6 exemplos práticos de como o marketing digital auxilia PMEs

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o advento da internet, as maneiras das empresas se comunicar foram modificados também.

Todas aquelas estratégias de marketing caras e bem elaboradas através de canais de TV, rádio, revistas, outdoors e afins foram ampliadas, e hoje a mídia proporciona muitas outras formas de comunicação, com o apoio da web. Sendo mais práticas do que aquelas com as quais estávamos acostumados.

o marketing digital e a internet
O advento da internet possibilitou o marketing digital

Os métodos atuais são bem mais eficientes. Quando o consumidor está atrás de um produto, ou mesmo quando deseja procurar informações sobre determinada compra, assim como informações das empresas responsáveis pela fabricação, criou-se o hábito de fazer isso por meio de pesquisas na internet.

Dessa forma, o usuário pode, facilmente, se inteirar sobre preços, opiniões de outros usuários, detalhamento dos produtos, entre outros fatores.

Você já pensou a respeito dos benefícios que o marketing digital pode ter para uma PME? Pequenas e médias empresas podem ser altamente beneficiadas com essas estratégias, mas é necessário que sejam muito bem utilizadas e executadas para surtirem efeito.

Precisam ser:

  • relevantes para seu público;
  • precisas na informação;
  • permitir que o empreendedor tenha alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro (ROI) nesse tipo de comunicação;

É a respeito disso que vamos falar neste texto. Traremos algumas das mais importantes maneiras de se utilizar o marketing digital, fazendo com que o seu negócio seja cada vez mais próspero e rentável.

Confira as dicas e comece a aplicá-las agora mesmo.

Como o marketing digital auxilia em seu negócio

1# – É mensurável

Por meio do marketing digital é possível mensurar detalhadamente resultados de campanhas. Além disso, é possível saber o que funciona e o que não, procurando investir naquilo que está dando melhor retorno.

Marketing digital em pequenos negócios
Descubra como o marketing digital pode auxiliar em seu negócio

Um exemplo é a realização de gráficos que ajudam a avaliar o desempenho da marca ou de um determinado produto ao longo dos anos.

Antes do surgimento da internet e dos recursos que proporciona, era muito mais difícil para um empreendedor saber se suas ações estavam ou não surtindo o impacto planejado.

Hoje, a comunicação é muito mais rápida. Com isso, os retornos obtidos também são bem mais eficazes e ajudam o empresário a ter uma dinâmica diferenciada, a fim de traçar novas estratégias.

2# – É facilmente segmentado

O marketing digital permitiu que as campanhas fossem feitas de maneira muito mais segmentadas. Pequenas e médias empresas costumam atingir um público mais específico, o marketing digital trouxe uma perspectiva muito mais direta e até mesmo “cirúrgica” para estratégias de empreendedores PME.

Por exemplo, podemos citar uma empresa que trabalha em um ramo como o de material de construção, atuando com o público de uma cidade em específico. O marketing digital permite o diálogo direto entre a marca e seus público-alvo, algo que não existia antes da internet.

Você pode se comunicar com redes sociais voltadas ao seu público, por meio de e-mail marketing voltado para grupos específicos, tudo realizado de maneira muito mais focada e tendo resultados bem objetivos.

3# – A atenção de potenciais clientes ocorre de maneira orgânica

Por meio do marketing digital, é possível a empresa atrair clientes sem a necessidade de gastos para divulgação. Tudo isso, porque se poderá buscar apoio na busca orgânica.

Marketing digital atrai leads
Atraia clientes com marketing digital

Um exemplo prático disso são os mecanismos de busca como o Google ou mesmo a utilização de virais por e-mail ou por redes sociais. O cliente não precisou fazer uma incessante pesquisa para chegar até o nome da sua empresa, ele apenas precisou procurar no Google. Orgânico é isso, algo natural, que parte da vontade do próprio cliente.

Esse tipo de estratégia – cuja eficácia está associada à qualidade de conteúdo e à aplicação de técnicas de SEO –, trata-se de algo muito valorizado pelo público que está sempre procurando obter informações a respeito de novos negócios, mas não pretende gastar dinheiro para uma simples pesquisa e cotação.

4# – Possibilita a criação de vínculos com o interlocutor

Outro ponto bastante interessante da comunicação atual por estratégias de marketing digital está no fato de tornar possível a criação e estabelecimento de vínculo com o seu público-alvo, transformando-os em audiência frequente e fidelizada.

De que maneira isso ocorre? A partir do investimento em conteúdos relevantes para o seu nicho, possibilitando a construção de sua lista de leads. Esse processo permitirá ao empresário não apenas uma comunicação pontual, mas a construção de raízes com o público.

E-mails cadastrados, seguidores em redes sociais, assinantes de blogs, tudo isso fará com que o público esteja mais próximo não apenas no momento de uma única ação, mas de tudo que você vier a promover em seu negócio.

Quando uma empresa ainda não é muito conhecida, como é o caso, sobretudo, das micro e pequenas, mas também das médias, tudo o que a marca vier a fazer para ganhar destaque positivo deve ser visto como uma prioridade para o crescimento dos resultados.

Trabalhe com marketing digital
O marketing digital possibilita a criação de vínculos com o interlocutor

Como exemplo mais prático, podemos citar a situação de uma empresa que, em algum momento, publicou determinado post na sua página e foi curtida por um de seus seguidores. Assim, de forma natural, esse conteúdo poderá aparecer na página de outras pessoas que poderão a vir se interessar pelo que a sua marca divulga. É um ciclo virtuoso!

Com a sua marca se fazendo presente, será sempre lembrada. Então, em um momento de necessidade, essa pessoa saberá a quem recorrer e você estará fidelizando novos clientes.

5# – O custo-benefício também é um ponto importante

Outra questão bastante relevante do marketing digital para as pequenas e médias empresas é o que diz respeito a seu custo-benefício.

Sabemos que, para uma empresa de menor porte, todo e qualquer dinheiro que puder ser economizado será bem visto. Combinando tudo isso que citamos nos itens anteriores, será possível que o marketing digital da empresa alcance bons resultados, mesmo partindo de investimentos reduzidos.

Tudo que você precisa no marketing digital é saber aliar a boa aplicação de recursos com ideias criativas e inteligentes. A partir disso, e de boas ferramentas – algo que o marketing digital oferece aos montes –, a marca tende a ter ROI elevado, sobretudo em comparação às mídias tradicionais.

Vale citar a condição de empresas que estão em fase inicial de implantação e ainda não dispõem de muitos recursos financeiros. O marketing digital aparece, então, como uma possibilidade de ascensão. De divulgar a sua “entrada” no mercado.

6# – Pequenas empresas podem concorrer de maneira mais competitiva

Outro fator de destaque a respeito do marketing digital é que possibilita às marcas pequenas e médias uma concorrência muito mais justa do que no passado. Tudo graças à web.

Antigamente, grandes empresas, que naturalmente contam com muito mais dinheiro em caixa para investir em propaganda, faziam uso de meios diversos para divulgar seu produto, enquanto as menores acabavam engolidas por essa concorrência desleal. Simplesmente, por não ter tantos recursos disponíveis.

Hoje em dia, utilizando ferramentas de marketing digital, as pequenas empresas possuem muito mais espaço e, utilizando bem os artifícios que têm, podem conseguir a credibilidade que precisam para converter oportunidades em receita.

Vamos utilizar uma situação hipotética. Você está começando uma empresa no ramo de refrigerantes. Como divulgar seu produto em um planeta que conta com uma multinacional como a Coca-Cola? Sabemos que não há o que possa ser feito em pé de igualdade.

Concorra com grandes empresas através do Marketing Digital
O marketing digital possibilita a competição entre empresas

Mas o marketing digital, por não envolver grandes custos em suas campanhas como citado no item anterior, criou a possibilidade da competitividade mais justa e horizontalizada.

Ainda que você não disponha nem de longe da mesma popularidade – ou recursos financeiros –, suas chances de se comunicar com seu nicho são infinitamente maiores do que era antes do surgimento do marketing digital.

E então, as dicas deste artigo serão capazes de ajudar no seu empreendimento? Não deixe de acompanhar o nosso blog, mais artigos sobre o assunto serão publicados. Em caso de dúvidas, não deixe de comentar logo abaixo, responderemos o mais rapidamente possível.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers