Além de nutrir e qualificar, gerencie os seus Leads

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje os compradores controlam o processo de compra/vendas através de ferramentas de busca, mídias sociais e afins. Além de gerar leads, o marketing também precisa gerenciar os leads, orientando e guiando os consumidores conforme eles vão passando pelo funil de vendas. Algumas atividades são essenciais para isso.

  • Entenda os compradores e assegure que o produto/serviço atenda às necessidades deles;
  • Ajudar os compradores a entender que a oferta é uma solução que atende às necessidades deles;
  • Na nutrição de leads, eduque os compradores sobre a oferta, o valor agregador, posicionando a marca de forma diferenciada, como uma empresa que compreende os problemas deles e sabe como resolvê-los;
  • Na qualificação de leads – Entender quando o comprador evolui no processo de compra e está maduro para se engajar com vendas. Encaminhe o lead para o canal correto de vendas, no momento certo e recicle os leads que precisam ser trabalhados novamente.
Além de nutrir e qualificar, gerencie os seus Leads
Além de nutrir e qualificar, gerencie os seus Leads

Todas essas atividades juntas compõem o Gerenciamento de Leads.

As empresas que gerenciam corretamente os seus leads conseguem aumentar a taxa de conversão de leads para abordagem em até 50%, a produtividade em vendas cresce entre 10% a 40% e o ciclo de compra e o custo por lead diminuem em até 33%.

Para atingir os benefícios do gerenciamento de leads você tem que ir além do nutrir e qualificar. As práticas de gerenciamento de leads requerem:

  1. Que o Marketing esteja em todos os lugares – esteja onde um prospect possa pesquisar por um produto ou serviço, foque nas melhores práticas e na liderança do mercado, assim os prospects te acharão antes mesmo de precisarem de uma solução. Quando eles chegarem ao seu site, certifique-se de que a landing page tenha sido otimizada para aumentar a probabilidade de converter o tráfego em leads engajados.
  2. Criação do perfil dos prospects – crie um banco de dados para armazenar os seus leads e adote uma estratégia para mantê-lo limpo. Ao longo do processo vá coletando informações adicionais dos seus leads/propects. Através do rastreamento construa o perfil de seus interesses e meios/canais de engajamento: páginas que visitam, o conteúdo que baixam, etc. A segmentação de seus leads ajuda a definir o público-alvo com maior precisão e oferecer conteúdo de maior impacto.
  3. Automatizar o encaminhamento para vendas – encaminhe o lead para o canal mais apropriado assim que ele estiver maduro, causando o menor impacto possível no processo de trabalho da equipe de vendas. Registre a data em que o lead foi encaminhado para o funil de vendas, se necessário remaneje o lead de canal para uma posição mais adequada. Crie alertas para avisar o representante de vendas ou crie uma tarefa de follow-up.
  4. Fornecer informações complementares sobre o lead para vendas – forneça um histórico do lead, sua evolução e interesses despertados. Continue fornecendo informações que auxiliem vendas a progredir nas negociações pessoais.
  5. Reciclar os leads conforme as necessidades – há duas situações em que isso acontece: quando não foram ou não puderam receber um follow-up no momento correto pelo representante ou quando o representante não consegue contato. Os representantes devem devolver rapidamente estes leads para serem reciclados e nutridos.

O marketing deve fazer um bom gerenciamento de leads, além de nutri-los e qualificá-los, sendo uma boa maneira de alcançar os resultados esperados e aumentar as suas vendas, atraindo novos clientes. Espero que as dicas te ajudem e até a próxima.

Fonte: Automação de Marketing

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers