Negócios: Aprenda com o vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Eu sei, eu sei, a Copa do Mundo já passou e nós temos que voltar à realidade, não tem mais essa de sair mais cedo do trabalho, da aula ou parar o shopping para todo mundo acompanhar o jogo da Seleção, mas isso não que dizer que nós não podemos continuar tirando proveito deste grandioso evento que só acontece a cada 4 anos.

Aprenda com o vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
Aprenda com o vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Eu estava pesquisando algum conteúdo para repassar para vocês aqui no blog e me deparei com um artigo bem interessante na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Durante – e depois – do vexame da Seleção Brasileira perante a Alemanha, você deve ter visto nas redes sociais diversas piadinhas e memes sobre a grande derrota, até mesmo uma falando que daria 10% de desconto para cada gol tomado pela Seleção. Saiba de onde surgiu essa “ideia”.

João Varella, fundador da editora independente Lote 42, ao ver a escalação da Seleção Brasileira para aquele jogo em específico, decidiu lançar uma campanha antes da partida começar: 10% de desconto na sua loja virtual para cada gol levado pelo Brasil.

Logo no primeiro tempo de jogo, Varella disse que mensagens de conhecidos e amigos começaram a chegar perguntando o que ele iria fazer sobre o case, logo depois perfis de comédia no Facebook começaram a postar a campanha ao mesmo tempo que faziam piadinhas sobre jogo. Varella afirma nunca ter visto tamanha repercussão em seus dois anos com sua editora independente.

A partir daí Varella e seus sócios passaram a monitorar tudo o que os usuários estavam falando. O que parecia ser uma situação perigosa para a Lote 42 acabou se transformando em uma divulgação da marca. A empresa adotou uma atitude transparente durante todo o processo, quando o servidor da loja caiu, por conta da quantidade de acessos, eles mantiveram os clientes atualizados para que não achassem que a queda foi proposital. E a promoção continuou assim que sistema voltou a funcionar.

As mídias sociais se tornaram a vitrine da Lote 42, onde ela ganhou visibilidade e o apoio de muitos usuários. O número de seguidores teve um crescimento significativo, a página no Facebook da editora passou de 6 mil fãs para 36 mil em uma única partida da Copa, isso porque nas partidas anteriores do Brasil a empresa tinha feito a mesma promoção.

Através da ação, a Lote 42 vendeu cerca de dois mil livros e teve prejuízos que, para Varella, foi compensado pelo marketing positivo.

Do processo, Varella tirou algumas lições que você pode adotar no seu negócio, são elas:

  • Seja sempre transparente com seus consumidores nas mídias sociais;
  • Tenha um plano de contingência para situações que podem trazer resultados inesperados;
  • Seja fiel a sua palavra como empresa;
  • Escolha bem os parceiros que fornecem serviços para que sua empresa funcione. Eles não podem deixar seu negócio na mão, principalmente em crises;

A Copa pode ter acabado, mas isso não quer dizer que você não tenha se beneficiado dela, daqui a 4 anos tem mais, aproveite esse tempo para crescer e conquistar clientes, para que em 2018 você chegue com tudo. Abraços.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers