Como monitorar a conversão dos formulários usando o Google Analytics

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os formulários de contatos são ferramentas essenciais em sites, blogs ou landing pages, e têm o objetivo de captar as informações básicas de possíveis clientes interessados em seu negócio. Eles podem ser desde um check box, em que o usuário dá o aceite para receber e-mails sobre os seus produtos e serviços, ou até um formulário um pouco mais complexo, com a exigência de algumas informações a mais para validar um cadastro.

Como monitorar conversões no Google Analytics
Como monitorar a conversão dos formulários usando o Google Analytics

Contudo, de nada adianta ter o trabalho de criar um formulário bem elaborado e atraente, se você não souber como acompanhar a conversão dele. É primordial conseguir cruzar todos os dados para traçar o caminho que seus leads percorrem até chegar ao seu formulário e poder aprimorar constantemente seu trabalho, levando assim cada vez mais novos contatos para o sua empresa.

Neste post você vai descobrir como monitorar a conversão dos formulários usando o Google Analytics e usar as informações capturadas para atrair cada vez mais leads para seu negócio

Implemente o código do Google Analytics

Para monitorar a conversão dos formulários é preciso, antes de mais nada, que o código do Google Analytics esteja instalado na página em que ele aparece (assim como em todas as outras do seu site ou blog).

Além disso, caso não haja uma página de sucesso ao final do preenchimento do formulário, é necessário ainda incluir um evento do google analytics para o botão enviar, que irá indicar quantas vezes ele foi clicado.

Os eventos podem ser colocados facilmente em um botão e possuem a estrutura: ga(‘send’, ‘event’, ‘categoria do evento’, ‘ação do evento’, ‘rotulo do evento’)
Ex.: onclick=”ga(‘send’, ‘event’, ‘formulario’, ‘enviar-formulario’, ‘botao-enviar-formulario’)”

Funil no Google Analytics
Desenhe o funil do Google Analytics

Desenhe o funil do Google Analytics

O passo seguinte para monitorar o resultado dos seus formulários é criar um funil de conversão. Por meio dele é possível acompanhar a navegação dos usuários pelo seu site, blog ou e-commerce e determinar a taxa de abandono da página em que o seu formulário está.

Com o funil aliado às metas do G.A. você consegue entender todo o caminho que o seu lead percorre até chegar no formulário e que partes desse caminho podem ser otimizadas para aumentar o seu índice de conversão.

O desenho do seu funil pode ser simples ou mais complexo, dependendo dos “passos” que o usuário precisa dar até chegar à página de sucesso.

Ex.:
– Site com uma única página: Pagina form > Página sucesso
– Site com mais de uma página: home > Página produto > Formulário -> Página sucesso

Crie metas

As metas do Google Analytics são objetivos criados para serem mensurados. Quando você cria uma meta, consegue ver o desempenho se seu objetivo em diversas dimensões: origem, cidade, horário do dia, dia da semana, por gênero, faixa etária etc.

Assim, quando se tem um formulário, a sua meta no G.A será o sucesso do preenchimento/envio dele. E, além de saber o total de formulários que foram preenchidos/enviados, você ainda consegue ter um perfil do tráfego qualificado que chegou à página de sucesso. Com isso, dá pra saber onde, quando e para quem o seu formulário funciona melhor e tomar decisões de como configurá-lo/otimizá-lo para cada tipo de público alvo.

Vale ressaltar que quando se tem uma página de sucesso, que aparece após o preenchimento do formulário (uma url específica), só é preciso configurar a meta no google analytics inserindo no menu de meta a url correspondente à essa página de sucesso. Porém, se não houver essa url específica, será preciso configurar a meta como evento, com os dados incluídos de categoria, ação e rótulo.

Acompanhe os resultados no google analytics
Acompanhe os resultados no relatório de metas

Acompanhe os resultados no relatório de metas

Após tudo configurado, é só avaliar como estão os resultados equacionando a quantidade de visitas pela quantidade de formulários preenchidos, que resulta na de taxa de conversão. A partir dela, é possível fazer ajustes para melhorar cada vez mais a performance do formulário, como retirar campos, mudar ordem das informações, dividir em passos, e tudo o que for necessário para otimizar os seus resultados.

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando o blog do Lead Lovers e conheça mais sobre nossa plataforma completa para você extrair o máximo de sua estratégia de Marketing Digital!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers