Como funciona a jornada do cliente no Marketing de Conteúdo?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O processo de compra do cliente é muito mais complexo do que a simples ida dele a um estabelecimento para escolher o produto ou serviço que ele quer levar para casa.

Até que um prospect se transforme em um cliente, ele passa por uma série de etapas que vão desde a descoberta de um problema até o pagamento por um produto ou serviço que ele escolheu.

Este processo é conhecido como a jornada do cliente. Continue acompanhando e saiba como ela funciona!

Crie marketind de conteúdo
A jornada do cliente com a ajuda do marketing de conteúdo

O que é jornada do cliente?

A Buyer’s Journey, também conhecida como jornada do cliente, é um processo muito importante e indicado para planejar qualquer tipo de estratégia de marketing, sendo muito recomendada também para as estratégias de Marketing de Conteúdo.

Esse é o modelo utilizado para determinar em qual estágio de compra o cliente se encontra, para não pressioná-lo no momento errado ou mesmo oferecer a solução ideal para cada momento específico.

A jornada do cliente possui quatro estágios:

Aprendizado ou Descoberta

Neste estágio, o cliente ainda desconhece que possui um problema a ser resolvido e ainda não teve o seu desejo pelo consumo despertado. Por ainda não conhecer o seu problema, busca informações gerais que poderão ajudá-lo em seu dia a dia.

Para impactar os clientes que se encontram neste estágio, o ideal é oferecer conteúdos como posts em blogs, e-books e webinars, tornando o cliente ciente de uma necessidade, despertando o seu interesse.

Marketing de conteúdo ajuda a reconhecer o problema
Reconheça o problema

Reconhecimento de problema

Este é o estágio em que o cliente começa a descobrir que possui um problema a ser solucionado ou mesmo possui um objetivo específico e pretende alcançá-lo dentro de um determinado tempo. Entretanto, ele ainda não sabe o que deve fazer para solucionar esses problemas. Esta é uma fase de bastante aprendizado, onde o cliente busca conteúdos que o ajudem a dimensionar e focar na solução deste problema.

Neste estágio, em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, o ideal é oferecer materiais introdutórios, que abordam dúvidas gerais que podem ajudar o consumidor e despertar o seu interesse. Materiais como posts em blogs, e-books e webinars são muito úteis para atrair a atenção dos usuários, conduzindo cada um deles ao próximo estágio.

Consideração

Este é o estágio onde o cliente já sabe dizer qual é exatamente o problema que tem enfrentado e passa a avaliar as alternativas que possui para solucionar cada um desses problemas. Ele já entende o que pode e o que não pode fazer, mas ainda não decidiu qual opção pretende investir ou mesmo se efetivamente comprará algum produto ou serviço.

Assim como nos estágios anteriores, posts em blogs, webinars e e-books são bastante eficientes. Porém, comentários e depoimentos dos clientes sobre os produtos ou até mesmo materiais educativos sobre a ferramenta podem ser muito úteis para conduzir o cliente para o último estágio.

Decisão

Neste momento, o cliente já definiu o que deverá fazer exatamente para conseguir solucionar o problema que vem enfrentando, já tendo em mente um modelo de método ou abordagem a ser seguido para a solução destes problemas. Ele faz buscas específicas e fundamentadas, visando gerar argumentos para direcionar sua decisão.

Este é um momento chave para direcionar a tomada de decisão do cliente e criar urgências, evitando que ele consulte seus concorrentes. Além de todos os materiais citados acima, nesta etapa é indispensável usar call-to-action (CTA’s) para levar os clientes para uma landing page ou para a página do produto.

Etapas do marketing de conteúdo
Etapas do marketing de conteúdo

Quais são as etapas da jornada do cliente no Marketing de Conteúdo?

Você já conhece quais são os estágios da jornada do cliente e quais os tipos de conteúdo recomendados para cada um deles. Agora é hora de entender quais são as etapas da jornada do cliente em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

1. Defina as personas

A definição de personas é a primeira etapa de uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente, pois ajuda na determinação de quais assuntos merecem ser discutidos para que o cliente solucione os seus problemas.

Uma persona é a representação do cliente ideal, portanto, é preciso listar seus objetivos comuns, problemas enfrentados, além de definir um nome, idade, escolaridade, hábitos de consumo e interesses desse personagem, que ficará disponível para consulta sempre que precisar.

2. Mapeie o conteúdo

O mapeamento de conteúdo consiste na definição de quais são os tipos de conteúdo ideais para cada estágio, bem como as dúvidas mais comuns e temas que poderão ser abordados para ajudar nos problemas do cliente.

O mapeamento de conteúdo deve ser construído em três pilares: conteúdo em si (tipo de conteúdo e seu formato), palavras-chave para a busca de conteúdo e termos relevantes e comportamento do consumidor e pesquisa. É importante destacar que esses três pilares devem ser mantidos em cada estágio.

Marketing de conteúdo para a sua persona
Customize o conteúdo para a sua persona

3. Customize seu conteúdo para sua persona

Depois de definida a persona e compreendido quais tipos de conteúdo se encaixam em cada etapa, é hora de adequar o conteúdo produzido e sua linguagem para o perfil de público da empresa, aumentando a eficiência da estratégia.

4. Planeje suas ações

As publicações de um blog não podem ser feitas sem se pensar na evolução do cliente e em como levá-lo do momento da descoberta para a decisão de compra. Portanto, em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, o ideal é que o conteúdo tenha uma relação direta com o próximo passo.

É preciso revisar também os títulos das publicações do blog, incluindo as palavras-chave específicas e adequando a cada estágio do cliente.

É o momento também para pensar na criação de landing pages para produtos ou serviços específicos e que tenham relação com o assunto de cada texto.

5. Crie ações de longo prazo

Pense também em como criar ações de longo prazo e evite apenas pensar no momento em que você está. Pense estrategicamente em ações sazonais e crie conteúdo para todos os estágios de conhecimento da jornada do cliente.

Quer aprender mais sobre Marketing de Conteúdo, jornada do cliente e outros detalhes essenciais para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo? Assine nossa newsletter e acompanhe em primeira mão dicas incríveis!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers