Canais de divulgação: aumente a visibilidade da sua empresa na internet

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A internet é responsável por fornecer espaço para todo tipo de negócio. Isso significa que independente do segmento, público-alvo ou tempo de empresa no mercado, existem ferramentas adequadas para vender seus produtos ou serviços online.

Com um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, e-commerce vem avançando cada vez mais nos últimos anos, e a expectativa é que em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen

Para fazer parte da internet e divulgar seu negócio existem diversas técnicas e estratégias de marketing digital. 

A seguir, vamos conferir algumas das mais eficientes e entender como aplicá-las na sua empresa. Acompanhe!

Como se destacar na internet?

como-se-destacar-na-internet
Como se destacar na internet

A força do e-commerce aumenta a cada dia devido a comodidade de comprar o que deseja sem sair de casa. Isso torna esse negócio mais atrativo, e por este motivo as empresas buscam cada vez mais entender como vender pela internet.

Para chegar a uma resposta é importante ter em mente o objetivo da sua estratégia de divulgação, além de procurar utilizar várias plataformas simultaneamente que sejam adequadas ao seu negócio.

Entender qual o meio de comunicação que a maior parte do seu público-alvo se encontra é necessário para gerar uma comunicação clara entre o consumidor e a sua marca, fazendo com que ela seja uma referência.

Como divulgar sua empresa?

divulgar-empresa-na-internet
Como divulgar sua empresa na internet

Na internet, cada empresa precisa ver qual a maneira mais viável de divulgação. Para realizar essa tarefa, algumas ferramentas podem ser mais adequadas ao seu público que outras.

Os canais de divulgação são plataformas online usadas para atrair mais leads (potenciais clientes qualificados) para o seu negócio. Existem vários, e cada um tem uma linguagem específica.

Por isso, é importante entender como interagir com cada um deles e, a partir disso, escolher o mais adequado para o seu negócio. De modo geral, os canais mais populares podem ser definidos como:

Sites

divulgar-sites-na-internet
Site é sua vitrine

Os sites podem ser nomeados cartões de visitas responsáveis por levar informações da sua empresa para o público-alvo. 

Eles são a porta de entrada para o seu negócio e, por isso, é por meio deles que os clientes deverão conhecer seus valores e objetivos.

Para isso, as informações colocadas devem ser claras e objetivas

Além disso, é importante que o site forneça uma navegação agradável e seja responsivo (Mobile Friendly), para que se adapte a todos os dispositivos.

Blogs

divulgacao-na-internet-com-blog
Divulgação pela internet

As empresas também podem utilizar os blogs como parte da sua estratégia de divulgação na internet. Esse canal pode ser uma plataforma de aprendizado para os seus potenciais clientes.

Isso significa que é possível explicar sobre os produtos ou serviços que você oferece por meio de conteúdos mais detalhados.

Por exemplo, uma site de decoração que possuir um blog pode fornecer conteúdos de arquitetura, dicas de móveis e textos desse segmento.

Redes sociais

divulgue-pelas-redes-sociais
divulgue-pelas-redes-sociais

As redes sociais estão entre os canais de divulgação mais importantes hoje.

Em geral, os usuários as utilizam como ferramentas de entretenimento, mas também são eficientes para a realização de anúncios de produtos e serviços.

O seu maior diferencial é que a comunicação estabelecida entre público e empresa pode ser diferenciada, contando com imagens, gifs e vídeos.

Além disso, as redes sociais podem passar uma imagem de modernidade, engajando o público e os tornando fiéis a sua marca.

Email

divulgue-na-internet-por-email
divulgue-na-internet-por-email

Mesmo que possa parecer um canal de comunicação ultrapassado, o email ainda é um recurso extremamente eficiente!

Dentre diversos fatores que provam isso, ele é um dos dados primordiais, para se cadastrar em qualquer plataforma online.

Ou seja, um usuário pode não ter conta em nenhuma rede social, em comparação com alguém que utilize todas, no entanto, é provável que tenha um email.

Além disso, é uma forma de atingir pessoas que passam pouco tempo na internet ou acompanham menos outras redes. 

Portais de compra

Os portais de compra funcionam como canais de divulgação para o seu produto. Em geral, são plataformas marketplaces responsáveis por fornecer um espaço virtual de compra e venda de produtos ou serviços.

O baixo custo é um dos motivos para os melhores marketplaces serem boas opções, pois os investimentos são menores se comparados a um e-commerce próprio.

Além disso, a notoriedade do marketplace é atrelada a sua empresa, aumentando sua notoriedade. 

Como aumentar a visibilidade na internet?

Agora que falamos sobre os canais de divulgação, podemos entender um pouco mais a respeito de outros recursos que possuem a finalidade de alavancar sua imagem na internet. 

Por ser um espaço extremamente competitivo, os sites precisam utilizar técnicas e ferramentas para que possam se destacar no mercado.

Um bom exemplo de como fazer isso é por meio da otimização por SEO.

De um modo geral, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar os sites nos buscadores, como o Google.

Com isso, sua empresa pode ser encontrada com mais facilidade, se tornando uma referência no segmento.  

Isso é importante pois, de todos os resultados que aparecem nas pesquisas, os primeiros são costumam receber o maior número de cliques. 

No entanto, o SEO possui alguns critérios para o algoritmo do Google. Por isso, é importante analisar a utilização das palavras-chave corretas, que tenham um grande volume de pesquisas no buscador.

Além disso, é analisada a qualidade dos conteúdos, tanto dos textos quanto das imagens. É contada também a responsividade, que se trata da adaptação às diferentes plataformas e utilização de links externos.

Tudo isso deve ter a devida atenção para que a otimização chegue a bons resultados. Pois, isso acontece a longo prazo, no entanto, após conquistar a relevância necessária seu site sobe no rank e mantém uma posição sólida.

Como impulsionar sua visibilidade rapidamente?

Diferentemente da otimização por SEO, que demanda um certo tempo para conseguir relevância, existe uma forma de atingir as primeiras posições instantaneamente.

O Google Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Google, e por meio dela é possível aumentar o número de visitas do seu site.

A plataforma permite anunciar seu site, e em troca desse imediatismo na otimização do seu conteúdo, é cobrado um valor.

Enquanto a campanha estiver no ar, seu site consegue esse impulsionamento, e tudo isso por um custo adequado a verba disponível.

Em um veículo de publicidade tradicional, como uma revista, geralmente o espaço destinado a publicidade é caro e não pode ser tão específico.

Isso porque sua ação de marketing está limitada ao público da revista de maneira geral.

Com o Google Ads a campanha é estruturada considerando as palavras-chave pesquisadas, e por isso, o anúncio pode ser mais segmentado de acordo com o seu produto ou serviço.

Atualmente existem 4 formas de anunciar com o Google Ads, e cada uma delas funciona de um jeito. São elas:

Rede de pesquisas

rede-de-pesquisa-destaque-na-internet
Rede de pesquisa

A rede de pesquisas se trata do maior canal de anúncios pagos do Google. É a página de resultados do seu buscador, em que os sites anunciantes aparecem destacados em relação aos posicionados organicamente.

Rede de display

rede-display-internet
Rede de Display

A rede de display se trata dos anúncios que aparecem em blogs ou sites de notícias. São os banners encontrados no meio das páginas com a intenção de promover as marcas anunciantes.

Youtube

se-destaque-na-internet-com-youtube
Se destaque na internet com o Youtube

O Youtube é uma das maiores plataformas de vídeo da atualidade e pertence ao Google.

Nele as promoções do Google Ads são feitas por anúncios colocados nos vídeos, tanto antes de iniciar, quanto durante a exibição.

Aplicativos

A última forma de anúncios do Google Ads é por meio de aplicativos. As publicidades são exibidas dentro de softwares de smartphones e outros dispositivos móveis, como tablets.

Divulgue sua empresa na internet

Para as empresas que desejam impulsionar a sua imagem, a internet se mostra um local extremamente eficiente. Por isso, existem diversas técnicas e ferramentas disponíveis, e cada uma delas com o seu diferencial.

Para aumentar as vendas por meio da internet é importante descobrir onde está o seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com ele. 

Os canais de divulgação desempenham bem essa função. Existem vários, e cada um deles possui uma linguagem específica. De modo geral, podem ser separados entre sites, blogs, redes sociais, emails e canais de compra.

Entender as diferenças na abordagem de cada um deles é diferencial na hora de engajar o público e atrair um número maior de clientes qualificados para o seu negócio.

Além disso, existem técnicas para aumentar a sua visibilidade na internet. A otimização por SEO tem o objetivo de melhorar o posicionamento do site no buscador do Google.

Isso aumenta o tráfego do seu site e consequentemente a relevância da sua empresa no mercado.

Por outro lado, para uma exposição mais imediata existe a opção de anúncios pagos do google. O Google Ads é a ferramenta que promove sites por meio de publicidade paga, aumentando sua visibilidade e relevância.

De modo geral, o Google Ads é utilizado de 4 formas, e são elas: a rede de pesquisas do Google, rede de display, Youtube e os aplicativos.

Cada um deles possui uma funcionalidade distinta e atinge um público a sua maneira.

A internet é responsável por apresentar novas estratégias de divulgação constantemente. Por isso, para que as empresas alcançarem relevância e destaque em um mercado cada vez mais competitivo, devem se atentar a essas ferramentas.

Com elas é possível alcançar um grande número de pessoas, e independente do segmento da sua empresa, impulsionar sua notoriedade.

Essa visibilidade aumentada resultará em um número maior de clientes, e consequentemente em um crescimento nas vendas e lucro do seu negócio.

 

 

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers