Blog – 6 Passos para Tornar o Seu Post Engajador

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se os seus leitores não terminam de ler os seus posts, deixe eu te contar um segredo… Você não está sozinho. Este é o grande desafio para bloggers, escritores e criadores de conteúdo.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro junto ao IBGE, 56% dos brasileiros adquiriram o hábito da leitura entre 2011 e 2015, mas curiosamente a mesma pesquisa mostrou que 59% dos entrevistados nunca ouviram falar em e-book, indicando como o Brasil ainda tem muito no que evoluir e ampliar ainda mais o acesso ao conteúdo.

Crie posts relevantes
6 Passo para um Conteúdo Engajador

De acordo com uma pesquisa do Grupo Nielsen Norman, a maioria dos visitantes do seu site ou blog lerão em torno de 20% do seu conteúdo. Eles são os chamados “visitantes casuais”, ou seja, eles não se importam com a sua marca ou conteúdo.

O que você acha da ideia de qualificar os visitantes do seu blog e os fiéis leitores – usuários que querem consumir mais dos seus posts, talvez até terminá-los, mas não têm a oportunidade ou convicção para isso?

Acredite, essas são as pessoas que você deve prestar mais atenção.

Se você quer criar o conteúdo certo, que vai engajar estes usuários, mas se o seu conteúdo é entediante, então, você está dando aos leitores boas razões para ignorarem o seu blog/site.

Um estudo recente (confira aqui em inglês) mostrou que 55% dos usuários que visualizam uma página na web gastam menos do que 15 segundos com ela aberta. Claramente, ninguém consegue ler um artigo de 1000 palavras em 15 segundos.

Se você otimizar os seus posts, provavelmente, você conseguirá aumentar o tempo que os leitores passam em sua página. Mais tempos é igual a mais engajamentos.

Não é necessário que 100% de sua audiência termine de ler seus posts e tentar alcançar este objetivo é apenas um esforço desnecessário. Ao invés disso, foque nos 80% dos leitores que se importam com os assuntos que você escreve.

Confira 6 passos simples, mas poderosos que fazem as pessoas lerem os posts do seu blog/site e se manterem engajadas até terminar a leitura.

1. Instigue os leitores com títulos irresistíveis e curiosos

Antes de você tentar convencer seus leitores de ler completamente o seu post, conquiste-os com o seu título. É estimado que de 10 pessoas, 8 lerão o seu título.

Crie títulos incríveis para post
Crie Títulos Sensacionais

Eu não estou aqui para te dizer a importância de escrever um título chamativo para os seus posts, eu tenho certeza que você já sabe disso.

Infelizmente, a maioria dos conteúdos passam despercebido no ambiente online porque o título é entediante e não passa um senso de urgência ou desperta a curiosidade nos leitores. Especialistas em marketing digital acreditam que o título é o elemento mais importante em uma página. Se você quer atrair influenciadores e fazer com eles compartilhem os seus posts, então o seu título deve ser irresistível.

Lembre-se que independente do imenso valor que o seu post proporciona, se o título não capturar a atenção do seu leitor, você terá perdido o seu tempo e recursos. Você pode começar adicionando palavras poderosas como, por exemplo, “Aumente suas vendas…”, “Melhore as suas conversões…”

Para complementar o seu título irresistível, você pode atrair mais atenção adicionando palavras que aticem a curiosidade e ir estruturando os títulos conforme vai escrevendo.

2. Comece a introdução com um depoimento sensacional

Os leitores formam uma impressão instantânea a partir da introdução do post do seu blog.

Após criar um título matador para atrair leitores, não os deixe sem respostas para as suas perguntas. Lembre-se de que quando as pessoas chegam até sua página, elas ainda se perguntam sobre o que você pode oferecer.

Por exemplo, se o seu título promete ajudar as pessoas a “aumentar a sua lista de contatos de e-mails capturando 500 leads em 30 dias”, os leitores gostariam de ter certeza que o seu conteúdo sustentará o que título propõe.

É ai que entra a introdução do post do seu blog/site.

Inicie uma conversa agradável
Introdução através de depoimentos

Se você segue o Neil Patel, já deve ter notado que os títulos de cada post que ele escreve atraem a atenção dos leitores, mas segundo ele é a introdução que mantem a audiência do blog engajada.

O post de um blog com uma introdução entediante e genérica provavelmente irritará o leitor e fará com ele deixe a sua página antes de terminar de ler o post. Para começar, você pode usar uma das seis maneiras a seguir na introdução do seu blog, elas são bem simples e você pode ter certeza que as pessoas continuarão lendo o seu post por causa delas.

6 maneiras de escrever um post com uma introdução interessante:

  1. Fatos interessantes;
  2. Comece pelo fim;
  3. Seja pessoal;
  4. Faça perguntas;
  5. Deixe um gancho;
  6. Controvérsias;

Vamos analisar cada uma brevemente.

Mencione um fato interessante – Você pode aumentar a sua reputação reforçando o post do seu blog com fatos interessantes. Se você conduziu um estudo ou experimento, ou se você conhece um fato de uma fonte confiável, você deveria citá-lo.

Comece pelo fim – Diga para os leitores o que eles ganham ao lerem o seu post. Por exemplo, se o seu artigo for ajudar o leitor a conseguir alcance orgânico significante no Facebook, então, deixe isso claro logo na introdução.

Leitores que estão procurando por uma oportunidade escolherão ler o post até o final, mesmo que ele consiga apenas um desconto.

Tenha em mente que alguns leitores não se importam com o seu conteúdo ou com a sua promessa, eles deixarão o seu blog. E está tudo bem. Porque, apesar de tudo, você não quer ou não precisa de ninguém.

Seja pessoal – Mesmo que você esteja escrevendo em primeira ou terceira pessoa, você sempre pode ser pessoal na introdução do seu post no blog. Isto é mais eficiente quando você tem uma história envolvente para contar.

Em outras palavras, a sua personalidade pode ser inserida na história com o intuito de dar um toque humano que os leitores não conseguem resistir.

Faça Perguntas – As perguntas certas, geralmente, atraem as respostas certas. Esta tática sempre funcional, talvez porque ao fazer as perguntas certas você ascenda a curiosidade na mente do leitor, podendo se conectar com ele em um nível mais profundo.

Use ganchos – Quando você entende o poder por trás do gancho em um post, você aumentará o tempo de permanência do leitor em sua página e o guiará por uma experiência mais enriquecedora.

Seja no título, na introdução, no corpo ou na conclusão do seu post, ganchos provaram que aumentam o interessa do leitor. Ganchos capturam a atenção e fazem com que as pessoas queiram saber o que vem a seguir. Alguns autores utilizam os ganchos nos títulos, introdução e conclusão de seus posts.

Controvérsia – Se você usar a controvérsia corretamente, o seu artigo pode se tornar um viral. No entanto, tenha cuidado quando você for escrever sobre assuntos controversos, se não, você pode acabar prejudicando a sua reputação online. Isto pode fazer com que muitos dos seus seguidores e clientes migrem do seu blog para o site do concorrente.

Brincando de contar
Números nos títulos do post

3. Aproveite o poder dos números nos posts do seu blog

Títulos com números performam melhor de que títulos com apenas palavras, se alguém te disse o contrário, me desculpe meu amigo(a), mas te enganaram. Basta dar uma rápida analisada na time line do seu Facebook, você encontrará vários post com este tipo de título.

É claro que casos comprovados cientificamente te ajudam a conquistar cliente, porque os clientes querem resultados e casos comprovados te ajudam a conquistá-los, mas quando se trata de criar conteúdo engajador, que leitor irá consumir alegremente, posts com números nos títulos são uma aposta certeira.

Se você encontrar um post viral com título sem um único número ou objetivo, tente adicionar um número a ele e crie um conteúdo melhor, se o conteúdo atualizado não viralizar, pelo menos você terá gerado muito tráfego e leads para o seu negócio.

4. Incremente o seu conteúdo com subtítulos cativantes

A nova economia digital possibilitou uma oportunidade singular para que marcas e empreendedores individuais construam um negócio de sucesso através do marketing de conteúdo.

Uma vez que você é capaz de criar uma variedade de conteúdos engajadores, você conquista leads e começa o processo para torná-los clientes.

Ative a curiosidade do leitor
Cative o leitor

Mas, como é que fazer para que estas pessoas continuem lendo os posts do seu blog, considerando que há mais de 2 milhões de posts de blogs sendo postados diariamente?

Ora, inserindo no seu conteúdo subtítulos atraentes.

Geralmente, subtítulos são usados para explicar ou esclarecer melhor o título. Às vezes, os leitores não entendem completamente o que você está querendo dizer com o seu título.

Mas, ao inserir um subtítulo persuasivo, você está começando a clarear as coisas para eles e dando uma razão para continuarem lendo.

Escrever um subtítulo atraente pode ajudá-lo a tornar o post medíocre de um blog, que os leitores apenas batem o olho e saem, em um post que as pessoas não apenas lerão, mas também irão compartilhar.

Muitos criadores de conteúdo usam títulos chamativos para atrair leads, mas eles rapidamente perdem o interessasse quando começam a descer a página e não encontram mais nada atrativo. Como muitas pessoas “escaneiam” o artigo antes de ler, subtítulos podem agir como catalisadores para aumentar o desejo para continuar a leitura.

5. Mantenha parágrafos e sentenças curtas e objetivas

Os leitores não querem ler textos longos.

Faça um exercício e se coloque no lugar do leitor. Você ficaria mais propenso a ler um parágrafo com 10 linhas ou com 5?

Pessoalmente, eu prefiro com 5 linhas. Pois torna a leitura mais divertida e te ajuda a evitar que o leitor fique sobrecarregado.

E não se esqueça, no mundo virtual, 5 linhas mudam de um dispositivo para outro. Em um dispositivo com tela pequena, as linhas podem aumentar.

Seja assertivo com conteúdo
Conteúdo relevante

6. Atraía a atenção com conteúdo visual relevante e espaço em branco

Recursos visuais como fotos, imagens, capturas de tela, gráficos, memes, infográficos, são excelentes para atrair a atenção para o seu post.

Muitas pessoas só chegam ao final do artigo por conta dos recursos visuais. Leitores adoram imagens. Um estudo do centro Pew Research mostra que 54% dos usuários da internet postaram uma foto ou vídeo que eles mesmos criaram.

E, quase metade dos internautas já compartilharam uma foto ou vídeo que encontraram na internet.

Espaços em branco são igualmente importantes. No design de um website, o espaço em branco é vazio ou branco circulando outros elementos. Espaços em branco ou espaços negativos não precisam ser necessariamente brancos, eles podem ser de outra cor.

Esta é outra razão para escrever sentenças e parágrafos curtos. Sempre que você inclui uma quebra de linha, você cria um espaço em branco.

Espero que estas dicas te ajudem a engajar ainda mais os seus leads e se você também tem dicas que queira compartilhar conosco, fique a vontade para deixá-la nos comentários abaixo.

Se você acha que este artigo pode ser útil para mais pessoas, então, não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Fonte: Neil Patel

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers