7 dicas para título de e-mail que você não deixará de abrir – nem seus clientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uso de e-mail como forma de impulsionar um empreendimento tem sido um meio muito eficiente e cada vez mais utilizado e apreciado por empreendedores, pelo baixo custo e excepcional ROI – retorno sobre investimento – que proporciona.

No entanto, é importante que você saiba que algumas técnicas precisam ser bem analisadas na hora de utilizar essa ferramenta poderosa. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.

Título de e-mail como recurso engajador
E-mail marketing como recurso estratégico

Ora, veja bem: você não está mandando o e-mail para um amigo, para um colega ou alguém da familiar. Trata-se de uma mensagem eletrônica que também é um recurso estratégico, uma forma de impulsionar suas vendas. Para isso, é preciso que a dedicação e cautela com o que você está falando para seus leads sejam máximas.

E quando falamos no título do seu e-mail, isso é ainda mais significativo. Esse será o primeiro contato do seu lead com você. Se não for impactante, se não for capaz de chamar a atenção de início, fatalmente o e-mail será deletado pelos clientes mais ocupados – ou, ainda pior, relegado à lista de SPAM dos potenciais clientes.

Pensando nisso, nós decidimos listar algumas dicas importantes de como criar títulos de e-mails incríveis para que você consiga instigar a curiosidade de seus clientes – e fazer com que suas mensagens sejam irresistíveis de abrir e muito clicadas!

Veja, aprenda e mais importante ainda, coloque em prática.

Confira algumas dicas de como fazer um bom título de e-mail de vendas

Como criar título de e-mail
Dicas para criar título de e-mails

1# Dedique bastante tempo a esta missão

Não pense que em cinco minutinhos serão suficientes para você criar um título matador. Apesar de parecer algo muito simples, é necessário se dedicar, pois muitas tentativas virão, até que você perceba que tipo de título de e-mail é ideal.

Um método de criação de títulos de e-mails irresistível é: criar variadas possibilidades e depois vá eliminando. Estude cada uma das alternativas e faça modificações quando achar necessário.

Esse tipo de exercício é algo fundamental para que você consiga, principalmente no início do trabalho com este recurso, se familiarizar e praticar com resultados positivos.

2# Muito cuidado na escolha das palavras

Em uma espécie de continuação do tópico anterior é: procure sempre escolher palavras atraentes. Aquelas que você julga que serão capazes de prender a atenção do público que você pretende atingir.

Utilize palavras persuasivas no título de e-mail
Use palavras persuasivas

Uma técnica interessante para fazer isso é:

1 – Responda para si mesmo: qual o objetivo deste e-mail e quais as palavras mais interessantes para serem utilizadas?

2 – Em seguida, você deverá dividir o título em partes e, para isso, uma técnica muito utilizada é a técnica AIDA.

Essa é uma técnica baseada em quatro elementos necessários para estipular um título. São eles:

Atenção: nesta etapa, a mais importante, é prender o leitor ao seu título, já na primeira impressão;

Interesse: na parte do interesse, você deve se basear em palavras que podem despertar um alto nível de interesse do leitor. Algo que sirva para chamá-lo a ler o resto do texto;

Desejo: pense em algo que desperte o desejo do leitor, que mostre benefícios, visando deixá-lo ainda mais interessado;

Ação: por fim, na parte da ação, é importante que seu texto acompanhe o nível de persuasão que o título tem. É a hora do clique do lead e, para que ele continue lendo, é preciso que o texto siga o mesmo nível.

3# Tente ser sintético com as palavras

Ou seja, não se prolongue muito. O bom título resume, em poucas palavras, o que você quer dizer, o impacto que você deseja causar.

Seja objetivo no título de e-mail
Não prolongue o título de e-mail

Estudos revelam que títulos menores possuem maiores probabilidades de serem lidos.

Não é o caso de você deixar de pôr algo relevante, mas apenas de tentar passar a mensagem de maneira mais otimizada possível.

Muitos leads, e até mesmo clientes, acabam se prendendo ao e-mail apenas ao bater o olho no título. Se o título for grande e não for possível de ser lido tão rapidamente, a chance de ele ser apagado é muito grande.

Uma técnica interessante para isso é dar uma afunilada quando o texto já estiver pronto. Uma vez que você já escolheu, vá cortando as palavras que não são tão necessárias.

Um cuidado extra

E lembre-se de um detalhe importante: os e-mails, quando recebidos em sua caixa, ficam com partes dos títulos à vista. Portanto, se for muito grande, o título não ficará imediatamente visível, prejudicando sua taxa de abertura. Fique de olho nisso!

4# Trabalhe com palavras mágicas

Algumas palavras são bastante mercadológicas e se enquadram bem no conceito de venda em questão. Naturalmente, são palavras que não podem faltar.

Algumas delas são: ‘incrível’, ‘grátis’, ‘novo’, ‘perfeito’, ‘essencial’, ‘completo’, ‘melhor’, ‘fácil’, ‘garantida’, ‘simples’, ‘surpreendente’, ‘incomum’ etc. Costumam ser bem relevantes e por si só já costumam agregar muito significado ao título do seu e-mail.

Essas palavras, quando combinadas com algumas palavras-chave que tenham algo em comum com o seu público-alvo, transmitem um recado bastante significativo para que você consiga cumprir a missão de convocar seu lead.

5# Oferta de benefícios

A melhor maneira de prender a atenção de um lead, principalmente em um e-mail comercial, é fazer com que benefício fique bem evidente. Se esse benefício puder estar retratado já no título do e-mail, perfeito.

Benefícios no título de e-mail
Informe os benefícios no título do e-mail

Algumas das palavras citadas no item quatro servem para deixar essa ideia bem clara.

Esse tipo de método deixará seu título de e-mail irresistível. Só é importante que os benefícios estejam bem de acordo com o seu público-alvo.

6# Utilizar perguntas em títulos de e-mail

Não é uma obrigação, mas é uma técnica que pode surtir um efeito interessante. A pergunta deve ser bem feita, capaz de aguçar a curiosidade do leitor, é importante que o lead sinta o desejo de clicar no e-mail para ver a resposta e, consequentemente, acabe se interessando pelo material que você está trazendo.

Só é importante reforçar que a pergunta precisa ser bem elaborada e que tenha uma resposta, caso contrário só vai despertar o descaso ou a ira de seu potencial cliente. E propaganda negativa é tudo o que não desejamos, certo?

7# Releia o texto e tente pegar as melhores palavras

Deixe o título para o final da elaboração do e-mail. Quando for pensar nisso, releia todo o texto e procure por aquela palavra que melhor defina o impacto que você deseja causar, que melhor amarre suas ideias. E que, claro, seja bastante significativa para que o leitor tenha interesse em continuar lendo.

Combinando essas técnicas que listamos não haverá erro. A chance de sucesso é grande.

E aí, o que achou das dicas? Este artigo te ajudou a entender mais sobre como deve ser um bom título de e-mail para atrair leads e fidelizar clientes? Quer saber mais ou deseja compartilhar uma dica que não está no texto, então, deixe nos comentários abaixo.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers