Como fazer envio de e-mail marketing de forma eficiente?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem diria que uma ferramenta que já leva mais de dez anos de uso continuaria sendo uma das principais geradoras de receita para as empresas? Sim, estamos falando do envio de e-mail marketing!

Apesar das intrigas e das predições de que o e-mail marketing deixaria de ser utilizado com o avanço das redes sociais, podemos dizer que ele continua firme e forte. E como você já deve ter ouvido falar por aí, ele pode gerar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de aproximadamente 4000%.

Como as pessoas conseguem resultados tão surpreendentes com essa estratégia? É o que você vai descobrir neste post. Acompanhe!

Saiba como é o envio de e-mail marketing
Entendendo por que o envio de e-mail marketing ainda funciona

Entendendo por que o envio de e-mail marketing ainda funciona

Antes de partirmos para a prática, acreditamos ser importante levantar quais são os motivos que fazem do e-mail marketing uma estratégia de sucesso. Basta começar pensando na quantidade de pessoas que possui um e-mail. De crianças a adultos, praticamente todo mundo tem uma conta e confere suas mensagens ao menos uma vez por dia.

Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto, isto é, chega direto ao destinatário, sem intermediários, o que dá a chance de você falar abertamente com seu público-alvo. Para completar, ele é versátil, servindo a diversos propósitos, como: envio de newsletters, boletins, convites, informativos, pesquisas, cartões, entre outros tipos de mensagem que só fortalecem o vínculo com sua audiência.

Mas não é só isso: o e-mail marketing também é uma das estratégias de marketing digital mais baratas do mercado, com uma infinidade de possibilidades de ferramentas de automação que você pode escolher para dinamizar e acelerar o contato com seus leads e clientes.

Envio de e-mail marketing
Enviando e-mail marketing de forma eficiente

Enviando e-mail marketing de forma eficiente

A partir daqui, vamos te dar um passo a passo para fazer o envio de e-mail marketing de forma eficiente. São pequenas dicas que fazem toda a diferença no momento de colher os resultados do seu esforço.

1. Segmente sua base de leads

O primeiro passo é segmentar sua base de contatos segundo determinados critérios que determinam o tipo de mensagem a ser enviado a cada grupo. Se você tem uma loja de roupas íntimas, por exemplo, as mulheres receberão determinada mensagem e os homens outra, concorda?

É por isso que a segmentação é o primeiro passo a ser dado no envio de e-mail marketing. Quanto mais assertiva for sua mensagem, menor será seu ciclo de vendas e mais conversões chegarão em menos tempo.

Segmente a sua lista para o envio de e-mail marketing
Segmente a sua base de leads e não compre listas para o envio de e-mail marketing

2. Desista das listas compradas

Tem muita gente vendendo listas de e-mails na internet. E não passam disso, listas de e-mails, que podem ser válidas ou não. O problema desse tipo de estratégia é que as pessoas que estão nessas listas podem não ter interesse no que você tem a oferecer, comprometendo tempo e recursos que você poderia dedicar a uma audiência mais qualificada.

3. Crie uma linha de assunto interessante

A linha de assunto é a primeira coisa que o destinatário lê ao receber um e-mail. Se ela não for interessante o suficiente, nada de aberturas. Sendo assim, procure ser claro e objetivo, demonstrando o benefício que o leitor terá ao abrir sua mensagem.

4. Identifique-se

Outra questão de suma importância é a identificação de quem está enviando o e-mail. Se você é defensor das melhores práticas de inbound marketing, sabe que só pode enviar e-mail marketing para quem deu permissão para tal contato, sendo assim, ao receber um e-mail da sua empresa, com a sua marca, o leitor se sentirá mais confiante em abri-lo.

5. Seja simples

Cada e-mail marketing enviado deve ter um objetivo claro, mesmo que seja uma newsletter, com várias informações. Não sobrecarregar o e-mail com diversos temas é uma forma de manter o leitor focado na conversão, isto é, em fazer aquilo que você espera. É por isso que muitas empresas enviam cada e-mail marketing com uma única mensagem.

Texto e imagem no envio de e-mail marketing
Equilibre texto e imagem no seu e-mail marketing

6. Equilibre texto e imagem

As imagens servem para ilustrar muitos dos temas que estamos propondo à audiência, mas tome cuidado para não carregar demais seu e-mail, pois os filtros antispam podem bloqueá-lo. O melhor é manter um equilíbrio, sempre prezando por imagens otimizadas para o e-mail e links que levem a conteúdos mais completos.

7. Torne-se relevante

Na ânsia de captar clientes, muitos se esquecem de que um e-mail marketing deve, acima de tudo, gerar valor para quem o recebe. Gerar valor é entregar conteúdo de qualidade, que esteja direcionado às necessidades de quem o recebe e tenha alguma novidade que possa interessar e ajudar essa pessoa. Promover produtos e serviços o tempo todo sem critério algum pode até trazer um ou outro cliente, mas mina completamente suas chances de uma estratégia de relacionamento de longo prazo.

8. Mantenha a regularidade

E-mails demais ou e-mails de menos, essa é uma das grandes dúvidas no momento de fazer o envio de e-mail marketing. O ideal é não sobrecarregar sua audiência com muitas mensagens, senão você corre o risco de ir parar na lixeira. Equilíbrio é fundamental ao manter a regularidade do contato, portanto, prefira iniciar com menos e-mails e mais qualidade. Sua audiência agradece.

Envio de e-mail marketing com eficiência
Ouça a sua audiência para realizar o envio do e-mail marketing com eficiência

9. Ouça sua audiência

O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta de captação de insights sobre sua audiência. Acompanhando as métricas de abertura, cliques, envolvimentos, entre outras, você pode aprofundar o conhecimento sobre suas personas e, assim, aprimorar constantemente suas estratégias de marketing digital.

Desta maneira, fique atento ao que diz o comportamento dos seus leads e clientes. Quanto mais fiel você for às necessidades apresentadas, mais chances de aumentar suas conversões.

10. Monitore seu sucesso

Ninguém chega ao sucesso do dia para a noite. O êxito de uma campanha de e-mail marketing vem de um trabalho minucioso e atento sobre como chegar até seu público-alvo e gerar valor para ele.

Neste sentido, é vital que você monitore todos os indicadores de desempenho da sua campanha e tenha uma visão crítica e estratégica sobre como você pode aprimorar sua performance para atingir melhores resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre envio de e-mail marketing, que tal aprender a otimizar seu empreendimento digital? Temos dicas incríveis neste e-book!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers