Automação de marketing e e-mail marketing: qual é a diferença?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe a diferença entre e-mail marketing e a automação de marketing? Ambos os termos são extremamente comuns no universo do marketing digital, mas, apesar de tamanha popularidade, continuam sendo alvos frequentes de equívocos. Embora essas duas tecnologias tenham conceitos e objetivos bem distintos, a verdade é que muita gente ainda as tratam como sinônimos.

Automação de marketing e e-mail marketing: qual é a diferença?
Automação de marketing e e-mail marketing: qual é a diferença?

E essa confusão não é à toa. Muitas empresas iniciam sua estratégia de marketing digital utilizando apenas ferramentas mais tradicionais, como as mídias sociais. A cada dia que passa, no entanto, mais tecnologias se tornam disponíveis e possibilitam uma maior inovação nesta área. Entre tantas novidades e mudanças, nada mais normal do que ficar confuso na hora de entender cada uma das técnicas.

Por isso, se você também está confuso e quer entender de uma vez por todas quais as principais diferenças e semelhanças entre a automação de marketing e o e-mail marketing, continue a leitura!

E-mail marketing

O primeiro passo para entender a diferença entre a automação de marketing e o e-mail marketing é compreender o que cada um desses termos significa na prática, certo?

O e-mail marketing nada mais é do que a utilização do e-mail como uma ferramenta de marketing direto, utilizando-o para o envio de mensagens para usuários que, por alguma razão, disponibilizaram o seu endereço de e-mail para a empresa.

Por meio dele, mensagens são enviadas para a base de clientes que se cadastraram na lista de e-mails da sua empresa. A partir dessa estratégia, é possível manter contato constante com seu público e garantir a entrega de conteúdo relevante. Além disso, o contato feito por meio do e-mail é rápido, despontando como uma ótima maneira de se relacionar diretamente com seus potenciais clientes.

O seu disparo de forma periódica e consistente é parte essencial de uma estratégia de Inbound Marketing (não é à toa que tantos negócios estão investindo no envio dessas mensagens!), já que o e-mail é uma das formas mais práticas e baratas de entregar conteúdo e garantir um bom diálogo com o potencial cliente.

As características do e-mail marketing
As características do e-mail marketing

Para que o uso dessa estratégia funcione, no entanto, é necessário considerar as peculiaridades de cada segmento de lead e de cliente e ter sempre em mente que nem toda a sua base de e-mail tem os mesmos interesses.

Uma empresa que comercializa um software para controle de finanças, por exemplo, não deve enviar informações sobre mudanças no layout do software para um lead recém-gerado a partir do download de um e-book. Nesse caso, é muito mais interessante entregar um conteúdo relacionado ao universo do planejamento financeiro, como uma planilha gratuita, por exemplo.

Por outro lado, um cliente dessa empresa se interessa muito mais pelas mudanças que acontecem na plataforma do que pelo download gratuito de documentos e arquivos que se propõem a fazer o que o software já faz.

Embora seja possível realizar todo esse trabalho de forma manual, a verdade é que garantir que o disparo de e-mails aconteça com pontualidade e em concordância com os interesses de cada um dos leads é uma tarefa que requer muito tempo.

E é justamente aí que entra a automação de marketing, a maneira mais fácil de garantir que o disparo dos e-mails acontecerá de forma automática, pontual e eficiente, considerando o nível de maturidade de cada contato da base de e-mails e oferecendo conteúdo verdadeiramente relevante para cada um deles.

Principais vantagens do e-mail marketing

A estratégia de e-mail marketing é multifuncional. Por meio do e-mail, você pode informar e estreitar os laços com o seu público-alvo e vender para clientes atuais e potenciais. Essa estratégia é muito eficaz para gerar novos negócios, pois tem baixo custo e alto retorno no investimento (ROI), sendo extremamente indicada para empresas de todos os portes — inclusive as que têm pouca verba para investir em marketing.

As vantagens do e-mail marketing
As principais vantagens do e-mail marketing

Além de atuar como um canal de comunicação com seu público, o e-mail marketing é a forma mais simples de qualificar os seus leads. Os contatos que estão na sua lista de e mail escolheram receber este tipo de comunicação da sua empresa e, portanto, estão muito interessados em ouvir o que você tem a dizer.

Assim, por meio de e-mails informativos e verdadeiramente relevantes, os leads avançam sozinhos no nível de interesse e fornecem cada vez mais informações interessantes para a empresa. O fato de que um lead abriu seu e-mail, por exemplo, já indica que ele tem interesse no assunto abordado naquela mensagem.

Outra grande vantagem do disparo de e-mails é a grande quantidade de métricas que a ferramenta disponibiliza. É possível saber não só quem abriu o seu e-mail, mas também quais títulos e formatos performam melhor, se os links estão sendo clicados e tantas outras informações que fornecem insights relevantes para a construção da sua estratégia.

Quando aliado à automação de marketing, o e-mail se torna uma ferramenta extremamente poderosa para converter suas leads de forma barata, eficiente e com potencial de gerar muitas oportunidades de negócios. Isso tudo, é claro, sem perder horas e horas com tarefas meramente operacionais.

A seguir, conheça um pouco mais sobre como a automação de marketing funciona.

Automação de marketing digital

A automação de marketing nada mais é do que o uso de uma plataforma online que permite automatizar processos de marketing digital.

Ou seja: trata-se de um software de automação de marketing capaz de, desde que previamente programado, postar automaticamente nas redes sociais da empresa, agendar disparos de e-mail para vários contatos e enviar mensagens para os leads gerados de acordo com a sua fase equivalente no funil de vendas.

Automação de marketing digital e e-mail marketing
Automação de marketing digital e e-mail marketing

É o que acontece, por exemplo, quando alguém faz o download de um e-book e recebe, poucos dias depois, um e-mail perguntando se a leitura foi agradável e se o leitor tem alguma dúvida: embora o tratamento pareça altamente personalizado, a verdade é que tamanho cuidado com a satisfação desse lead só foi possível porque um processo de automação foi previamente efetuado.

Assim, por meio da implementação da automação de marketing digital, o responsável pela estratégia de marketing da empresa consegue não apenas criar um fluxo de e-mails e atividades muito mais eficientes e focadas na experiência do cliente, mas também gastar menos tempo com processos e atividades meramente operacionais.

O resultado disso tudo, é claro, é muito mais tempo para desenvolver uma estratégia verdadeiramente focada na geração de resultados e taxas de conversão muito mais altas, já que o cliente pode ser devidamente acompanhado por todo o funil de vendas sem maiores delays durante o processo de venda.

Principais características da automação de marketing

Quer dizer então que a principal característica dessa tecnologia é fazer com que o setor de marketing da empresa funcione sozinho, certo? Errado! O uso de um bom software de automação de marketing digital não elimina a necessidade de ter uma pessoa ou equipe dedicada ao marketing da sua empresa.

Em linhas gerais, pode-se dizer que a principal finalidade dessa ferramenta é otimizar o tempo do responsável pelo marketing e focar no desenvolvimento de uma estratégia verdadeiramente eficiente.

Principais características da automação de marketing
Principais características da automação de marketing

Em vez de gastar horas e horas de trabalho enviando e-mails para cada um dos contatos e checando em qual fase do funil de vendas cada um deles está, a automação de marketing torna o processo automático e permite que sobre muito mais tempo para aperfeiçoar a estratégia da empresa e criar novos processos que possam ser executados por meio da automação.

É válido ressaltar, contudo, que nem o melhor dos softwares de automação é capaz de substituir um bom profissional de marketing! Mesmo após a criação de um fluxo de trabalho que permeie todo o funil de vendas, é preciso que haja um responsável por monitorar os resultados alcançados e promover os devidos ajustes para o aprimoramento da estratégia adotada.

Além de aproveitar ao máximo o tempo da sua equipe, a automação de marketing também é muito importante para quem deseja gerar mais leads. Afinal, este é um dos seus principais objetivos, já que por meio da automação de marketing você consegue gerenciar melhor os leads, criar listas de segmentação e fazer fluxos de nutrição para aumentar a conversão.

Principais vantagens da automação de marketing digital

Como você pode ver, a automação de marketing digital é essencial para quem quer desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing mais eficiente e focada em conversão.

Além disso, softwares de automação de marketing digital, como o leadlovers, são extremamente versáteis. Com ele, você pode realizar toda sua estratégia de inbound utilizando uma plataforma só.

Funcionalidades de automação de marketing digital
Funcionalidades de automação de marketing digital

Confira abaixo as principais funcionalidades da automação de marketing:

  • criação de páginas web;
  • gestão de leads;
  • criação de landing pages, as famosas páginas de captura;
  • acompanhamento de métricas;
  • otimização de conteúdo;
  • nutrição de leads;

Por meio dessas e muitas outras funcionalidades, a automação de marketing digital permite que sua equipe de marketing gere mais leads para seu time de vendas. Assim, você pode desenvolver seu negócio gastando menos tempo com tarefas manuais e mais tempo com estratégias que geram resultado.

Diferenças entre automação de marketing digital e e-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing e automação de marketing são diferentes, mas se complementam para otimizar o marketing digital da sua empresa.

A automação de marketing digital é uma plataforma completa que faz a gestão de todas sua estratégias de conteúdo, como mídias sociais, blog, website e o próprio e-mail.

O e-mail marketing, por sua vez, é uma das peças da automação de marketing e consiste em enviar e-mails para sua base de leads. É possível enviar e-mail marketing de forma manual, mas, quando aliado à uma boa estratégia de automação de marketing, os resultados proporcionados por essa ferramenta são otimizados.

É importante salientar que uma estratégia de e-mail marketing só funciona quando corretamente aplicada: mais do que e-mails esporádicos e desconexos, é preciso se comunicar com a sua base de e-mails de forma periódica e consistente!

Diferenças entre automação de marketing digital e e-mail marketing
Diferenças entre automação de marketing digital e e-mail marketing

Imagine enviar e-mails para mais de 1.000 contatos, um por um, considerando o nível de maturidade de cada um deles (quem acabou de conhecer o seu produto e quem já é seu cliente, por exemplo). Parece impossível, não é mesmo?

Com a automação de marketing, isso pode ser feito em 5 minutos. Assim você terá mais tempo para se concentrar na estratégia e gastará menos tempo enviando e-mails.

Além de otimizar seu trabalho, a automação de marketing providencia métricas de e-mail que muitos servidores comuns de e-mail não disponibilizam. É importante acompanhar, por exemplo, taxas de abertura do seu e-mail para saber se você está enviando e-mails com assuntos que chamam a atenção do seu público.

Além disso, medir a taxa de cliques dentro dos seus e-mails revela que tipo de conteúdo é mais atraente para os seus leads. Assim, você será capaz de enviar mensagens que são relevantes e valiosas para seu público, o qual tende a se engajar cada vez mais com a sua marca e converter com mais velocidade.

Abaixo, confira três das principais diferenças entre o e-mail marketing e a automação de marketing:

  • Foco no lead x foco na empresa: enquanto a automação de marketing foca no lead e considera, de forma automática, o nível de maturidade e engajamento do lead, o simples disparo de e-mail marketing considera tão somente a mensagem que a empresa deseja transmitir.
  • Foco no estratégico x foco no operacional: com o suporte de um bom software de automação em marketing é possível dedicar o seu tempo a questões estratégicas, como o aumento da sua taxa de conversão, por exemplo. O disparo manual de e-mails, em contrapartida, aloca a maior parte do tempo em atividades meramente operacionais, já que o envio de e-mail marketing requer tempo.
  • Segmentação inteligente x segmentação genérica: por ter acesso a informações que o disparo manual de e-mails não tem, o uso de um software de automação de marketing permite ao setor de marketing a realização de uma segmentação de leads inteligente e eficiente, considerando o nível de interesse que cada um deles tem pela sua marca ou produto.

Qual dos dois utilizar?

Se você tem como objetivo fazer sua empresa crescer sem que isso acarrete em mais trabalho, é essencial utilizar automação de marketing. Quanto mais sua empresa crescer, mais leads você vai gerar. Utilizar uma ferramenta comum de e-mail marketing vai significar muito trabalho para você e sua equipe de marketing, mas uma ferramenta de automação tem capacidade para gerir enormes quantidades de leads de maneira extremamente eficiente.

Ainda tem alguma dúvida sobre e-mail marketing ou automação de marketing digital? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e conteúdos em primeira mão!

Artigo atualizado dia 30/01/2017

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers