esses princípios para que seu conteúdo atinja de forma objetiva seus clientes.

Gatilhos mentais usados de maneira errada ou em exagero podem causar rejeição, afugentando as pessoas, em vez de influenciarem no desejo de compra pelo seu produto ou serviço.

Conclusão

A psicologia ajuda os criadores de conteúdos para marketing, mas é preciso estar atento a cada um dos princípios descritos para que consiga aprender para que servem e como aplicá-los em seus conteúdos.

Uma estratégia de marketing sem o profundo conhecimento do comportamento de seu público não ajuda no aumento das conversões nem dos engajamentos.

Ao incorporar bem essas bases da psicologia, você perceberá um aumento considerável em suas conversões, porque estimular o comportamento do usuário é primordial para se ter sucesso com suas mensagens.

Criar meios para persuadir de forma positiva os seus usuários, levando em conta a forma como pensam e tomam decisões, é a melhor estratégia.

Se você gostou de saber sobre o comportamento do usuário e como estimular as suas ações, compartilhe com seus contatos.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers