Eu sei, eu sei, a Copa do Mundo já passou e nós temos que voltar à realidade, não tem mais essa de sair mais cedo do trabalho, da aula ou parar o shopping para todo mundo acompanhar o jogo da Seleção, mas isso não que dizer que nós não podemos continuar tirando proveito deste grandioso evento que só acontece a cada 4 anos.
Eu estava pesquisando algum conteúdo para repassar para vocês aqui no blog e me deparei com um artigo bem interessante na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Durante – e depois – do vexame da Seleção Brasileira perante a Alemanha, você deve ter visto nas redes sociais diversas piadinhas e memes sobre a grande derrota, até mesmo uma falando que daria 10% de desconto para cada gol tomado pela Seleção. Saiba de onde surgiu essa “ideia”.
João Varella, fundador da editora independente Lote 42, ao ver a escalação da Seleção Brasileira para aquele jogo em específico, decidiu lançar uma campanha antes da partida começar: 10% de desconto na sua loja virtual para cada gol levado pelo Brasil.
Logo no primeiro tempo de jogo, Varella disse que mensagens de conhecidos e amigos começaram a chegar perguntando o que ele iria fazer sobre o case, logo depois perfis de comédia no Facebook começaram a postar a campanha ao mesmo tempo que faziam piadinhas sobre jogo. Varella afirma nunca ter visto tamanha repercussão em seus dois anos com sua editora independente.
A partir daí Varella e seus sócios passaram a monitorar tudo o que os usuários estavam falando. O que parecia ser uma situação perigosa para a Lote 42 acabou se transformando em uma divulgação da marca. A empresa adotou uma atitude transparente durante todo o processo, quando o servidor da loja caiu, por conta da quantidade de acessos, eles mantiveram os clientes atualizados para que não achassem que a queda foi proposital. E a promoção continuou assim que sistema voltou a funcionar.
As mídias sociais se tornaram a vitrine da Lote 42, onde ela ganhou visibilidade e o apoio de muitos usuários. O número de seguidores teve um crescimento significativo, a página no Facebook da editora passou de 6 mil fãs para 36 mil em uma única partida da Copa, isso porque nas partidas anteriores do Brasil a empresa tinha feito a mesma promoção.
Através da ação, a Lote 42 vendeu cerca de dois mil livros e teve prejuízos que, para Varella, foi compensado pelo marketing positivo.
Do processo, Varella tirou algumas lições que você pode adotar no seu negócio, são elas:
- Seja sempre transparente com seus consumidores nas mídias sociais;
- Tenha um plano de contingência para situações que podem trazer resultados inesperados;
- Seja fiel a sua palavra como empresa;
- Escolha bem os parceiros que fornecem serviços para que sua empresa funcione. Eles não podem deixar seu negócio na mão, principalmente em crises;
A Copa pode ter acabado, mas isso não quer dizer que você não tenha se beneficiado dela, daqui a 4 anos tem mais, aproveite esse tempo para crescer e conquistar clientes, para que em 2018 você chegue com tudo. Abraços.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]