6 Ferramentas para obter ideias de produção de conteúdo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A produção de conteúdo se tornou uma das principais tendências, quando se trata de atrair clientes, dos últimos anos no Marketing Digital.

Conquistar o público por meio de algo que lhes interesse, como artigos, infográficos e vídeos é a forma mais indicada para conseguir leads qualificados com engajamento. Para futuramente, torná-los clientes fidelizados à empresa

Hoje, o foco é muito voltado a resolução de dúvidas dos clientes, o conteúdo deve resolver as dúvidas dos leitores, no passado, os comerciais de Televisão e outras mídias tradicionais chamavam a atenção.

Mas o distanciamento entre empresa e consumidor incomodava, e com o passar do tempo, tornou-se um problema.

Por isso, focar na produção de conteúdo tem um enorme valor no quesito aproximação.

E neste ponto, a tecnologia é um gerador de ideias de conteúdo, auxiliando os produtores de conteúdo a desenvolverem temas relevantes para os seus leitores.

Produção de conteúdo, o que é?

Ferramentas para ideias de Produção de Conteúdo
Ferramentas para ideias Produção de Conteúdo

Os pontos principais da produção de conteúdo é mostrar a autoridade da empresa no assunto.

Dizer que o seu produto ou serviço é o melhor do mercado é algo que todas as empresas fazem, por isso, se diferenciar da concorrência é um passo importante para conquistar clientes novos e fiéis.

A mídia tradicional faz isso a décadas, com conteúdos que interessam os leitores, conseguindo clientes a cada dia.

Para fazer um bom texto, é necessário fazer o papel básico do redator ou profissional da área, ou seja, estudar, entender do assunto e se organizar.

Para produzir um texto bem estruturado, sem esquecer que trata-se de marketing de conteúdo, com objetivo de nutrir seu leitor para uma futura venda.

Se o artigo tiver pré-estruturado, é mais fácil de ser um conteúdo épico, sendo bem recebido, discutido e compartilhado pelos seus leitores.

Dessa forma, a produção de conteúdo deve trabalhar com aquilo que é tendência, e para isso, o produtor deve estar atualizado de tudo que é atual na sociedade, ou no mercado de um determinado segmento.

Assuntos relevantes

Ferramentas para Conteúdos Relevantes
Ferramentas para Conteúdos Relevantes

Bem, produzir conteúdo é a tendência do momento, então, vou falar dos meus produtos e serviços nele, certo?

Não é bem assim…

Os textos voltados exclusivamente para venda tem lá a sua importância, principalmente para clientes que conhecem do assunto, prontos para comprar um produto.

Entretanto, grande parte dos leitores procuram por conteúdos que resolvam as suas dúvidas. Então, busque focar em textos estratégicos de temas relacionados com o seu trabalho.

Evite adivinhar aquilo que o cliente quer, procure sempre as necessidades e dúvidas dos leitores, produzindo um conteúdo épico para isso.

Na produção de conteúdo marketing, entenda a sua persona, se for alguém que esteja interessado e bem informado sobre o tema, vá direto ao assunto.

Agora, se o leitor quer algo introdutório, explique didaticamente os termos específicos, para a melhor compreensão.

Dicas para produzir conteúdos

Um dos mais importantes passos para um bom conteúdo é a escrita. Os textos bem produzidos gramaticalmente são convidativos e dão maior credibilidade para o seu blog, fazendo com que os leitores se sintam agraciados, se interessando por mais conteúdos.

Por isso, a revisão de conteúdo é fundamental para o texto não conter erros de gramática e concordância.

Se não tiver recursos para contratar um revisor, existem ferramentas que fazem bem esta função, como o corretor do Microsoft Word ou Libre Office (dois clássicos), DiffChecker, Dicionário Criativo, entre tantos outros.

Essas ferramentas, identificam palavras mal escritas e sem contexto, ajudando aqueles que atuam em trabalhar com produção de conteúdo para sites e blogs.

Evite plágios! Tudo que é escrito na internet tem direitos autorais, não copie conteúdos da internet. Por isso, seja original, crie um conteúdo único e relevante. Conteúdos bem pensados e únicos garantem credibilidade e interação na sua plataforma.

Vantagens

Os benefícios da produção de conteúdo relevante são muitos. Nos parágrafos acima, foi mensurado a importância do texto bem informativo, e dos resultados positivos que ele proporciona.

Quanto mais relevante for o seu conteúdo, maiores são as chances que os sites de busca identificarem relevância, e o posicionamento orgânico do artigo será excelente.

O famoso ROI (retorno sobre investimento) é garantido com bons conteúdos. A técnica de preparar o leitor para uma futura venda é até 60% mais efetiva que uma propaganda direta nos tradicionais veículos de comunicação.

Além disso, as palavras-chave são os elementos principais de posicionamento nas plataformas de busca, ela é a principal ferramenta de qualquer campanha de marketing.

As estratégias de SEO, Inbound marketing e email marketing não tem relevância sem conteúdos de alta qualidade.

Tipos de ferramentas

Ferramentas de Conteúdo
Ferramentas de Conteúdo

Depois de saber a importância de produzir um conteúdo único e relevante, conheça as ferramentas mais usadas para isso:

Google Trends: Conhecer as tendências sobre determinado assunto é fundamental. Nele, você encontra a quantidade de citações da palavra-chave, o volume, período e o local de maior acesso, é um importante aliado para títulos de textos, pois, a ferramenta trabalha nos mais utilizados;

SEMRush: Nesta ferramenta, você identifica palavras-chave que são tendência, analisa o desempenho dos conteúdos de concorrentes diretos ao seu, faz mapeamento do seu site e sugere como os textos devem ser posicionados.

Answer the Public: Contribui muito para planejar conteúdos. Esta ferramenta te ajuda no planejamento de palavras-chave, questionamentos sobre o termo, comparações e termos relacionados em ordem alfabética, facilitando uma produção de conteúdo freelancer por exemplo, na busca confortável das palavras;

Keyword Tool: A ferramenta tem várias funcionalidades gratuitas, como os planejadores de palavras-chave. Além disso, ela busca palavras do Google, Youtube, App Store, Instagram, Amazon entre outros sites e redes sociais;

MindMeister: Esta é uma das ferramentas mais importantes para a produção de conteúdo. Ela é uma ferramenta para mapeamento mental online. Você consegue fazer a captura, desenvolvimento, produção e compartilhamento visual das ideias de um conteúdo;

Buzzsumo: No site, você consegue fazer uma pesquisa de uma palavra-chave, texto, ou site, identificando os mais buscados. Além disso, ele analisa a quantidade de compartilhamento nas redes sociais, e ordena a quantidade de compartilhamentos;

 

Conclusão

Um conteúdo de alta qualidade é sinônimo de interação, compartilhamento, e na conversão de vendas futuras.

Mas, para alcançar tudo isso é necessário planejamento, textos bem escritos, estruturados e estratégicos não só para blogs, como na produção de conteúdo para mídias sociais.

Você gostou do tema? Tem alguma dúvida deste assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Guest Post escrito pela Soluções Indústriais.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers