Quais as diferenças entre White e Black Hat SEO? Entenda aqui

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você está procurando sobre White Hat e Black Hat SEO, imagino que quer melhorar o desempenho do seu blog, querendo entender quais são as boas práticas e aquilo que também não deve ser feito, certo?

Para que seu objetivo seja atingido, é fundamental que você entenda quais são as melhores práticas de SEO, já que, por traz dos principais motores de buscas como Google, Bing e Yahoo!

Existe uma série de fatores que determinam o posicionamento do seu site para uma determinada palavra-chave.

Quais as diferenças entre White e Black Hat SEO? Entenda aqui
Quais as diferenças entre White e Black Hat SEO? Entenda aqui

Pensando nisso, criamos esse post para esclarecer os conceitos de White Hat e Black Hat.

black-hat-white-hat
Diferença de black hat e white hat

Origem do nome White Hat e Black Hat

Origem do nome White Hat e Black Hat
Origem do nome White Hat e Black Hat

As cores branca e preta do chapéu (White Hat e Black Hat) quando falamos de técnicas de SEO, tem origem nos filmes americanos de faroeste, nos quais os vilões geralmente usavam chapéus pretos enquanto os “bonzinhos” usavam chapéus brancos.

Ou seja, a cor branca era vista como a cor daqueles que salvam o dia, enquanto o preto era a cor do malvado.

Indexação nos Buscadores

 White e Black Hat SEO - Indexação nos Buscadores
Indexação nos Buscadores

O principal objetivo dos motores de busca como os citados anteriormente é sempre exibir os melhores resultados de acordo com as pesquisas do usuário.

Dessa forma, esses buscadores utilizam determinados critérios para detectar as páginas na web e conseguir verificar os links para que suas informações se mantenham atualizadas para a indexação.

Então são esses critérios que ficam responsáveis por determinar quais sites irão aparecer e quais são as posições de cada um deles de acordo com uma determinada busca feita por um usuário.

Black Hat e White Hat SEO

Agora que você já sabe um pouco como o que é a indexação de buscas, você pode imaginar que o Black Hat não é uma coisa legal no mundo do SEO.

O Black Hat consiste, basicamente, em tentar burlar as regras determinadas pelos buscadores com o objetivo de conseguir aparecer sempre no topo para determinadas buscas.

 White e Black Hat SEO - Black Hat e White Hat SEO
Black Hat e White Hat SEO

Qualquer técnica que apresente (ou prometa) resultados rápidos e com baixo esforço são tentadoras, mas como sempre, elas costumam ter um custo muito alto.

No caso do Black Hat, pode ser que seu site fique bem posicionado por um período de tempo mas, assim que descoberto, é bem provável que seja punido podendo ser removido permanentemente das páginas de busca.

É importante ressaltar que, o fato de não praticar o Black Hat, não necessariamente vai garantir o sucesso que você procura, por isso é fundamental conhecer um pouco o outro lado da moeda e quais são as práticas que vão te ajudar a atingir esse sucesso.

Diferentemente do que acontece nos filmes, o White Hat SEO não vem para derrotar o inimigo Black Hat.

Táticas White Hat são utilizadas para ajudar o usuário a obter o sucesso que ele deseja sem correr os riscos que o site seja penalizado.

Já falamos que o Black Hat não é uma coisa legal de se fazer, mas o que seria isso de fato. Vamos aqui a alguns exemplos:

Unrelated Keywords

 White e Black Hat SEO - Unrelated Keywords
Unrelated Keywords

Essa prática não é nem um pouco nova e até um pouco ultrapassada.

Ela consiste em colocar palavras-chave de alta relevância em uma determinada página, mesmo que a página não tenha nada a ver com elas.

Antigamente era comum ver páginas na web bem posicionadas nos motores de buscas completamente sem pé nem cabeça, falando ao mesmo tempo de futebol, celebridade, novelas e notícias.

Hoje os algoritmos de buscas já são mais inteligentes e dificilmente isso irá acontecer.

Mas mesmo que se consiga, essa atitude provavelmente será descoberta rapidamente e certamente haverá uma punição.

O White Hat sugere que você coloque nas páginas as palavras-chave que realmente são condizentes com o assunto que você está tratando, afinal é isso que o usuário que utiliza os buscadores deseja.

Cloaking

 White e Black Hat SEO - Cloaking
Cloaking

Cloaking é tentar enganar o robô dos mecanismos de busca fazendo com que as páginas que aparecem para ele apresentem um conteúdo diferente do que o usuário terá acessado.

Dessa forma, a página não seria desqualificada pelos buscadores enquanto o usuário teria acesso a uma página de baixa qualidade.

Esse tipo de técnica, quando descoberta, é severamente punida pelos buscadores sendo banida das buscas.

Para não ter que recorrer a esse tipo de abordagem, a melhor forma, assim como no último caso, é oferecer para o leitor um conteúdo que esteja relacionado aquilo que ele está procurando.

Se ele busca alguma coisa sobre “Tendências da Moda”, ele deve ser redirecionado para um site sobre moda e não sobre “como ganhar dinheiro na internet”.

Blog Spam

Também não é uma técnica nova.

É muito comum que pessoas que precisam aumentar o tráfego do seu site comentassem em blogs ou fóruns tentando levar uma fatia daqueles leitores para o próprio site.

A técnica de Black Hat é a utilização de programas que espalham links junto aos comentários dos blogs ou fóruns de forma automática.

 White e Black Hat SEO - Blog Spam
Blog Spam

O Google Panda e o Google Penguin (atualizações dos buscadores) modificaram como os sites são posicionados nas buscas, e penalizam caso existam links de sites com conteúdo irrelevante para seu usuário redirecionados para o seu site.

Mas isso não significa que se você conhece fóruns ou blogs que tratam de assuntos relacionados ao seu site, você não deva comentar colocando links para seu blog ou site do seu produto.

Na verdade, isso é extremamente recomendado, desde que os assuntos estejam relacionados ao da sua página e, principalmente, que você não utilize nenhum tipo de ferramenta que possa prejudicar essa boa prática.

Textos e Links Ocultos

 White e Black Hat SEO - Textos e Links Ocultos
Textos e Links Ocultos

Outra forma também que já foi muito utilizado e hoje é penalizado é ocultar textos e links para tentar manipular o robô de busca. Por exemplo:

  • Utilizar um texto branco com fundo branco. O texto está lá, mas está invisível para usuário, então seria possível colocar inúmeras palavras-chave relevantes sem que o usuário veja.
  • Outro exemplo é utilizar o CSS para colocar o texto fora da tela impossibilitando que o usuário leia.
  • Configuração da fonte do texto para tamanho 0.
  • Colocar links e apenas um carácter, como por exemplo um ponto ou uma vírgula.

 

3 Dicas de SEO White Hat

1. Title Tag otimizada

 White e Black Hat SEO - Title Tag otimizada
Title Tag otimizada

Coloque o título da página sempre de acordo com o conteúdo daquela página.

Por exemplo, se sua empresa presta serviços de limpeza e chama “XYZ-Limpo”, não utilize o nome da sua empresa como o título, procure uma palavra-chave que vá de acordo com o que as pessoas vão buscar para te encontrar como “Serviços de Limpeza” ou pode ser até mais específico, como “Serviços de Limpeza em SP”.

2. URL Amigável

 White e Black Hat SEO - URL Amigável
URL Amigável

A URL amigável influencia positivamente nos motores de busca. Evite utilizar códigos e letras e números randômicos.

Usar a palavra-chave que você está focando na página na URL é fundamental para conseguir um bom posicionamento.

3. Guest Post

 White e Black Hat SEO - Guest Post
Guest Post

Conseguir fazer postagens no blog de outras pessoas ou empresas que tratam de um assunto semelhante ao seu, ou que foquem na mesma persona é uma forma excelente de conseguir links saudáveis para o seu site.

Além de conseguir mais tráfego de forma rápida, links externos de qualidade são fundamentais para ajudar no bom posicionamento do seu site.

Conclusão

 White e Black Hat SEO - Conclusão
Conclusão

Vendo todas as diferenças entre o Black Hat e White Hat focados em SEO a lição que fica é que para conseguir ter sucesso na sua estratégia de marketing digital, é fundamental que você foque 100% no usuário e não no mecanismo de busca.

Técnicas de que tentam enganar os robôs de busca podem até ter sucesso no curto prazo, mas dificilmente entregarão um resultado duradouro e perene.

Atualizado dia 07/08/2019

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers