13 Dicas para ter os melhores resultados na sua Black Friday

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um das datas mais importantes dentro do calendário comercial está se aproximando: A Black Friday. Sempre na última sexta-feira do mês de novembro, o evento vem se consolidando no país como sinônimo de compras e economia para os consumidores.

Já para as empresas a data é uma excelente oportunidade de vendas. Para se ter noção da sua magnitude, pense que apenas ano passado o dia movimentou 1,9 bilhão de reais no país. Número 13 vezes maior que a média dos outros dias do ano. 

Foi pensando nisso que resolvemos separar dicas incríveis para a sua empresa fazer uma Black Friday com os melhores resultados. Vamos lá?

13 Dicas para ter os melhores resultados na sua Black Friday
13 Dicas para ter os melhores resultados na sua Black Friday

1. A união faz a força

A primeira coisa que você terá que fazer é reunir a equipe responsável pela Black Friday. Juntos, vocês precisarão pensar nos detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Aqui no leadlovers, por exemplo, a equipe ‘escolhida’ para a reunião inicial foi composta não apenas pelo time de Comunicação (Marketing e Design), mas também por representantes dos times de vendas, pós-vendas, desenvolvimento e financeiro.

Black Friday: A união faz a força
A união faz a força

Feita essa reunião para o planejamento inicial, você não pode esquecer de atentar para que toda empresa esteja ciente e alinhada. Deixar apenas quem participou da reunião saber o que está acontecendo é um erro grave e comum.

Com todos os integrantes da empresa sabendo, cada um pode se preparar para a demanda gerada pela data, que provavelmente será bem alta.

Aliás, antes da equipe, o empreendedor precisa ter em mente que o cuidado e o trabalho serão redobrados.

Lojas físicas terão que pensar em investir mais na vitrine e apresentação do estabelecimento, contratação de pessoal e capacitação dos colaboradores. Enquanto que os e-commerces voltarão sua atenção para tecnologia de informação e logística.

2. A escolha dos produtos e descontos

Na reunião inicial vocês terão que determinar quais dos seus produtos e/ou serviços irão receber os descontos e qual será a porcentagem aplicada em cada um deles.

Esse momento é fundamental: A Black tem que ser boa para você e para o público.

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que muitos clientes esperaram o ano todo por esse dia.

Analise os produtos que são ‘objetos de consumo’ da sua persona, aqueles mais atrativos para o seu público e faça o possível para incluí-los nos descontos.

Black Friday:
A escolha dos produtos e serviços

Para isso, você pode conversar com seus fornecedores e ver o que pode ser feito em conjunto para que todos saiam ganhando. Com o volume maior as possibilidades de negociar os preços também aumentam.

Feito isso, você consegue analisar a margem de lucro e chegar a um valor de maneira consciente. Todos os fatores precisam ser levados em conta: Custo do produto, embalagem, logística, etc.

É um erro olhar apenas para o lucro a partir do que pagou sem pensar nos gastos que englobam a venda.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para vender aqueles produtos que estão ‘pegando poeira’ no seu estoque. Pensamento estratégico sempre, ok?

Ah e não poderíamos deixar de falar que o desconto precisa ser real. Não entre naquele jargão conhecido aqui no Brasil ‘tudo pela metade do dobro’. Mostre a seu público que você realmente é honesto e se importa.

3. Cuidado redobrado com estoque e logística

Quanto a essa dica nem temos muito o que falar porque tudo depende do seu tipo de negócio. Mas esse é um item que muitos deixam pra lá e enfrentam problemas sérios.

Black Friday:
Estoque e logística

Não é só a equipe que precisa estar alinhada e reforçada. Faça um bom planejamento de estoque, tenha diversidade de fornecedores e, no caso de e-commerces, transportadoras e correios.

É a hora de unir parcerias e estratégias, assim você entrega no prazo e com valor de frete justo.

O volume maior de vendas demanda mais trabalho e responsabilidade. Não se esqueça disso.

4. Determine o período e o orçamento

Ainda pensando na reunião inicial é primordial que vocês estabeleçam o período. “Como assim?” Você deve estar perguntando. “Black Friday não é um dia só? A última sexta do mês de novembro?”

Sim. Você está certo. Mas as suas campanhas terão que ser veiculadas por um período antes da data em si, certo? Faça um cronograma das ações que serão tomadas. No leadlovers, por exemplo, estabelecemos que todas as campanhas estivessem prontas e rodando com 1 semana de antecedência.

Black Friday: O período
O período

Além disso, a estratégia que seria adotada por você na Black Friday não precisa ser direcionada para um dia. Aqui no leadlovers mesmo nós optamos por uma Black Week esse ano, isto é, trabalhar com os descontos durante a semana que engloba a última sexta do mês de novembro.

Isso porque ano passado nós optamos por apenas um dia e agora temos isso validado. Veja o que é melhor para o seu público, estrutura, equipe e orçamento.

Falando em orçamento, esse é outro ponto que você precisa ter bem definido logo no início do seu planejamento. Aqui eu não estou falando dos produtos, preços e margem de lucro que falamos anteriormente, e sim do investimento que será feito nos anúncios.

Black Friday: O orçamento
O orçamento

Se você trabalhou com anúncios para a Black Friday ano passado um ótimo jeito de pensar aqui é ver o que foi investido na época para ter uma base. Claro que para isso você precisará analisar os resultados gerados naquele momento.

Fazendo isso, você poderá analisar e traçar o seu plano atual. É interessante olhar também para os meses anteriores desse ano: “Quanto foi investido em anúncios por você?” “Quanto você pode aumentar nesse orçamento?” Essa é a hora de investir mais, porém, com consciência.

É interessante que você pense no orçamento do mês todos e distribua-o em semanas. Nós aqui optamos por dividir o nosso budget da seguinte forma: 40% do investimento nas semanas anteriores a Black Week e 60% para a última semana em si.

5. Estabeleça os canais

Como fazer uma Black Friday sem ter os canais para chegar até os consumidores e mostrar as suas ofertas? No universo digital esses canais funcionam como as vitrines de uma loja física e, portanto, merecem todo cuidado e planejamento.

Além do e-mail marketing, você deve considerar aparecer mais no Google por meio do Google AdWords e, é claro, nas redes sociais através de posts e anúncios.

Black Friday: Escolha os canais
Escolha os canais

Nessa hora basta responder essa questão: Quais redes sociais são relevantes para o meu público? Facebook? Twitter? Instagram? LinkedIn? Pinterest? Reflita e escolha as opções

Depois de escolher, se comprometa em divulgar a sua Black Friday em cada uma das eleitas, de várias maneiras. Além de fazer com que o público saiba que você está oferecendo,  isso faz com que aumente o interesse delas nos diferentes momentos do dia.

Você pode, por exemplo, direcionar o seu tráfego não apenas para a sua home e página dos produtos como uma landing page. Realize testes e veja o que converte mais.

6. Defina as métricas

Acabamos de falar que você precisa testar para ver quais formatos estão convertendo mais. Para saber isso você terá que pensar em todo ‘tracking’ de suas campanhas, o Google Analytics e os parâmetros UTM são duas alternativas gratuitas de se conseguir isso.

Entretanto, não adianta nada ter acesso às informações geradas se você não saber onde deve focar os seus esforços. É preciso escolher os indicadores que serão interpretados continuamente por você.

Black Friday: Defina as métricas
Defina as métricas

Logo no início, você e sua equipe precisam pensar com sabedoria nisso: Quais são as principais métricas da minha Black Friday e do meu negócio?

Esse ano, aqui no leadlovers, por exemplo, escolhemos olhar com atenção para quantidade de pessoas que acessaram nosso site por meio das campanhas.

Por esse motivo, algumas métricas escolhidas foram: Cliques das campanhas; Visitas do site; Pessoas que clicaram no CTA; Pessoas que se cadastraram; Pessoas que clicaram no botão ‘comprar’; Pessoas que realmente compraram a ferramenta (boleto e cartão); e Pessoas que ficaram na ferramenta após 30 dias.

7. Use os gatilhos mentais a seu favor

Não dá para falar de vendas sem pensar nos gatilhos mentais. Utilize o poder deles para fechar a venda.

Para te ajudar, nós fizemos dois artigos sobre o assunto por aqui. No primeiro, que pode ser acessado aqui, explicamos 7 deles para você vender mais.

Black Friday: Use os gatilhos mentais a seu favor
Use os gatilhos mentais a seu favor

O sucesso foi tanto que fizemos um segundo artigo com outros 5 gatilhos pensados em vendas, para ler clique aqui.

No caso da Black Friday um dos gatilhos mentais que mais tem a ver com a data são os da Escassez e o da Antecipação. Leia os nossos dois artigos indicados que tenho certeza que você estará preparado para utilizá-los a favor das suas vendas.

8. Utilize contadores regressivos

Já que estamos falando de Gatilhos Mentais e citamos o da Escassez, não poderíamos deixar de dar essa outra dica para você: Os contadores regressivos.

A razão é simples: Os contadores regressivos são perfeitos para trabalhar o gatilho da escassez porque reforçam que determinada oferta estará disponível apenas por um período de tempo determinado.

Isso facilita para que os consumidores tomem uma atitude de maneira mais rápida, fechando a compra.  Você pode inserir contadores regressivos nas suas landing pages, páginas de vendas e até mesmo e-mail.

Black Friday: Utilize contadores regressivos
Utilize contadores regressivos

Se você não sabe como, nós apresentamos para você a mais nova ferramenta do leadlovers: O leadtimers. Se você já tem a nossa plataforma, o leadtimers está entre as funcionalidades inclusas. Não precisa pagar nada a mais para ter acesso.

Mas, se você ainda não é cliente, saiba que pode adquiri-lo de maneira isolada a partir de valores super acessíveis. Clique aqui para saber mais detalhes.

9. Se preocupe com meios de pagamento e segurança

Bem, parece um tanto óbvio falar disso, mas nunca é demais reforçar: Ofereça o máximo possível de meios de pagamento para o seu público.

Além das opções clássicas como boleto e cartão de crédito, o PayPal também é uma ótima opção a ser considerada. Facilita a compra dos consumidores, condições especiais e parcelamentos sempre foi – e sempre será  – uma excelente pedida.

Black Friday: Se preocupe com meios de pagamento e segurança
Se preocupe com meios de pagamento e segurança

Faça testes de pagamento, compre você com um valor simbólico e veja se tudo ocorre perfeitamente.

Atente-se também para que todas as transações sejam concluídas de maneira segura. Um ponto que não pode ser deixado de lado é certificado SSL, para saber mais sobre o assunto e como conseguir o seu grátis, leia esse artigo aqui.

10. Pense nos clientes que você já tem

Nessa época da Black Friday é natural que as pessoas se sintam mais atraídas a comprarem de lugares novos. Afinal, o preço aqui é um fator ainda mais atrativo. Muitas empresas não pensam nisso e colocam todos os seus esforços para conseguir novos consumidores.

Não cometa esse equívoco. Faça a sua parte e valorize os clientes que você já possui: Ofereça uma vantagem exclusiva a quem depositou confiança em você e fechou negócio em outra oportunidade.

Black Friday: Pense nos clientes que você já tem
Pense nos clientes que você já tem

Você pode começar a divulgação da sua Black Friday por eles, ver como se comportam e assim saber o que tem mais saída e deve ser reforçado para os novos. Mas seja grato e dê desconto maior para clientes existentes.

Isso, com certeza, vai fazer com que a satisfação deles aumentem. E que empresa não quer isso? Um cliente fidelizado pode se tornar um promotor da sua marca, sem contar que custa menos e é ainda mais gratificante.

Usando esse mesmo pensamento, você pode fazer isso também considerando as pessoas que curtem as suas redes sociais ou se cadastraram em materiais desenvolvidos por você.

11. Reforce o Pós-venda e o Suporte

Como falamos antes, com o aumento das vendas toda a empresa precisa estar preparada para a demanda que virá. Em muitos casos, a diferença entre um período normal será gigantesca e você não pode pôr tudo a perder, certo?

É comum ao falarmos nisso que os empreendedores pensem em fatores estruturais e de logística. Porém, quando mencionamos isso também estamos considerando os recursos humanos.

Black Friday: Reforce o seu Pós-Venda e Suporte
Reforce o seu Pós-Venda e Suporte

As equipes de Suporte e Pós-Venda precisam estar capacitadas para atender os novos clientes que surgirem de modo a facilitar a fidelização do mesmos. Muitas dúvidas e dificuldades poderão surgir, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido por você.

Trabalhe para que todos tenham consciência de seu papel fundamental no sucesso não só dessa data, como de todas as outras do ano.

O seu cliente quer – e merece –  o melhor atendimento possível. Ofereça isso a ele. As chances de que ele volte a fazer negócio com você serão absurdamente melhores.

12. Organize tudo isso

Para organizar tudo isso nada melhor do que contar com a ajuda de uma plataforma de Automação de Marketing Digital: O leadlovers.

Com o leadlovers, você pode criar todas as suas estratégias dentro de funis específicos, separando os diferentes tipos de comunicações que você terá (Exemplo: Clientes antigos, novos clientes).

Dessa maneira, você consegue ser certeiro e oferecer as suas ofertas de maneira personalizada.

Black Friday: Organize tudo isso
Organize tudo isso

Sem contar que com os gatilhos inteligentes você pode direcionar cada um deles de acordo com o comportamento deles. Desse modo, cada um vai para onde realmente interessa.

Lembra que no item anterior falamos de Pós Venda? Criar um Funil de Pós Vendas para auxiliar os clientes novos que surgirão, com certeza, é uma das melhores ações a serem tomadas por você para reter o cliente.

Sem contar que a partir da nossa plataforma você pode aproveitar esse grande ‘evento’ do calendário comercial para conseguir os contatos dos seus potenciais clientes (leads).

13. Comece o quanto antes

Se você ainda não começou a trabalhar na sua Black Friday, ‘dê o start‘ hoje mesmo com as nossas dicas. Sim. Ainda há tempo, visto que o ideal é começar a agir 10 dias antes.

Mas ano que vem procure fazer tudo com ainda mais antecedência. Como a maioria dos anúncios se dá por meio de leilão, os lances tendem a ficar mais caros nos dias que antecedem a data.

Black Friday: Comece o quanto antes
Comece o quanto antes

Assim como tudo na vida, uma Black Friday planejada com tempo garante que existam menos erros e, portanto, mais chances de sucesso.

E falando em Black Friday, quer ser um dos primeiros a receber informações sobre a nossa Black Week? Acesse aqui agora mesmo para se cadastrar e não ficar de fora dos melhores descontos que preparamos para você.

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers