Automação de Marketing: Veja os 7 benefícios principais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A automação de marketing não serve apenas para substituir pessoas por um processo automático de nutrição de leads, ela faz com que a sua equipe possa focar em ações que não podem ser executadas por uma ferramenta de automação de marketing, nesse caso, estamos falando do relacionamento com os seus leads.

Automação de Marketing

Ter mais tempo para se dedicar aos seus clientes é apenas uma das várias vantagens que a automação de marketing proporciona. Para te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa, listamos abaixo os 7 benefícios principais da aquisição de uma plataforma de automação de marketing. Não deixe de ler!

Plataforma de automação de Marketing: Veja os 7 benefícios principais
Automação de Marketing: Atraia leads com funis inteligentes e automatize seu negócio.

Criação de páginas web

Através da utilização de uma plataforma de automação de marketing, é possível ter acesso a uma ferramenta capaz de criar páginas web em instantes, de forma rápida e intuitiva. Além de agilizar o processo de criação das páginas para a web, você será capaz de economizar um bom dinheiro, pois não precisará contratar um web designer para fazer isso, nem mesmo assinar alguma outra ferramenta que só se dispõe a construir páginas.

Lembre-se: uma plataforma de automação de marketing reúne em um único serviço, um conjunto de ferramentas que têm como objetivo automatizar os seus processos, e dessa forma, ajudar você a ter sucesso e, como consequência, reduz seus gastos.

Gestão de leads

Uma das principais funcionalidades da automação de marketing é, sem dúvida, a gestão de leads, porque de nada adianta gerar milhares de leads, se estes não forem qualificados. E através do acompanhamento desses leads, é possível saber sobre as interações de cada um com os seus e-mails e, com isso, reunir um conjunto de informações sobre ele. Dessa forma, a sua estratégia de marketing pode ser colocada em ação conforme o estágio no qual se encontra o lead no seu funil de vendas.

Além do acompanhamento do lead, com a automação de marketing você pode gerar milhares de novos leads através de landing pages (páginas de captura), anúncios no Facebook, e até mesmo nos comentários dos posts na rede social, além de poder gerar leads através das suas mensagens de e-mail.

Automação de marketing e gatilhos inteligentes
Gatilhos inteligentes na automação de marketing

Gatilhos inteligentes na automação de marketing

Com essa funcionalidade, é possível criar ações automáticas nos funis e páginas, criar filtros e, a partir deles, automatizar os seus processos. Por exemplo, quando o seu lead assiste a um determinado vídeo, você atribui para ele uma pontuação, quando baixa aquele e-book que você enviou, ele recebe outra pontuação, e etc.

Dessa forma, nos gatilhos mentais, você cria um filtro de acordo com essa pontuação. Digamos que você crie um filtro para os leads com pontuação acima de 50 pontos, após isso, deverá criar uma ação, que pode ser, por exemplo, enviar um cupom de desconto para ele.

Acompanhamento de métricas

Com a automação você poderá acompanhar, diariamente e de uma forma detalhada, os resultados das suas ações de marketing. A partir dos dados recebidos, será possível avaliar o que está funcionando, e na medida do necessário, corrigir as estratégias que não estão dando o retorno esperado. Além disso, as métricas apresentam dados sobre o comportamento dos leads em relação aos seus e-mails enviados.

As métricas fornecidas pela plataforma de automação de marketing podem ajudar você a convencer a diretoria e a sua equipe da eficácia das ações de marketing digital, e com isso conseguir reunir mais investimentos para o setor.

Automação de marketing e otimização de conteúdo
Automação de marketing com otimização de conteúdos

Otimização de conteúdos

O seu conteúdo precisa ser constantemente atualizado, e a automação de marketing, além de automatizar os seus processos, procura otimizá-los, porque com a automação é possível segmentar o seu público, e assim, entregar o conteúdo certo para a pessoa certa. Dessa forma, você aumentará as chances de fidelizar seus clientes e conquistar novos.

Em campanhas de e-mail marketing e newsletters, muitas vezes o que acontece é o contrário: o conteúdo é enviado de forma igualitária, não havendo a preocupação da segmentação. Nesse caso, uma plataforma de automação de marketing auxilia na otimização de newsletters e e-mail marketing, pois cada lead será tratado conforme a sua fase no funil.

Nutrição de leads

Não basta entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, é necessário entregá-lo no momento certo, e a automação de marketing permite nutrir leads ainda não prontos para comprar, pois às vezes, o lead ainda nem sabe que tem um problema. Nesse caso, ele precisa ser educado, e só quando estiver realmente pronto, poderá usufruir dos benefícios do seu produto ou serviço, ou seja, quanto mais o lead conhece os seus problemas, e as possíveis soluções, maiores são as chances dele investir na sua solução.

Além disso, através da automação de marketing é possível criar estratégias de engajamento em múltiplos canais, dessa forma, você poderá atingir o seu público-alvo, na mídia mais utilizada por ele, porque de nada adianta focar numa determinada rede social, se a sua persona nunca está lá.

Cursos a distância
EAD (área de membros)

EAD (área de membros)

Uma ferramenta de EAD é essencial para quem desenvolve infoprodutos. Uma boa plataforma de automação de marketing oferece esse tipo de funcionalidade, cada vez mais necessária, principalmente por causa do crescimento dos cursos online oferecidos no mercado. Com uma área de membros, o produtor poderá configurar a liberação de aulas em datas específicas, moderar comentários, e até mesmo gerar uma certificação no final do curso.

Com um mercado cada vez mais competitivo, onde existem diversas empresas oferecendo produtos/serviços similares, é preciso investir no relacionamento com os seus leads, para poder se diferenciar e, assim, transformá-los em clientes fiéis.

Porém, não podemos gastar o nosso tempo trabalhando em processos que poderiam ser automatizados, você não pode se dar ao luxo de passar horas tentando criar uma página para o seu site, e muito menos tentando adivinhar qual o lead que já está pronto para ser enviado para a sua equipe de vendas.

Você precisa ir além disso e investir em uma plataforma de automação de marketing, que reúna, se possível, todas as funcionalidades apresentadas nesse artigo. Se você gostou do que leu, ficou com alguma dúvida, ou quer compartilhar suas experiências com a automação de marketing, deixe seu comentário!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers