Como criar um e-mail marketing com mensagens incríveis? Aprenda aqui!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O e-mail marketing avançou muito nos últimos anos. Mas mesmo com todas as novas funcionalidades e designs rebuscados que estão sendo utilizados, sabe o que é engraçado? Um e-mail marketing bem escrito e objetivo pode ter resultados tão bons (se não melhores) do que um e-mail com o melhor design possível.

De fato, não importa o quão “descolado” seu e-mail marketing parece. Se não possuir um conteúdo de qualidade, seus assinantes irão parar de abri-lo e começarão a mandar suas mensagens direto para a lixeira.

Mas então, como escrever um e-mail marketing com uma mensagem incrível? Tudo depende de aplicar boas práticas de conteúdo tanto no assunto, quanto no interior da mensagem. Quer aprender? Acompanhe conosco!

Como criar um e-mail marketing com mensagens incríveis?
Como criar um e-mail marketing com mensagens incríveis?

Pense no assunto!

Como falamos, o primeiro ponto ao qual você deve se dedicar é o assunto do e-mail. Afinal, de nada adianta escrever uma mensagem no corpo do e-mail espetacular, se seus assinantes não se sentirem impelidos a sequer abri-la.

O assunto/título é aquilo que fará o usuário ler o seu e-mail ou não. Por isso, tente escrever um título que acione uma ação em quem o lê e que mostre os benefícios que ele ou ela terá ao ler toda a mensagem.

Uma empresa de venda de ingressos para shows, por exemplo, mandaria um e-mail para seus assinantes com o assunto “Não perca o show do Pearl Jam!”, para avisá-los que a venda de ingressos iria começar em determinado momento e que eles deviam estar preparados para adquiri o seu.

Ou seja, o leitor consegue entender claramente o benefício que o e-mail traz para ele e se sente impelido a abri-lo e dar uma olhada melhor na informação.

Mantenha o assunto curto e objetivo

Uma pesquisa realizada pelo MailChimp, plataforma de e-mail marketing, comprovou que títulos com assunto entre 28 e 39 caracteres possuem maior taxa de abertura do que aqueles que passam dos 40.

Mantenha seu título curto e objetivo, até para que o usuário consiga ler a linha de assunto inteira sem precisar abrir o e-mail. Outra dica legal é personalizar o assunto utilizando o nome do usuário, que sentirá que esta é uma mensagem direta para ele que não pode ser ignorada.

Crie uma mensagem incrível

Agora que você já criou um assunto matador, é o momento de se preocupar com sua mensagem interna. E um dos pilares de uma mensagem bem escrita é a segmentação.

O Marketing Digital trouxe diversos benefícios para as empresas que resolvem investir nessa estratégia. Com ele, é possível obter uma enxurrada de dados sobre o público e fazer uma segmentação detalhada para enviar peças personalizadas de acordo com o perfil de cada uma das nossas personas.

Saber para quem você está escrevendo é o segredo de fazer uma mensagem incrível. Por isso, antes de começar, dedique um tempo pensando na sua estratégia e com quem você está falando em cada um de seus e-mails marketing.

Crie mensagens incríveis
Crie mensagens incríveis

Saiba que mais é menos

A leitura na internet acontece de maneira muito dinâmica. O leitor digital escaneia um texto à procura daquilo que lhe interessa, sem se aprofundar realmente nos detalhes. Se seu e-mail possui muitas informações, a chance do usuário se sentir perdido e não avançar na leitura aumenta.

Por isso, vá direto ao ponto e tente manter um só foco em seus e-mails. É uma promoção? Um lançamento de produto? Pense qual é a principal mensagem que deseja passar e mantenha sua atenção em desenvolvê-la.

Invista no relacionamento com seu assinante

Mais do que vender um produto, o e-mail marketing é importante para criar vínculo com seu público. Se alguém entrou para sua lista de assinantes é porque acredita que suas mensagens trarão valor para sua vida.

Busque oferecer conteúdo (e escrevê-los) que traga questões e soluções interessantes para sua persona, não somente anúncios e promoções. É óbvio que você quer vender seu produto, mas o consumidor não assinou sua newsletter para saber apenas de você.

Busque envolver o leitor no texto, mostrando suas vantagens e negócios, ou seja, os bons motivos para que ele, potencial cliente, compre seu produto, sua ideia, seu serviço ou o que for.

Uma dica essencial é identificar-se de maneira clara, tanto no interior da mensagem, quando no remetente. O usuário precisa saber quem está falando com ele. Além disso, conversar diretamente com sua persona na mensagem é uma ação que pode melhorar seus resultados consideravelmente.

E a dica do menos é mais também vale aqui. É preciso manter um relacionamento constante com o internauta, porém vale sempre o cuidado de não lotar a caixa de entrada dele, transformando seu e-mail em um spam.

Invista no relacionamento com o cliente
Invista no relacionamento com o cliente

Por último, teste!

Os testes A/B são essenciais para quem quer ter sucesso com e-mail marketing. Eles consistem em enviar e-mails testes para sua lista e ver qual teve um desempenho melhor.

Voltemos ao exemplo da empresa de venda de ingressos. Em vez de usar o assunto “Não perca o show do Pearl Jam”, ela poderia ter usado “Compre ingressos para o show do Pearl Jam”. Mas como saber qual dos dois assuntos teria a maior taxa de abertura?

O teste A/B permite responder essa pergunta, enviando as duas opções — um e-mail com o assunto A e um e-mail como o assunto B — para mailings diferentes e comparando os resultados. O importante aqui é fazer testes pontuais, ou seja, não testar vários elementos do e-mail ao mesmo tempo.

Isso porque se você testar o assunto e seu call to action ao mesmo tempo, não saberá dizer qual dos dois fez um dos e-mails ter o desempenho pior. Por isso, faça testes focados e regulares!

Cada empresa possui uma estratégia que irá funcionar melhor para seus produtos e serviços. Monitore seus resultados e busque encontrar aquilo que capta mais a atenção do seu público.

Sem dúvida alguma, seguindo essas dicas de como criar um e-mail marketing ficará mais fácil otimizar suas campanhas e melhorar suas taxas de abertura e de cliques!

Pronto para começar a escrever mensagens incríveis? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers