Automação de Marketing: 7 motivos para a sua empresa investir nisso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Enquanto muitos acreditam que a automação de marketing pode atrapalhar e prejudicar o atendimento corpo a corpo com o cliente, outros descobriram — e descobrem, a cada dia — que essa ferramenta pode trazer organização, produtividade e muito mais resultados para os negócios.

Saiba porque usar automação de marketing
Automação de Marketing: 7 motivos para a sua empresa investir nisso

Para quem está se perguntando o que é essa tal da automação de marketing, a gente explica: trata-se de um sistema que ajuda a automatizar processos de marketing digital — envio de e-mails, newsletter, publicações em redes sociais e similares, a fim de manter os leads (clientes em potencial) sempre bem atendidos, informados e próximos à sua empresa.

Neste texto vamos explicar por que essa automação de marketing pode ser a solução que você procura e precisa. Explicaremos também como esse sistema, que integra tecnologia e expertise, pode ser usado para fidelizar os clientes ativos sem prejudicar o relacionamento com os leads. Afinal, perder oportunidades não está nos planos de quem quer crescer, concorda?

1. A automação de marketing possibilita melhor aproveitamento do tempo

Uma pergunta que todo empreendedor ou vendedor faz a si mesmo, em algum momento do trabalho, é: será que vale a pena investir tanto tempo no atendimento aos prospects, enquanto eu poderia investir o mesmo tempo para fidelizar os clientes que já conquistei?

Sabemos que nem sempre todos os que perguntam sobre um produto ou serviço vão, de fato, comprá-lo ou contratá-lo. Por outro lado, vale lembrar que se nem todo lead se transforma em cliente, todo cliente um dia já foi um lead. Portanto, não há como ignorá-los os ou apostar intuitivamente em alguns.

Nesse cenário, a automação de marketing pode ajudar muito, mantendo os leads bem nutridos — com informações relevantes que direcionam para o seu negócio — enquanto você usa seu tempo de maneira funcional, pensando em estratégias e oferecendo atendimento de qualidade a quem já demonstrou confiança em seu trabalho.

Prepare o seu cliente com automação de marketing
A automação de marketing prepara o seu cliente de forma efetiva

2. Seu cliente já chega preparado

Ao utilizar a automação de marketing para construir um funil relevante, com informações que atendam aos principais anseios do público-alvo, você estará, automaticamente, educando o futuro cliente sobre o produto ou serviço que ele vai adquirir. Isso reduzirá o número de insatisfação e problemas na pós-venda, pois o cliente comprará com conhecimento e confiança.

3. Sua empresa se torna referência no setor em que atua

Em toda relação de compra e venda, espera-se que, do lado do vendedor haja um profissional capacitado e especialista naquilo que oferece, pronto para oferecer informações relevantes e convincentes. Quando essas informações se transforma em conteúdo, distribuído gratuitamente e periodicamente, você não só informa seu público, mas se torna uma referência.

Lembrando que o esforço para criação desse conteúdo e o planejamento para sua distribuição serão feitos apenas uma vez, e só exigirão seu tempo durante a programação da plataforma de automação de marketing. Depois, as informações serão enviadas automaticamente aos novos leads que, na maioria das vezes, terão as mesmas dúvidas e anseios dos leads anteriores.

Automação de marketing para atendimento ao cliente
A automação de marketing pode preparar melhor seus vendedores para um atendimento eficiente

4. Seus vendedores podem se preparar mais para atender melhor

Uma boa equipe de vendas é aquela que conhece cada detalhe do produto ou serviço que oferece. Se a equipe não está preparada, além de não conseguir fechar bons negócios ela refletirá uma imagem insegura, que afetará a credibilidade da empresa.

Quando o empreendedor decide pela ferramenta de automação de marketing, ele está também oferecendo aos seus vendedores uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os produtos e serviços, tornando-se especialistas e consultores preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes — novos ou antigos.

5. Seu lead receberá informação qualificada e personalizada

Quando as ações de marketing são automatizadas, a plataforma fica pronta para enviar conteúdo ao futuro cliente no momento em que ele está pesquisando sobre seu produto ou serviço.

Isso significa que, mesmo sendo automatizado, o processo é personalizado. E é essa personalização que não só atrai a atenção do público, mas agrada-o a ponto de ajudá-lo na tomada da decisão final.

Automação de marketing atrai qualidade
A automação de marketing qualifica todo o processo estratégico do seu negócio

6. Público de qualidade, organização e métricas

O lead que passa por todo o funil, ou seja, que passa por todo processo criado na automação do marketing, é, sem dúvida, um lead que está realmente interessado no produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer. Isso é uma grande conquista para quem anseia por bons negócios.

Os processos de envio de conteúdo para o público são mais ágeis porque não dependem da sua disponibilidade de tempo, mas sim do interesse e necessidade do consumidor naquele momento.

Além disso, por oferecer métricas e análises sobre todo o processo, a automação de marketing ajuda a entender, por exemplo, por que alguns leads se perderam no caminho. Assim você e sua equipe podem trabalhar para otimizar o processo constantemente.

A possibilidade de mapeamento e mensuração de todas as etapas também oferece mais organização e agilidade no atendimento. O empreendedor passa a enxergar seu negócio com os olhos do público, implementando todas as melhorias e ajustes necessários não só no ambiente digital, mas também no off-line.

7. Redução dos custos e aumento das receitas

O trabalho com a automação de marketing poderá, em médio e longo prazos, sinalizar os ajustes importantes e relevantes que te ajudarão a diminuir os erros e melhorar todo o fluxo de venda do seu negócio.

Com isso, você investirá menos, pois saberá em que e quanto investir para conseguir bons resultados. Ao mesmo tempo, suas receitas continuarão aumentando, pois, se você sabe qual caminho traz mais resultado, é por ele que você e sua equipe vão seguir.

Aparar as arestas do processo de atendimento e aumentar a qualidade dele é o sonho de todo empreendedor que deseja ver seu negócio prosperar. E a automação de marketing é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para te ajudar a conquistar esse sonho.

Agora que você compreendeu alguns dos diversos benefícios que a automação de marketing pode oferecer, que tal baixar nosso e-book “Automatize seu Marketing” para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento desse processo? Ficaremos felizes em contribuir com informações relevantes para tornar seu trabalho cada dia mais eficiente e produtivo!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers