9 Dicas de como gravar vídeo para o YouTube com o seu celular

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O YouTube é um dos maiores fenômenos da atualidade e isso nem precisamos dizer. E quem vai negar que os vídeos estão cada vez mais assumindo parte significativa da nossa rotina?

Mas ainda assim, há muitos empreendedores perdendo grandes oportunidades de negócio por não estarem presentes por lá. O motivo mais citado é a falta de experiência, estrutura e equipamentos para gravar.

Foi pensando nisso que resolvemos criar um artigo com 9 dicas para você começar a gravar com o seu próprio celular com qualidade e sem complicação. Quer ver só?

11 Dicas de como gravar vídeo para o YouTube com o seu celular
11 Dicas de como gravar vídeo para o YouTube com o seu celular

1. Tenha um apoio

Um erro muito comum de quem está começando a gravar vídeos é, com certeza, segurar o celular com as próprias mãos. Por mais que você se esforce e mantenha a sua mão firme enquanto grava, é inevitável que o vídeo fique instável uma hora ou outra, prejudicando muito a qualidade da imagem.

Pior ainda, ao fazer isso você acaba por cansar o seu braço, o que não te deixará nada confortável em frente às câmeras. E quem consegue fazer um vídeo bom sem se sentir bem, não é mesmo?

Como gravar vídeo: Tenha um apoio
Tenha um apoio

Para evitar, você precisará de um apoio para o seu smartphone. E aí, as possibilidades são muitas: Você pode usar objetos como livros, mesas, bolsas e até o seu próprio notebook. Há também quem utilize fitas adesivas para colar o celular na parede, por exemplo.

É claro que a melhor alternativa seria você comprar um tripé. A boa notícia é que existem tripés de diferentes tamanhos, modelos e preços no mercado. E acredite: Esse investimento vale – muito – a pena porque você poderá usá-lo por muito tempo.  

Por isso, analise bem na hora de escolher o seu. A melhor maneira, com certeza, é ver reviews e tutoriais na internet (use o próprio YouTube para buscar hahaha) e até mesmo conversar com profissionais que você conhece.

Mais fácil impossível, né?

2. Ilumine imagem e mente

A iluminação é essencial em qualquer situação e ao usar qualquer tipo de câmera, independente do preço. Mas se você está utilizando um smartphone o empenho com isso terá que ser redobrado porque, querendo ou não, existirão ainda mais limitações.

E aí não existe muito segredo, a luz do dia será a companheira fiel dos vídeos de qualidade. Aproveite, além de ser a melhor iluminação que existe, a luz natural não custa nada. Logo, nem preciso dizer para você evitar ao máximo gravar à noite, ok?

Como gravar vídeo: Cuidado com a iluminação
Cuidado com a iluminação

Uma janela costuma ser o melhor lugar para quem grava vídeos em casa. Só observe bem para não estourar muito a imagem pela luz direta. Às vezes uma cortina comum é o suficiente para evitar isso.

Entretanto, não se esqueça de se posicionar sempre a favor da luz e fazer testes até achar a posição que mais favoreça a imagem.

É claro que uma hora ou outra você sentirá a necessidade de comprar uma Softbox, a queridinha dos YouTubers. Mas se você não pode ou não quer investir de início, use e abuse de abajures e luminárias, sempre escolhendo lâmpadas fluorescentes brancas.

A opção mais barata de softbox é montar uma caseira com aquelas Bolas Japonesas + alguma Luz.
https://www.youtube.com/watch?v=86Sfgj96gRw

3. Dê atenção aos movimentos

Outra atenção que você terá que ter ao gravar vídeos com o seu smartphone é em relação aos seus movimentos. Sim. Isso mesmo. Você não leu errado e vou explicar melhor para que entenda…

Lembra do que falamos na ‘Dica 1’ sobre estabilidade da imagem? Aqui você deve ter o mesmo pensamento. Ou seja, é imprescindível que você se movimente de maneira calma na hora de fazer um vídeo para que a imagem fique sempre nítida e focada.

Além do seu corpo dizer bastante sobre sensações que você não precisa necessariamente falar, as pessoas percebem isso insconscientemente.

Como gravar vídeo: Atenção aos movimentos
Atenção aos movimentos

Então, nada de movimentos bruscos e rápidos se você não quiser que a imagem saia tremida e desfocada. Prestar atenção nisso evita que você acabe regravando, gastando muito mais tempo, ou até mesmo prejudicando o engajamentos dos seus vídeos.

4. Faça vídeos pequenos e grave aos poucos

Bem, se você está habituado a acessar o YouTube deve ter percebido que os vídeos por lá não costumam ser muito longos. O motivo é simples: As pessoas têm cada vez mais pressa de conteúdo e menos paciência para enrolação.

É claro que dependendo do nicho de atuação e do seu público isso pode mudar. Porém, no caso de quem está começando no universo dos vídeos, esse cenário pode  — e deve — ser utilizado a seu favor.

Como gravar vídeo: Faça vídeos pequenos e grave aos poucos
Faça vídeos pequenos e grave aos poucos

Pense com a gente: Quanto maior for o seu vídeo mais chances de existirem errinhos no meio do processo. O que acontece não apenas pela questão da inexperiência como também de fatores externos que podem interferir.

Resumindo: Faça vídeos curtos, com introduções rápidas e chamativas, seja direto e claro. Além de agradar a sua audiência e facilitar a sua vida para fazer mais conteúdos em menos tempo,  essa atitude também vai tornar o seu trabalho mais sustentável no longo prazo.

5. Áudio: O seu melhor amigo ou pior inimigo

O erro da maioria das pessoas que gravam vídeos para o YouTube, até mesmo entre os mais experientes, é não dar atenção necessária ao áudio dos vídeos. Focam tanto na imagem que esquecem que a qualidade do som é tão fundamental quanto.

Afinal, o que adianta as pessoas te enxergarem perfeitamente se não conseguirem ouvir direito o que você está falando? Aliás, quantas vezes você deixou de ver um vídeo após aumentar o volume no máximo e ainda assim não conseguir escutar bem?

E em se tratando de gravar vídeos pelo celular o som deve ser ainda mais considerado. Até porque os microfones que vêm integrados aos smartphones foram criados pensando em chamadas de voz e não em vídeos profissionais.

Como gravar vídeo: Áudio - O seu melhor amigo ou pior inimigo
Áudio: O seu melhor amigo ou pior inimigo

Por esse motivo é interessante usar um microfone externo, como os de lapela. Há diversas opções na internet bem acessíveis ao bolso (alguns custam em torno de 10 reais) e que dão conta do recado perfeitamente.

Caso prefira não gastar nada em um primeiro momento, você pode contar com o próprio fone de ouvido seu celular. É claro que o efeito não é o mesmo, mas será muito melhor do que não usar nada.

Para tal, a dica é colar os fios e os 2 fones com fita adesiva, prendendo toda essa parte para que não fiquem se batendo durante a gravação, o que geraria ruído. Dessa forma, basta posicionar, ‘pregar’ o microfone do fone próximo ao peito e começar a gravar.

E engana-se quem pensa que ao comprar uma câmera esse ‘problema’ de áudio desaparecerá. O ideal é sempre usar um microfone externo para que o áudio saia limpo, sem ruídos e agradável aos ouvidos.

E lembrando que usando microfones externos ou não, o recomendado é sempre gravar o áudio do vídeo. Além de gravadores próprios, você pode usar o próprio gravador de um celular mesmo.

As pessoas assistem um vídeo de qualidade baixa, mas com áudio bom. Mas não assistem um vídeo em qualidade perfeita com um som horrível. 

 

Como gravar vídeo: Sempre grave o áudio dos seus vídeos
Sempre grave o áudio dos seus vídeos

Como não poderá ser o mesmo aparelho que você está usando para gravar o vídeo, conte com a ajuda de um celular antigo ou de alguém da sua família ou amigos.

Caso for usar microfone externo, como o de lapela, você deverá conectar o microfone no celular ou outro gravador.  Daí a importância de se observar as entradas disponíveis ou usar um adaptador.

Aí não tem erro, basta sincronizar na hora da edição, outra tarefa que você terá que aprender.

Para ajudar nessa, alguns especialistas da área indicam bater a palma uma vez antes de iniciar a gravação para que você identifique um pico do som na hora de editar. E facilita bastante, acredite.

Por fim, outra coisa que não poderíamos deixar de falar: Procure um lugar silencioso e calmo para gravar. É por essa razão que a maioria dos vídeos do YouTube são gravados em ambientes internos, como dentro de casa. Faz muita diferença mesmo.

6. Aproxime-se da câmera e das pessoas

Quanto a essa dica não existe mistério. Para melhorar a qualidade da imagem e do som recomendamos que você fique o mais próximo possível do seu aparelho. É claro que dentro de uma distância confortável para você e aos olhos dos espectadores.

Como gravar vídeo: Aproxime-se da câmera e também das pessoas
Aproxime-se da câmera e também das pessoas

Ah e eu sei que ao falar sobre ficar mais próximo você logo pensou no zoom, né? Mas, ao contrário do que parece, evite o uso de zoom para gravar no celular, isso prejudica muito a nitidez da imagem.

Além de ficar perto, quanto mais a frente e distante você estiver do fundo do vídeo (parede do seu quarto, por exemplo), melhor. Pois isso garante que você fique mais em evidência.

7. Alguns detalhes mudam tudo

Bem, além de todas as dicas que falamos até agora, chegou o momento de falar dos detalhes.

O primeiro deles é a escolha do cenário. Engana-se quem pensa que você precisa de um lugar incrível para gravar, mas é interessante sim, que esse lugar seja agradável visualmente.

Além de escolher um local iluminado e deixar o ambiente organizado, as cores também devem ser pensadas.

Uma parede branca pode ser a melhor opção para você brincar com quadros ou prateleiras com livros, por exemplo. Outra dica é usar luzinhas para dar um ar aconchegante ao fundo, um abajur ou luminária mesmo.

Como gravar vídeo: Cuidados especiais nos detalhes
Cuidados especiais nos detalhes

O mais importante é você colocar a sua identidade ali, mas nada de complicar, é como sempre falamos aqui: Menos é mais. Sem exageros.

Do mesmo modo, é interessante que você pense na sua apresentação pessoal. Além de usar roupas adequadas, se preocupar com acessórios, cabelo, barba, etc. Tudo pensado para que você e sua audiência se sintam confortáveis durante todo o vídeo.

Há mais um ponto que você precisa prestar atenção: A lente da câmera. Isso porque como usamos muito nosso celular no dia a dia é impossível que a lente esteja sempre 100% limpa.

E nem precisamos dizer que o acúmulo de pó e outros resíduos pode interferir – e muito – na sua imagem, né?

Assim, antes de gravar é crucial que você limpe a lente com um pano limpo, passando de leve para não correr o risco de danificar.

Como gravar vídeo: Configurações da câmera e posição na horizontal
Configurações da câmera e posição na horizontal

Lembre-se ainda de mexer nas configurações da sua câmera. Você deverá deixar na resolução máxima permitida, acertar a exposição e foco de acordo com o ambiente em que está e aprender um pouco mais sobre um assunto chamado ‘regra dos terços’.

Enquanto estiver falando, olhe diretamente para a câmera, um dos pequenos detalhes que auxiliam a você ter conexão com o público com quem se comunica é olhar para quem você está falando, isso por vídeo, você só consegue se falar diretamente com a lente da câmera.

Certifique-se também de estar com bateria suficiente e o principal: Memória.

E outro item determinante que não poderíamos de deixar de lado: Deixe o celular na horizontal quando for fazer o seu vídeo. Vídeos na vertical quando inseridos no YouTube aparecem com faixas pretas do lado, que não são nada agradáveis para o espectador. Com excessão dos vídeos postados no Instagram.

Sem contar que fazendo isso todo o espaço que você teve o trabalho de preparar para gravar o vídeo é realmente aproveitado.

Portanto, vertical agora só para suas selfies, Stories ou Snapchat, ok?

Ah e é fundamental que você tenha a consciência de que a preparação antes de gravar não envolve só a parte visual. Também é recomendado criar um roteiro contendo os tópicos a serem desenvolvidos por você.

8. Utilize programas e aplicativos a seu favor

Bem, ao fazer vídeos, seja no YouTube ou em qualquer outra plataforma, você precisará fazer ao menos uma edição simples.

Como gravar vídeo: Utilize programas e aplicativos a seu favor
Utilize programas e aplicativos a seu favor

E para sua alegria há muitos apps e programas que vieram para ajudar esse trabalho. Como opção grátis

E estes não se limitam apenas à edição, há opções para possibilidades infinitas de personalização e até mesmo para potencializar os resultados da câmera do seu celular.

9. Pratique muito e agora

Por último e não menos importante: Pratique. Pode parecer clichê dizer e de fato é. Mas não deixa de ser verdade que, assim como a maioria das coisas da vida, é a prática que deixará você cada vez mais próximo da excelência.

Deixa a vergonha de lado, ligue a câmera do seu celular e comece agora mesmo a entregar conteúdo de qualidade para o seu público.

Afinal, nunca foi tão simples fazer isso, não é mesmo?

Como gravar vídeo: Pratique
Pratique

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião. E não deixe de conhecer mais sobre o leadlovers no nosso site, clicando aqui.

Lá nós temos um time de consultores preparado para tirar todas as suas dúvidas sobre a nossa plataforma de Automação de Marketing que, cá entre nós, assim como o YouTube, foi criada para facilitar o seu caminho para o sucesso.

 

 

 

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers