Hoje em dia quase todo mundo já sabe que o email é uma poderosa ferramenta de marketing direto. Além de ser a mídia digital com o maior ROI do mercado, o email marketing também possui um ótimo desempenho, altas taxas de conversão e facilidade de mensuração.
Até aí, nenhuma novidade, não é? Contudo, se por um lado a popularização dessa ferramenta permitiu que as empresas desenvolvessem campanhas elaboradas e criassem plataformas de disparo cada vez mais eficientes, por outro, a concorrência está tão grande que o desafio maior tem sido fazer os clientes se interessem pelo seu conteúdo logo na caixa de entrada.
E é aí que surge a dúvida: como fazer para aumentar a taxa de abertura do email?
Nesse post você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nessa etapa da sua estratégia digital:
Não corra o risco de cair no spam
Se já é difícil destacar se na caixa de entrada do email do seu cliente, onde tantos concorrentes já conseguem chegar, imagine quando você vai parar no lixo eletrônico? Para não correr esse risco é preciso estar atento aos critérios dos filtros antispam. Nunca comprar listas de contatos e não enviar emails para usuários que não os forneceram espontaneamente para você são coisas básicas a se fazer.
Além disso, evitar usar frases como “clique aqui” ou “grátis” e não usar pontos de exclamação e caixa alta em excesso estão entre os pontos que devem ser observados para não correr o risco de ir direto para a lixeira.
Crie assuntos atraentes
Depois de tomar as medidas necessárias para garantir que seu email chegue na caixa de entrada, é preciso criar um título atraente, que chame a atenção do seu target. Nessa hora, a criatividade é muito importante, mas você também pode usar algumas técnicas comuns, que geralmente dão bons resultados quando a intenção é gerar interesse nas pessoas:
● Desperte curiosidade do seu público
● Use reticências no título
● Faça perguntas
● Insira o nome do cliente no assunto
● Crie sentimento de urgência
● Utilize “call to action”
O que vai determinar a eficácia de cada um desses artifícios é saber em que etapa do funil de compra está o cliente, para entender qual abordagem será mais interessante para ele.
Defina uma frequência de disparos
Você gosta quando as empresas lotam a sua caixa de entrada com emails disparados de hora em hora? Pois então, o seus clientes também não! Além de derrubar a taxa de abertura do email com o excesso de envios, este tipo de atitude ainda te oferece o risco de receber um optout (quando o cliente pede a exclusão do email dele da sua lista de disparo) e, consequentemente, de ser considerado um spammer.
É claro que ficar muito tempo sem enviar qualquer tipo de comunicação também não é uma boa ideia, contudo, é preciso encontrar um frequência saudável e que te faça ser lembrado pelo seu cliente sempre de maneira positiva e necessária.
Faça testes
Outra dica é sempre testar! Ainda que você siga todos os passos anteriores, não adianta achar que logo de cara você vai acertar qual é a melhor abordagem. Faça testes com pequenas amostragens e veja quais subjects geram uma taxa de abertura maior. Muitas vezes, o que pode parecer uma grande sacada para você, pode não ser interessante para o seu cliente.
Acima de tudo, lembrese sempre que o sucesso da sua campanha está no seu conhecimento sobre o seu público. Saber quem ele é, quais são as necessidades dele e qual é o melhor momento para abordálo pode fazer toda a diferença para te ajudar a melhorar a sua taxa de abertura de emails marketing, ok?
E aí, gostou das dicas? Então, comente aqui no blog e não deixe de acompanhar nossos posts!