Como saber mais dos seus clientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você está fazendo um bom trabalho colocando em prática o seu plano de negócio. O seu próximo passo é saber mais sobre seus clientes. Ou, se você está apenas começando, os seus potencias clientes. Nesse tutorial, você vai aprender como fazer isso. Primeiro, vamos dar uma olhada porque conhecer seus clientes é vital.

Sem Clientes, Você Não Tem um Negócio

Empresas são baseadas em vendas. As vendas vêm dos clientes.

Sem clientes, você não tem um negócio.

Por isso é tão importante você saber mais dos seus clientes. Você precisa saber do que ele gosta e do que ele não gosta. Você precisa saber o que eles querem e levá-los para o seu negócio.

shutterstock_441358717
Saber mais sobre os seus clientes faz você conseguir vender mais: Basicamente você vai estar entregando e solucionando o que ele precisa.

Quanto mais você conhecer os seus clientes, melhor você encontrará soluções para os problemas deles, e com isso mais vendas você irá fazer.

Em outras palavras, o seu negócio é voltado para a satisfação do cliente.

Conhecer seus clientes é, particularmente, uma grande ajuda quando você vai escrever um e-mail ou criar materiais de marketing. Quando você conhece os seus clientes, você pode escrever para eles conteúdos na linguagem que eles estão costumados a usar.

#1 Criar o Avatar do seu Cliente

Uma boa maneira de iniciar o processo de pensar a respeito de seus clientes é criar um avatar do seu cliente ideal. Esse avatar é um indivíduo que representa as características típicas do seu cliente ideal.

Passo 1: Saiba o porquê Funciona usar um Avatar

Escrever um avatar do cliente ajuda você a entender melhor o seu cliente. Você começa a ver o mundo pelo seu ponto de vista e com isso você vai encontrar maneiras simples para vender à eles.

Criando uma imagem de como é que se parece o seu cliente ideal, você vai estar melhor guarnecido para criar materiais de marketing que fale com eles e crie conexão, e um plano de negócios que atenda às suas necessidades.

shutterstock_256590379
Para pensar no Avatar ideal dos seus clientes, é preciso saber do que ele gosta e do que ele não gosta para você criar maneiras de ajudar e levar mais clientes para o seu negócio!

Numa linguagem mais técnica, ao criar um Avatar, você está investigando os dados demográficos e psicográficos da sua base de clientes. Você está aprendendo fatos a respeito de quem eles são – seu sexo, idade e ect., bem com os seus interesses, valores e estilo de vida.

Passo 2: Faça as Perguntas Certas

Para iniciar o desenvolvimento do seu Avatar você precisa pergunta para si mesmo questões a respeito do seu cliente ideal. Sente-se com papel e caneta e trabalhe nas seguintes questões que seguem:

– Quantos anos eles têm?

– Qual o seu sexo?

– Aonde eles vivem?

– Qual é o trabalho deles?

– Quanto eles ganham?

– Qual é o seu estado civil?

– O que eles fazem no tempo livre?

– Quais conteúdos eles leem?

– Quais os seus canais de TV favoritos?

– Quais são suas esperanças e sonhos?

– Como eles se vestem?

– Quais são suas visões políticas e religiosas?

– Quais são seus maiores medos? O que os deixam acordados às 3AM ?

– O que os fazem feliz?

– O que os deixam frustrados?

– O que eles fazem para relaxar?

– O que ele geralmente conversa com seus amigos?

Passo 3: Seja Criativo

Agora que você pegou o básico você pode começar a cavar um pouco mais fundo. Fazer esse processo ser o mais divertido possível. Quanto mais você curtir o momento, mais insights você vai gerar.

shutterstock_299136464
A estratégia é pesquisar bastante para criar um avatar do seus clientes ideiais: quanto mais criatividade melhor!

Você pode criar o seu Avatar do modo que você quiser. Quanto mais criativo melhor!

Por exemplo, você pode:

– Escrever sua biografia.

– Procurar em revistas e encontrar uma figura de alguém que se pareça com ele.

– Procure um nome em sites de bebê para dar o nome perfeito.

– Crie a lista de música que você acha que ele escuta.

– Escolha um programa de TV que você imagine que ele goste (e que você nunca iria assistir), sente e assista.

– Conduzir uma entrevista imaginária com eles para achar o máximo de coisas possíveis sobre.

Passo 4: Traga Tudo Junto

Uma vez que você terminou, analise tudo o que você aprendeu. Você pode fazer isso em um pedaço de papel ou apenas criar um folder do que você vai criar.

Você vai aprender duas coisas essenciais:

– O seu negócio pode ajudar a resolver as necessidades do seu cliente ideal.

– A visão de fora do mundo do seu cliente e o que você pode fazer para ter a atenção dele.

Passo 5 (Opcional): Crie um Avatar do Seu Típico Cliente

Se você já está por dentro do seu negócio, você pode criar um avatar do seu cliente típico para ir ao lado do avatar que você criou de seu cliente ideal.

Isso ajuda bastante em dois aspectos. Primeiro, ela ajuda você a ver o mundo com os olhos dos seus clientes atuais. Isso ajuda você a entender o que você pode fazer para melhor servi-los. Segundo, ele destaca a diferença entre a sua atual base de clientes e o que você gostaria em um mundo ideal. Quando você fica atento a essa abertura, você pode começar a trabalhar para atravessa-la.

#2 Aprenda Como os Seus Clientes Falam

Você tem agora uma imagem de quem é o seu cliente ideal, seu estilo de vida, sonhos e frustrações.

A seguir, você vai aprender como o seu cliente fala.

Seu negócio deve ajudar os seus clientes resolverem problemas. Eles compram seus produtos para conhecer ou resolver a dificuldade que eles têm. Quando você mostrar como você pode fazer isso na linguagem que seus clientes usam, vender para eles se torna algo fácil.

Seus clientes pensam “Essa empresa me entende totalmente”.

Eles são vendidos antes de fazer qualquer venda.

Então, como você pode aprender a falar como os seus clientes?

Passo 1: Visite os Fóruns que ele costuma participar

Você sabe quem é o seu cliente ideal. Se eles foram para um fórum online, aonde mais eles iriam?

Fóruns são lugares típicos aonde as pessoas vão para solucionar problemas. Indo em fóruns aonde seus clientes vão, você vai aprender como ele fala sobre seus problemas. Escolha as palavras que eles usam. Você pode usar essa linguagem em seus e-mails, blog, posts e em quaisquer outros materiais de marketing.

Passo 2: Veja lá nos comentários o que eles escrevem na Amazon

Quais livros os seus clientes ideais leem? Quais livros eles leem em seu nicho?

Vá até o Amazon e dê uma olhada nos comentários que essas pessoas deixam nesses livros. Preste atenção nos comentários de 5 estrelas e nos de 1 estrela. Como as pessoas acham que esses livros têm ajudado elas? Quais são os livros que podem ajudar ainda mais elas?

Por outro lado, o que as pessoas acham frustrante sobre esses livros?

Tudo isso é muito valioso para o seu copywriting.

Passo 3: Fique de olho no que eles estão falando a respeito no Twitter

Com ferramentas do Twitter, como o TweetDeck ou Hootsuite, você pode facilmente controlar o que as pessoas estão dizendo sobre qualquer palavra ou tópico.

Monitore o que as pessoas estão falando em seu nicho. Observe em especial as perguntas que eles fazem e também nos problemas que eles compartilham.

Passo 4: Pergunte aos seus clientes sobre a opinião deles

Sentir o que os clientes querem é um ótimo começo.

Agora é hora de falar com eles.

Você pode fazer isso de várias maneiras. Se você tem uma pequena empresa baseada em serviços com apenas alguns clientes, você pode perguntar à eles se poderiam responder a algumas perguntas para ajudar com o seu negócio.

Se você é um empreendedor, você pode falar com seus clientes cara a cara ou por telefone.

Se você apenas está começando, você deve estar pronto para procurar por detalhes de contatos dos seus potenciais clientes, então você entra em contato e pergunta se eles poderiam completar uma pequena pesquisa.

shutterstock_441631690
Fazer perguntas, pedir feedback e enviar pesquisas são maneiras de adequar suas estratégias através dessas valiosas opiniões de seus clientes!

Se você quer manter as coisas bem informais, você pode soltar perguntas para seus fãs e seguidores nas mídias sociais.

Não tenha medo de fazer isso. Pessoas adoram dar suas opiniões! O pior que pode acontecer é os clientes falarem que estão muito ocupados, e nisso você descobre uma tonelada de coisas aonde o seu negócio pode melhorar (o que na verdade é uma coisa boa).

O que você decidir perguntar depende no que você gostaria de saber a respeito dos seus clientes. Boas perguntas incluem:

– Como você descobriu [nome do seu negócio ou empresa]?

– Qual o motivo para adquirir de [nome do seu negócio ou empresa]?

– O que fez você escolher [nome do seu negócio ou empresa] em relação aos concorrentes?

– O que você gosta mais a respeito [nome do seu negócio ou empresa]?

– O que poderia [nome do seu negócio ou empresa] para melhorar?

Perguntas abertas como essas irão ajudá-lo a obter respostas interessantes. As perguntas devem ser sobre o seu negócio (perguntas sobre a vida pessoal de seus clientes pode levantar algumas sobrancelhas). As respostas que você receber podem te dar insights para o que os seus clientes querem e precisam.

Passo 5: Atualize o avatar do seu cliente

Você vai aprender muito por investigar como os seus clientes falam. Alimente esta informação de volta para o avatar do seu cliente e vá ajustando conforme o necessário.

#3 Observe como os seus clientes se comportam

Sabendo como os seus clientes falam é excelente, mas as pessoas muitas vezes dizem uma coisa e fazem outra. Você vai ter insights enormes de tudo ao observar como seus clientes se comportam.

Passo 1:  Verifique como os clientes usam seus websites no Google Analytics

Google Analytics mostra a você de onde seus clientes estão vindo para chegar no seu site e como eles navegam em seu site. Além disso, ele pode ser configurado para mostrar qual a porcentagem de seus visitantes tornando-se compradores.

Você vai aprender bastante sobre o que o seu cliente quer através do que ele coloca nas pesquisas para chegar em seu site.

Tudo isso é informação valiosa que ajuda você a entender melhor seus clientes.

Passo 2: Encontre o que os clientes estão procurando

The Google Keyword Tool é uma maneira fácil e gratuita para encontrar o que as pessoas estão procurando dentro do seu nicho.

Você pode procurar por qualquer palavra ou tópico relacionado com o seu nicho, e a ferramenta de palavras chave vai sugerir palavras relacionadas, e mostrar todo mês o volume de buscas por cada palavra. Procure pelas palavras e frases que tenham mais buscas mensais.

Ao saber o que os seus potenciais clientes estão procurando, você pode adequar o seu negócio para satisfazer as suas necessidades.

Passo 3: Atualize o avatar do seu cliente

Agora que você aprendeu a respeito de como os seus clientes se comportam, realimente o avatar do seu cliente com estas informações.

Para você Decidir

Você criou um avatar do seu cliente? O quão útil foi a compreensão da sua audiência? Quais ferramentas você use para te ajudar a entender seus clientes? Não deixe de compartilhar as suas experiências nos comentários abaixo.

Valeu!

Felipe Mandeli

Fonte: business.tutsplus.com

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers