Como aumentar a taxa de abertura do e­-mail

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje em dia quase todo mundo já sabe que o e­mail é uma poderosa ferramenta de marketing direto. Além de ser a mídia digital com o maior ROI do mercado, o e­mail marketing também possui um ótimo desempenho, altas taxas de conversão e facilidade de mensuração.

Como aumentar a taxa de abertura do e­mail
Como aumentar a taxa de abertura do e­mail

Até aí, nenhuma novidade, não é? Contudo, se por um lado a popularização dessa ferramenta permitiu que as empresas desenvolvessem campanhas elaboradas e criassem plataformas de disparo cada vez mais eficientes, por outro, a concorrência está tão grande que o desafio maior tem sido fazer os clientes se interessem pelo seu conteúdo logo na caixa de entrada.

E é aí que surge a dúvida: como fazer para aumentar a taxa de abertura do e­mail?

Nesse post você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nessa etapa da sua estratégia digital:

Não corra o risco de cair no spam

Se já é difícil destacar ­se na caixa de entrada do e­mail do seu cliente, onde tantos concorrentes já conseguem chegar, imagine quando você vai parar no lixo eletrônico? Para não correr esse risco é preciso estar atento aos critérios dos filtros anti­spam. Nunca comprar listas de contatos e não enviar e­mails para usuários que não os forneceram espontaneamente para você são coisas básicas a se fazer.

Além disso, evitar usar frases como “clique aqui” ou “grátis” e não usar pontos de exclamação e caixa alta em excesso estão entre os pontos que devem ser observados para não correr o risco de ir direto para a lixeira.

Para não correr risco de Spam é simples: Não faça Spam :)
Para não correr risco de Spam é simples: Não faça Spam 🙂

 

Crie assuntos atraentes

Depois de tomar as medidas necessárias para garantir que seu e­mail chegue na caixa de entrada, é preciso criar um título atraente, que chame a atenção do seu target. Nessa hora, a criatividade é muito importante, mas você também pode usar algumas técnicas comuns, que geralmente dão bons resultados quando a intenção é gerar interesse nas pessoas:

 

● Desperte curiosidade do seu público

● Use reticências no título

● Faça perguntas

● Insira o nome do cliente no assunto

● Crie sentimento de urgência

● Utilize “call to action”

O que vai determinar a eficácia de cada um desses artifícios é saber em que etapa do funil de compra está o cliente, para entender qual abordagem será mais interessante para ele.

 

Defina uma frequência de disparos

Você gosta quando as empresas lotam a sua caixa de entrada com e­mails disparados de hora em hora? Pois então, o seus clientes também não! Além de derrubar a taxa de abertura do e­mail com o excesso de envios, este tipo de atitude ainda te oferece o risco de receber um opt­out (quando o cliente pede a exclusão do e­mail dele da sua lista de disparo) e, consequentemente, de ser considerado um spammer.

É claro que ficar muito tempo sem enviar qualquer tipo de comunicação também não é uma boa ideia, contudo, é preciso encontrar um frequência saudável e que te faça ser lembrado pelo seu cliente sempre de maneira positiva e necessária.

 

email-frequency
Acerte a frequência de disparos de seus emails…

 

Faça testes

Outra dica é sempre testar! Ainda que você siga todos os passos anteriores, não adianta achar que logo de cara você vai acertar qual é a melhor abordagem. Faça testes com pequenas amostragens e veja quais subjects geram uma taxa de abertura maior. Muitas vezes, o que pode parecer uma grande sacada para você, pode não ser interessante para o seu cliente.

Acima de tudo, lembre­se sempre que o sucesso da sua campanha está no seu conhecimento sobre o seu público. Saber quem ele é, quais são as necessidades dele e qual é o melhor momento para abordá­lo pode fazer toda a diferença para te ajudar a melhorar a sua taxa de abertura de e­mails marketing, ok?

E aí, gostou das dicas? Então, comente aqui no blog e não deixe de acompanhar nossos posts!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers