8 dicas para criar um blog diferenciado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Criar um blog diferenciado e de sucesso é fruto de muitos meses de trabalho e empenho constante. Deve-se ter ambição para levar esse objetivo adiante, o que requer esforço, continuidade, atenção adequada, preparação e estratégia.

8 dicas para criar um blog diferenciado
8 dicas para criar um blog diferenciado

Diariamente, surgem milhares de blogs que acabam “morrendo” em poucos meses. Para que isso não aconteça com o seu, siga nossas dicas e tenha um blog eficiente e de qualidade.

Como criar um blog eficiente?

Para criar um blog que se destaque e que alcance os objetivos traçados é necessário ter atenção em alguns pontos. Planejar bem o conteúdo, investir em um design convidativo, disponibilizar materiais de interesse ao leitor, trabalhar a credibilidade das informações. Tudo isso deve estar bem organizado para uma leitura fácil e atraente. Veja as oito dicas que separamos, com a explicação de cada uma para que você consiga criar um blog diferenciado.

1. Preze por um design moderno e atrativo

O conteúdo do seu blog deve ser útil e servir como fonte de inspiração, mas nunca se esqueça do visual. Algumas pessoas podem pensar que o design é mera frivolidade, mas há muitos fatores psicológicos envolvidos no layout.

Quando for criar um blog, preste muita atenção à escolha do tema, o qual deve estar de acordo com o conteúdo hospedado no seu site. Isso também significa escolher com cuidado as cores e a estrutura gráfica. Outro ponto importante é que ele deve ser funcional e de fácil navegação.

Há muitos templates gratuitos disponíveis para as diversas plataformas, mas se você está consciente em levar o seu projeto adiante, é aconselhável investir em um template premium, que possui muitos recursos exclusivos e suporte da empresa que o produziu.

Em relação à plataforma, a campeã é o WordPress. Com milhares de temas e plugins disponíveis, ele possui uma usabilidade bastante intuitiva.

Invista em conteúdo de qualidade
Invista em conteúdo de qualidade

2. Invista em conteúdo de qualidade

O conteúdo é o motor do seu blog. As pessoas chegarão e retornarão ao seu blog somente se você fornecer conteúdos e informações de qualidade. Parece uma sugestão óbvia, mas a falta de atenção aos textos é o erro mais perceptível nos blogs destinados a uma vida curta. Portanto, preste bem atenção se os artigos que você posta estão bem escritos e que não sejam uma cópia banal de outras fontes.

Os motores de busca, como o Google, penalizam severamente os sites que publicam conteúdos copiados. A originalidade e a utilidade dos seus textos serão rapidamente recompensadas, permitindo que seu blog ascenda na rede e conquiste seu espaço.

Além disso, publique com regularidade conteúdos mais longos e aprofundados (artigos com mais de 1500 palavras). Isso também ajudará a posicionar melhor o seu site nos motores de busca.

3. Faça guest posts

Guest posts são artigos escritos por um redator convidado e muitas vezes é realizado mutuamente. Isto é, você escreve um artigo para um blog parceiro, e ele escreve um para o seu.

Os guests posts são instrumentos valiosos para aumentar a autoridade do seu blog e suas visitas. Ofereça a outros blogueiros do seu nicho para escrever ocasionalmente, ou mesmo regularmente, alguns posts para seus blogs.

Obviamente, tanto o seu estilo de comunicação quanto os conteúdos que você propõe devem ser de nível profissional. Dê bastante atenção aos textos e siga o estilo do site que hospedará os seus artigos.

Responda aos comentários
Responda aos comentários

4. Responda aos comentários

É fundamental interagir com o seu público, portanto, responda a todos os comentários e dúvidas que surgirem dos seus leitores, seja diretamente no post ou na sua fanpage do Facebook.

Desse modo, você estimulará o diálogo com os seus usuários. Perceba que, quanto mais comentários você responder, maior será o número de novos comentários deixados no seu blog. Os seus visitantes se sentirão mais confortáveis sendo “ouvidos” e eles próprios passarão a fornecer dicas e conselhos para o crescimento do seu blog.

Os comentários são um ótimo instrumento para começar a criar uma comunidade em torno dos conteúdos publicados no seu blog.

5. Facilite o compartilhamento do seu conteúdo

Criar um blog e não ter público para ler o seu conteúdo simplesmente não serve para nada. Insira botões de compartilhamento para as redes sociais no início e no fim de cada artigo. Desse modo, os seus leitores podem compartilhar o conteúdo em suas páginas sociais diretamente com seus amigos, gerando grande visibilidade.

A maioria dos temas de WordPress possui funcionalidades integradas para adicionar os ícones de compartilhamento social nas páginas. Assim, você nem precisará se preocupar em instalar plugins ou outros recursos para esse fim.

Faça uso do link building
Faça uso do link building

6. Faça uso do link building

Você deve construir uma rede de links importante se quer criar um blog de sucesso. Lembre-se de conectar tanto quanto possível outros artigos e colocar links para outras fontes e outros blogs.

Assim, você estimulará também que outros sites façam o mesmo com você, fornecendo valiosos backlinks.

No entanto, é recomendável que você somente coloque links de sites relevantes e válidos, com conteúdo de qualidade. Não insira links para sites aleatórios, pois esse comportamento pode resultar em penalização e impedir que o seu blog cresça.

7. Aprenda as técnicas de SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é fundamental se você quer obter tráfego orgânico gratuito. A otimização do seu site vai colocar sua página nas primeiras posições do resultado das buscas pelo Google, o que é muito interessante.

Com o WordPress, há a oportunidade de utilizar plugins bastante úteis para otimizar conteúdos dos blogs.

8. Utilize instrumentos de e-mail marketing

Fazendo uso de newsletter, você poderá notificar os seus usuários toda vez que publicar um novo artigo no seu blog. A maior parte dos blogueiros começa criando a própria newsletter em algum autoresponder.

O leadlovers é uma ótima opção para ter sua automação de marketing e enviar seus e-mails e newsletters programadas para suas listas.

Neste artigo, vimos ótimas dicas para criar um blog de sucesso. Preze por um design moderno, invista em conteúdos de qualidade, utilize a técnica de guest post, fique atento aos comentários e interaja com seu público, respondendo todos os questionamentos. Estimule o compartilhamento de suas informações, coloque links nos textos e estude as técnicas de SEO, para melhorar o ranqueamento de suas páginas. Além disso, crie uma boa lista de e-mails e crie um marketing voltado para ela. No início, as dificuldades são normais, mas a persistência é fator-chave para quem deseja ser bem-sucedido. Seguindo todas essas dicas, seu blog terá muito sucesso e se destacará, tornando-se uma referência de informação.

Quer ver mais conteúdos como esse? Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe as novidades. Estamos no Facebook e no YouTube.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers