Como escolher o modelo de e-mail marketing certo para a sua estratégia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Definir o mais adequado modelo de e-mail para uma estratégia de marketing e vendas não é simples.

O canal possui diversos formatos que podem ser escolhidos de acordo com as metas de cada envio, como promover uma oferta, compartilhar conteúdos relevantes ou mesmo mandar uma mensagem comemorativa aos seus contatos.

Por isso, é importante conhecer as funções e os componentes desses modelos.

Melhor modelo de e-mail
Melhore o uso dos elementos essenciais de um e-mail marketing

Neste post, vamos falar da estruturação de um e-mail marketing e apresentar dicas para escolher corretamente os formatos ideais para as suas campanhas. Confira!

Melhore o uso dos elementos essenciais de um e-mail marketing

Preparamos uma lista com os principais componentes de um e-mail e como eles devem ser aproveitados independentemente dos modelos. O objetivo dessa abordagem é mostrar como você deve utilizá-los para extrair mais resultados (altas taxas de abertura, cliques, conversões, etc.). Veja a seguir!

Linha de assunto

O título escrito na linha de assunto é o que faz um leitor ignorar ou clicar em sua mensagem. Essa é uma passagem curta, que não deve passar dos 70 caracteres e precisa instigar o clique dos destinatários. “Palavras mágicas”, como novidade, imperdível, segredo, exclusivo e últimas horas provocam o usuário e despertam sensações como urgência, privilégio e tentação. Portanto, capriche nesse trecho para garantir boas taxas de abertura.

Conteúdo

O princípio de todo conteúdo enviado por e-mail é ser relevante para os contatos. Mesmo que a abordagem seja mais comercial, o texto que acompanha as ofertas deve demonstrar um valor interessante ao leitor. O segredo é procurar ser o mais segmentado possível, pois como o e-mail é uma via bastante pessoal, qualquer assunto que fuja do interesse do leitor será um motivo para ele ignorar os próximos envios e, na pior das hipóteses, se descadastrar da lista.

Conteúdo de modelo de e-mail
Pense no conteúdo e na imagem no modelo de e-mail

Imagens

Essa é uma questão delicada na estruturação de um modelo de e-mail. Nem todos os servidores (Gmail, Outlook, Yahoo, etc.) abrem mensagens que contenham apenas imagens — em muitos casos, são consideradas Spams. Logo, o melhor a fazer é montar o seu e-mail em HTML, inserindo as imagens (com a tag alt, que descreve o conteúdo das figuras) dentro do código para que os servidores leiam sem ter problemas.

Design

O bom design para e-mail é aquele em que o leitor consegue localizar os botões, ler o conteúdo e visualizar as imagens de forma clara e independente do tamanho da tela. Por essa razão, é importante trabalhar com um software de disparo, pois a maioria deles conta com e-mails responsivos, isto é, os que se adaptam às telas menores, como as de smartphones.

Além disso, tente colocar cores contrastantes nos botões e fontes com um tamanho maior para que os usuários não tenham dificuldades de decifrar sua mensagem.

Call-to-Action

Também simplificado como CTA, Call-to-Action é a chamada inserida nos botões ou indicando links para o usuário concluir uma ação. A ideia de provocação do clique é parecida com a do título da linha de assunto — a diferença é que aqui você não terá 70 caracteres para escrever, mas, sim, poucas palavras para indicar o próximo passo ao leitor. São pequenos textos, como “Compre agora”, “Baixe gratuitamente”, “Comece o período de testes”, “Leia mais”, etc.

Modelo de e-mail com opt-out
Insira a opção “Opt-out” no modelo de e-mail

Opt-out

Todos os contatos da sua lista devem ter uma opção para sair da sua base. Como nenhum lead é obrigado a receber conteúdos sobre as quais não possui interesse, é fundamental que você inclua links, preferencialmente, no início e no fim de cada mensagem. Não importa o modelo usado, a liberdade que uma pessoa tem de querer consumir é a mesma de querer rejeitar de vez a interação com você e seu negócio.

Conheça cada modelo de e-mail e os seus papéis em uma estratégia de marketing e vendas

Basicamente, existem 4 formatos de e-mail marketing: newsletter, e-mail promocional, e-mail transacional e e-mail comemorativo. Como já mencionamos, cada modelo atende expectativas diferentes, ou seja, é usado de acordo com os objetivos predefinidos. E essa é a principal dica, pois quando você estiver em dúvida sobre qual exemplo escolher, basta lembrar o propósito para aquele envio.

Esses formatos podem ser usados em todos os estágios do funil de vendas e para diferentes ofertas e listas de e-mail — uns mais e outros menos recomendados para determinadas ocasiões. Ao ver os conceitos desses modelos, você entenderá melhor suas aplicações. Acompanhe nas próximas linhas!

Newsletter

São boletins informativos com o foco na distribuição de conteúdos interessantes para a sua base de leads. É uma ótima forma de manter uma relação duradoura com os seus contatos, especialmente se as informações compartilhadas forem altamente relevantes para eles.

Os assuntos abordados devem ser relacionados à sua área de atuação, novidades da empresa e artigos segmentados às preferências do público. Enfim, as newsletters ajudam bastante a melhorar a imagem da sua marca e a levar tráfego até o seu site ou blog.

Modelo de e-mail promocional
Modelo de e-mail promocional

E-mail promocional

Os promocionais devem ser usados quando o objetivo é promover uma oferta, seja ela um produto, serviço ou um conteúdo digital (E-book, webinars, etc.). Muitos ecommerces e empresas que vendem seus serviços pela internet costumam usar com frequência esse modelo de e-mail. É um formato mais carregado de imagens e CTAs; o conteúdo é todo direcionado para falar dos benefícios da oferta e aumentar as suas chances de conversão.

Vale ressaltar um ponto importante aqui: os e-mails promocionais, quando destacam um produto ou serviço, apesar de poderem ser disparados em qualquer estágio do funil, têm pouca efetividade quando enviados para prospects ou leads que ainda estão no topo ou meio. Muitas dessas pessoas ainda não estão no melhor momento de compra e, por conta disso, a oferta de materiais ricos é mais aconselhável ao público que está no início da sua jornada.

E-mail transacional

Os transacionais são as mensagens já previstas por quem vai receber. São e-mails de confirmação, rastreamento ou agradecimento, como quando você se cadastra em uma lista, perde o login de uma rede social, baixa um material gratuito ou compra um produto e recebe uma mensagem com o código de rastreamento, por exemplo. O objetivo desse modelo é tornar o relacionamento com os leads e clientes mais eficiente, automatizado e informativo.

E-mail comemorativo

São e-mails enviados em ocasiões extraordinárias, como em aniversários e datas comemorativas. Assim como no transacional, é fundamental que o e-mail seja individualizado. O objetivo é fazer o lead ou cliente se sentir lembrado e privilegiado. Para isso, você pode enviar uma mensagem especial ou oferecer um desconto, brinde ou acesso a um benefício extra do seu serviço.

Após entender como estruturar, de forma otimizada, um e-mail marketing, vimos que não existe um modelo certo para as suas campanhas. São 4 formatos que poderão ser usados de forma alternada, dependendo das finalidades de cada envio. Sua escolha deve ser pautada nesse propósito e levando um pouco em conta o estágio do funil, as ofertas e a personalização do conteúdo. Desse modo, suas decisões vão ajudá-lo a atingir os seus objetivos com mais facilidade.

Após entender como montar um modelo de e-mail ideal para se comunicar com a sua audiência, confira o nosso E-book: Tudo que você precisa saber sobre fontes de tráfego online. Faça o download gratuitamente e veja como e-mail e outros canais podem ajudar você a ter mais sucesso na internet!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers