6 dicas para conquistar o jovem consumidor brasileiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você pretende conquistar o público jovem brasileiro, saiba que não é algo muito simples de se fazer. Este público vive o agora, o momento é o que vale, levam consideração a opinião dos amigos e adoram as redes sociais. Descubra como cativá-los agora.

A empresa B2, especializada em conectar marcas ao público jovem, realizou um estudo intitulado “Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro”, que foi divulgado essa semana. Uma das principais constatações do estudo é de que o jovem brasileiro está adaptado a mudanças bruscas, por isso tomam decisões baseadas em oportunidade ou impulso.

O comportamento de 80 jovens, com idades entre 18 e 25 anos, de diferentes clases e regiões participaram do estudo. Primeiramente eles responderam um questionário e depois foram acompanhados por uma semana cada, para comparar suas respostas com seus comportamentos no dia a dia.

Dentro do cenário estudado descobriu-se dois grandes influenciadores na tomada de decisão: as redes sociais e os amigos, além dos contatos que esses jovens têm dentro dessas ferramentas. Segundo a pesquisa, as principais fontes de informação desse público é o WhatsApp, Facebook e Instagram, passando, em média, 6 horas diárias nas mídias sociais. “Hoje os amigos ainda são a principal fonte de influência na hora de consumir algo”, diz Viviane Rodriguez, sócia diretora da B2. “O boca a boca pode acabar com uma empresa hoje em dia”, afirma Ricardo Buckup, fundador da agência.

Veja algumas conclusões da pesquisa que poderão te ajudar a conquistar esse público:

1. O jovem brasileiro não está preocupado com planejamentos muito longos ou com o futuro, ele vive o agora. Por agirem com naturalidade às mudanças, eles tomam muitas decisões por oportunidade ou impulso. Para ser relevante neste panorama é essencial ser flexível.

2. A tecnologia e as mídias sociais fazem parte da rotina desse público. “Hoje o jovem prefere passar fome a ficar sem seu pacote de dados no celular”, afirma Buckup. Por isso a grande influência dos seus contatos na tomada de decisões.

3. Ao contrário do que muitos pensam, o jovem vê o estudo como um investimento que lhe proporcionará uma qualidade de vida melhor. A formação profissional foi apontado por 42% dos entrevistados como o maior sonho. Ter estabilidade, trabalhar com o que gosta, poder conciliar lazer e trabalho e empreendedor também foram citados como perspectivas.

4. Levando em consideração o cenário atual em que vivem, 60% dos jovens preferem pagar tudo à vista; 56% se consideram consumidores moderados; e uma minoria – 18% nas classes A e B e 11% na C – pensam em economizar parte dos seus rendimentos.

5. É um público que não se surpreende facilmente, eventos como morte na família, surpresas, enfermidades, são tratados com a maior normalidade por eles, se encaixando perfeitamente no seu dia a dia. Então, é essencial que as empresa sejam mais criativas na hora de cativar e surpreender esse público.

6. Os jovens se preocupam muito com a imagem e sentimentos que querem passar na hora de interagir com outras pessoas nas redes sociais. Ao mesmo tempo eles apresentam uma identidade própria, que não condiz com a imagem que querem transmitir. Para criar uma imagem cada vez mais humana, as empresas precisam entender essa dualidade. E mensagens que esse consumidores queiram ouvir e compartilhar.

Fonte: PEGN

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers