Como o Marketing de Conteúdo vai me ajudar a fidelizar clientes?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aqui no blog, já falamos da importância de investir em marketing de conteúdo e de como ele pode atuar em diferentes etapas na jornada do cliente. Hoje, vamos abordar especificamente um desses estágios: a pós-compra — mais precisamente a fidelização de clientes.

A criação de fãs da sua marca, o aumento nas taxas de recompra e o crescimento do número de compradores vindos por indicação são resultados relevantes de uma estratégia que constrói antes e fortalece as relações com os clientes após comprarem em sua empresa.

No post de hoje, você conhecerá as características que fazem o marketing de conteúdo ser tão importante para a fidelização de clientes. Continue acompanhando!

Marketing de conteúdo com lealdade
Lealdade no início da jornada de compra

Lealdade no início da jornada de compra

O processo de encantamento e retenção dos consumidores começa muito antes de eles pensarem em comprar alguma oferta sua. O marketing de conteúdo é uma metodologia que visa ganhar o interesse e o engajamento do público já no início da sua jornada. É uma relação de confiança que cresce com o tempo até a decisão de compra. Por isso, se um cliente for trabalhado durante todo o funil de vendas pelo marketing de conteúdo, ele chegará, na pós-compra, mais propenso a ser fiel à sua marca.

Um consumidor que é ajudado por uma empresa durante todo o seu processo de compra a tomar uma decisão mais segura, a aprender mais sobre a oferta e a entender como seus problemas podem ser solucionados, tende a ter mais confiança na marca. Ela é vista como uma parceira, uma referência naquele assunto e, provavelmente, será a primeira escolha desse cliente quando ele precisar de um produto no mesmo segmento.

Crie e aproveite suas personas

As personas são representações semifictícias dos clientes ideais para a sua empresa. Resumidamente, são personagens mais detalhados que o conceito de público-alvo e contêm aspectos de uma pessoa comum, como problemas, objetivos, necessidades, interesses e hábitos de compra pessoais e profissionais. Você pode criá-las a partir de pesquisas com seus atuais clientes e leads e após análises com o cruzamento das respostas mais em comum entre os entrevistados.

É interessante aproveitar suas personas para desenvolver conteúdos que vão ao encontro do perfil e das preferências do seu público. Afinal, você só conseguirá passar credibilidade e estabelecer um vínculo de confiança se falar dos problemas que seus clientes passam, das soluções que eles precisam e das ofertas adquiridas.

Ao usar as personas como um direcionamento para o planejamento e produção de conteúdos, será mais simples gerar identificação com a sua base.

Marketing de conteúdo para interação com o cliente
Maior interação com os clientes

Maior interação com os clientes

O maior erro de quem quer ter e manter clientes fiéis é deixar de interagir com eles depois de comprarem. Não é porque a conquista foi difícil que, agora, a relação será mais tranquila e levada no “piloto automático”. Você precisa aproveitar que converteu compradores vindos de uma boa relação com a sua empresa nas fases anteriores para continuar gerando negócios de forma recorrente. O pilar essencial para isso é a continuação do diálogo com esse público.

A propósito, existem 3 meios que cumprem bem esse papel: o blog, o e-mail e as redes sociais.

Blog

O blog é o principal canal de aplicação do marketing de conteúdo. A maioria das publicações é voltada para o topo de funil, mas isso não impede que ela também não seja direcionada aos atuais clientes, já que muitos deles podem ser reinseridos no funil de vendas para condução à compra de uma outra oferta. Logo, você pode criar artigos abordando tanto os problemas dos leads quanto dos clientes — às vezes até em um mesmo post de interesse compartilhado.

É válido também produzir conteúdos voltados especificamente para um grupo de clientes que adquiriu uma oferta X. Uma audiência menor seria atingida, porém impactada de forma mais assertiva e eficiente.

E-mail

Para a fidelização, o e-mail se torna ainda mais útil do que o blog. Isso porque, provavelmente, todos os seus clientes já estariam cadastrados em sua lista, ou seja, você saberia exatamente para quem orientar suas campanhas de retenção de clientes.

O envio de newsletters com dicas sobre o produto comprado, o compartilhamento de conteúdos que eduquem mais os compradores sobre o seu mercado e o disparo de e-mails marketing com ofertas (incluindo promoções) de produtos similares podem funcionar bem.

Redes sociais

As mídias sociais podem não ter uma comunicação individual como no e-mail, mas é possível monitorar os perfis dos seus clientes, principalmente se pedir essa informação nas várias landing pages e formulários que eles podem ter preenchido. É bom ficar de olho nas menções da sua marca, nos comentários em suas publicações e interagir com eles nos posts, além de compartilhar os conteúdos segmentados do blog. Assim, você consegue coletar percepções e manter uma proximidade com o público.

Se fortaleça com o Marketing de Conteúdo
Fortalecimento do vínculo com a base

Fortalecimento do vínculo com a base

O marketing de conteúdo, nesse contexto de fidelização de clientes, trabalha com outros focos: o sucesso do cliente e a sua reeducação. O primeiro ponto tem a ver com ensinar o comprador a ter um melhor aproveitamento do produto ou serviço adquirido. O segundo com fazer o consumidor perceber a importância de comprar outras ou as mesmas ofertas que complementem a experiência da primeira aquisição, isto é, manter compras recorrentes ou renovações de contrato.

Os dois objetivos são atingíveis a partir de uma mesma premissa: o fortalecimento da relação com os seus clientes. É como um casamento em que você precisa, a todo momento, reforçar a confiança e demonstrar que faz de tudo para que a outra parte seja feliz. Para isso, uma das características fundamentais do marketing de conteúdos é o compartilhamento de informações relevantes.

Compartilhamento de conhecimento

A principal contribuição do marketing de conteúdo na pós-compra é levar conteúdos de boa qualidade e que façam os clientes terem uma experiência ainda mais completa com os seus produtos.

Por exemplo: o consumidor de uma Smart TV pode receber, por e-mail ou SMS, uma série de dicas sobre aplicativos, funções, cuidados e outros equipamentos que o ajudem a aproveitar melhor o seu equipamento. Uma pessoa que adquire um software de gestão empresarial pode ter acesso a webinars, e-books e infográficos com pesquisas atualizadas sobre o seu mercado, tutoriais sobre determinadas funcionalidades ou avisos sobre atualizações no sistema.

Compartilhe o conhecimento com o Marketing de Conteúdo
Compartilhamento de conhecimento

Para saber o que os clientes esperam de você no pós-compra, você pode coletar as opiniões deles em questionários enviados por e-mail. Além disso, é fundamental monitorar as reações dos compradores a cada e-mail enviado, texto ou vídeo publicado. Assim, você facilita a otimização das suas campanhas e da produção de conteúdos.

O marketing de conteúdo ajuda a fidelizar clientes pelos mesmos motivos que os levaram a comprar em sua empresa: boa relação, conteúdos relevantes, autoridade no assunto, etc. Isso mostra que o trabalho se inicia lá no começo da jornada, visando justamente ter oportunidades bem encaminhadas no futuro. A fórmula pouco se altera, sendo peculiar a sua nova segmentação (agora você sabe bem com quem se comunica) e os focos da estratégia (sucesso do cliente, compras recorrentes e indicações).

O mais interessante é notar que o marketing de conteúdo, por si só, já é uma estratégia mais econômica que o Outbound Marketing, já que se baseia muito no ganho de tráfego orgânico; além disso, manter uma base de clientes é mais barato do que investir para trazer novos. Assim, temos a junção de uma metodologia a um objetivo. Ambos podem gerar mais resultados do que outras formas e metas tradicionais de marketing.

Então, viu como o marketing de conteúdo contribui com a fidelização de clientes? Aproveite e conheça as melhores maneiras de otimizar seu empreendimento!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers