9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no youtube

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O YouTube é parada obrigatória na internet para quem quer acompanhar vídeos de todos os tipos. Portanto, é impensável ignorá-lo quando falamos de publicar conteúdo audiovisual na rede.

9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no youtube
9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no youtube

Por outro lado, a popularidade dessa plataforma implica em maior concorrência para o seu conteúdo, o que pode ser uma desvantagem se você não souber como otimizar seus vídeos. A boa notícia é que a solução para esse problema está em um conceito já bem conhecido: o SEO.

Aplicando algumas técnicas de SEO em seus vídeos, você passa a contar com muito mais visibilidade e audiência: o seu conteúdo passa a aparecer com mais destaque entre os resultados de busca no YouTube e pode até emplacar boas posições no Google. A ideia é semelhante à do SEO para texto: você precisa conhecer bem a sua proposta e implementar as táticas que farão do seu conteúdo um conteúdo vencedor.

A seguir, separamos 9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no YouTube. Confira e garanta o seu destaque:

1. Deixe o objetivo do vídeo bem claro

Objetividade é fundamental para a otimização de qualquer tipo de conteúdo, especialmente em um vídeo. Assim, certifique-se de que o título deixa bastante claro o propósito do vídeo e que o tema esteja presente tanto na descrição quanto nas tags cadastradas.

Também não faça promessas que o seu conteúdo não pode cumprir: a sua descrição e título devem ser coerentes com o que é abordado, expondo apenas o que está contido no vídeo e o que o seu público pode esperar dele.

Nada de tentar vender gato por lebre, pois isso só trará consequências negativas.

Deixe o objetivo do vídeo bem claro e faça uma descrição rica
Deixe o objetivo do vídeo bem claro e faça uma descrição rica

2. Faça uma descrição rica

A descrição do vídeo pode ser bastante vantajosa para o seu conteúdo emplacar boas posições no ranking de buscas.

Nela, você deve apresentar as informações mais importantes referentes ao vídeo, utilizando de forma adequada a sua palavra-chave. Também é interessante fazer uma breve transcrição do vídeo, de forma a ajudar o algoritmo a escanear o texto.

3. Pense bem na palavra-chave

Essa é uma das dicas de SEO mais repetidas para conteúdo em texto, e não poderia ser diferente aqui. Mas ela conta com algumas particularidades quando o assunto é vídeos no YouTube.

Isso porque no Youtube, quando você ou qualquer outra pessoa sobe um vídeo para a plataforma, eles estão inicialmente no mesmo nível, porque o carregamento da página e indexação da página é feita toda pelo próprio Youtube. Então, o trabalho com as palavras e descrições, será o que vai te diferenciar e destacar dos concorrentes. A palavra-chave, no YouTube, serve para filtrar os vídeos dentro da plataforma. Porém, se a sua escolha de palavra-chave for boa o suficiente, ela pode ir além dos resultados de busca do YouTube para começar a obter bom ranking no próprio Google.

Por isso, faça experimentos e verifique quais as combinações mais assertivas!

Para descobrir as melhores palavras-chaves, nós separamos algumas ferramentas.

Outro método é prestar atenção nas sugestões que o próprio Youtube da ao complementar os assuntos. Isso te dá indícios de algum nível de procura pelo assunto.

Incentive inscrições e likes
Incentive inscrições e likes

4. Incentive inscrições e likes

Engajamento é uma das dicas de SEO mais valiosas  para os seus vídeos ganharem destaque entre os resultados de busca. Incentive o seu público a se inscrever no seu canal usando calls to action no meio e no final do vídeo, com um link direto.

Além disso, estimule sua audiência a curtir o vídeo, pois isso torna a qualidade dele mais evidente. Todos esses fatores influenciam e muito o SEO do seu conteúdo.

5. Utilize tags relacionadas

Além do título e da descrição, as tags escolhidas para o seu vídeo são determinantes na hora de torná-lo mais relevante em buscas. Uma das melhores dicas de SEO para YouTube consiste em pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e utilizar várias delas como tags.

Explore diversas variações, mas tome cuidado para não prometer um conteúdo que não será servido.

Nomeie o arquivo adequadamente
Nomeie o arquivo adequadamente

6. Nomeie o arquivo adequadamente

Você sabia que o nome original do arquivo que você envia para o YouTube também é determinante para a sua performance no ranking de buscas? Apesar de ser possível mudar o título do vídeo, o nome do arquivo permanece como um critério que pode ser otimizado para melhorar o seu SEO.

Portanto, antes de enviar seu conteúdo, nomeie o arquivo de vídeo com a sua palavra-chave. Assim você maximiza o seu potencial de sucesso ao ter todas as frentes de conteúdo trabalhando a favor da sua estratégia.

7. Incorpore o vídeo em seu conteúdo

Além de implementar essas dicas de SEO em seu próprio vídeo, existem outras formas de garantir um bom ranking a partir da forma como você o utiliza fora do YouTube.

Uma delas é incorporá-lo em outros tipos de conteúdo, como em posts de blog ou landing pages do seu site.

A visibilidade extra que os seus vídeos vão ganhar com essa estratégia será determinante para conquistar boas posições nas buscas. Aliás, lembre-se de habilitar o código embed do seu vídeo para que outras pessoas possam incorporá-lo também.

Distribua o vídeo nas redes sociais
Distribua o vídeo nas redes sociais

8. Distribua o vídeo nas redes sociais

Que tal mais meios para aumentar a visibilidade e relevância do seu vídeo e, por consequência, o ranking nas buscas? As redes sociais podem te ajudar nessa tarefa!

Considere publicar links para o seu vídeo no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e onde mais for relevante para os seus objetivos. Determinadas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, permitem o upload de vídeos pela própria plataforma, mas o ideal é usar sempre o link do seu envio no YouTube.

9. Faça vídeos de qualidade

Pode parecer óbvio, mas é algo que precisa ser destacado: mais qualidade no seu conteúdo gera mais visualizações, que consequentemente melhoram o seu ranking.

Portanto, uma das dicas de SEO mais comuns para textos também vale para vídeos: dedique um tempo para melhorar a qualidade dele, seja com um roteiro melhor pensado ou uma duração que permita mais aprofundamento no tema.

O YouTube é o principal centro de compartilhamento de vídeos do mundo. Se o seu objetivo é utilizar esse meio para engajar o seu público, precisa trabalhar com essa plataforma. Siga as dicas destacadas acima para obter uma posição vantajosa nas buscas e, assim, atrair mais visitantes para o seu conteúdo.

E não se esqueça: mantenha-se sempre em busca de maneiras para melhorar, já que as tendências do audiovisual se transformam com velocidade!

Para continuar por dentro dos artigos da leadlovers, acompanhe as nossas redes sociais: curta a página no Facebook, siga o perfil no Twitter e assine o canal no YouTube!

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers