Você sabia que o nosso emocional exerce um papel importante quando temos que tomar decisões? Ao entrar em uma loja, você pede para a atendente uma roupa de uma determinada cor e ao saber que não tem, deixa de comprar quando ela diz que o produto está indisponível? Acredite, a situação mencionada também se encaixa ao marketing e à taxa de conversão de leads.
Para atrair a atenção do público-alvo, antes de qualquer coisa, é necessário ter conhecimento de que há uma série de fundamentos psicológicos, que são capazes de explicar o nosso comportamento. Com isso, neste artigo, vamos apresentar alguns segredos de como a utilização cores, imagens, formatação, dentre outros, pode aumentar os cliques e intensificar a taxa de conversão de leads. Confira!
O uso de cores
Em voltas pelo shopping, supermercado e outros centros comerciais, é muito provável que você já tenha percebido que cada marca utiliza determinadas cores para atrair a atenção dos clientes. Um dos exemplos mais conhecidos é o McDonald’s. Você já parou para se perguntar por que a fachada da rede americana de fast food é vermelha e amarela?
Para quem não sabe, o vermelho e o amarelo são quentes e representam velocidade, agilidade e fome. Ao identificar as tonalidades, o cérebro interpreta a mensagem, aguçando o apetite das pessoas, que passam a observar a fachada e sentem vontade de comer os lanches.
Saiba que, assim como ocorre com o McDonald’s, a escolha das cores não é feita aleatoriamente. Elas devem ser decididas de acordo com os serviços ou os produtos comercializados pelo seu negócio e com a mensagem que deseja passar aos clientes.
Segundo uma pesquisa feita pelo Seoul International Color Expo 2004, 92,6% das pessoas consideram a cor do produto antes de adquiri-lo e mais da metade delas podem desistir de uma compra, caso não tenha um produto no estoque com a sua cor preferida.
Lembre-se que as cores são fundamentais para a tomada de decisão com relação à compra de um produto, pois geram reações no nosso cérebro e influenciam nossas escolhas.
A simbologia das cores
Como abordamos no item anterior, a escolha das cores é determinante para o poder de decisão da compra de um produto ou serviço. Essa realidade também está diretamente relacionada à taxa de conversão das landing pages, que precisam ter tons que despertam o interesse dos consumidores. Neste tópico, vamos apresentar a simbologia de algumas cores.
Vermelho
Você já reparou que o vermelho costuma ser utilizado em liquidações e ações promocionais? Muitas lojas escolhem essa cor, pois atrai compradores compulsivos, já que é estimulante e induz os consumidores a agir. Também está presente em sinalizações de emergência, com a finalidade de atrair os usuários e “forçá-los” a pensar bem antes de tomar uma decisão.
Amarelo
Quando utilizado com o vermelho, o amarelo induz o apetite. No entanto, se a cor é usada sozinha, estimula o otimismo, por ser feliz e acolhedora. É uma ótima escolha para chamar a atenção para alguns detalhes ou até mesmo sinalizar cautela. Há diversos tons de amarelo e eles podem ser utilizados para atrair o público-alvo para algum elemento-chave ou Call To Action (CTA).
Preto
O preto representa força, formalidade e elegância. Conhecida por sua versatilidade, é a cor que passa mistério e aguça a curiosidade. Pode ser utilizado em diferentes simbologias. Além disso, é usado em tipografias e áreas importantes do design de informação.
Branco
O branco ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. Quando utilizado com outras cores, transmite harmonia. Além disso, está ligado ao pensamento lógico e à comunicação. Ressalta informações e elementos gráficos, o que gera contraste com conteúdo.
O valor das imagens
Imagens são uma forma interessante de atrair a atenção do público, pois provocam efeitos psicológicos. Na publicidade, bebês, pessoas e animais despertam muita atenção, pois seus rostos atraem o nosso olhar.
Durante alguns anos, o pesquisador e psicólogo, James Breeze realizou um estudo sobre como a atenção das pessoas é em relação às propagandas. Para conduzir a pesquisa, ele usou Eye-trackers, dispositivos que captam e rastreiam movimentos oculares, permitindo saber para onde as pessoas olham.
Breeze realizou o experimento com cerca de cem pessoas que usaram o Eye-trackers e observaram duas imagens. A primeira apresentava um bebê olhando para fora da imagem e com um anúncio ao seu lado. Já segunda imagem mostrava o mesmo bebê olhando diretamente para o anúncio.
Após essa etapa, o pesquisador avaliou os resultados por meio dos heatmaps, mapas que mostram onde há a maior incidência de olhares. Quanto mais olhares estiverem direcionados para um mesmo ponto, mais vermelho esse ponto fica.
Entre as duas imagens, a que mais registrou concentração de pontos vermelhos foi a segunda, pois as pessoas observaram para onde o bebê estava olhando.
Os infográficos e indicadores direcionais
Além das imagens, outra forma de atrair a atenção dos clientes é utilizar indicadores direcionais, que tem como finalidade indicar aos visitantes do site a área de foco da sua página. Com isso, você pode adicionar imagens de setas apontando para o seu formulário, estimulando o olhar dos usuários para a conversão.
Infográficos com números comparativos também podem ser muito eficientes, pois passam credibilidade e confiabilidade aos visitantes, que passa a compreender com mais facilidade a proposta de sua oferta e converta no seu formulário. Investir em imagens representativas e foto do seu produto ou serviço são igualmente atrativas.
Efeito Zeigarnik e conversão de leads
A psicóloga russa, Bluma Wulfovna Zeignarnik, que estudava a mente humana desenvolveu um experimento, em 1927, para comprovar uma teoria. Para isso, ela submeteu um grupo de pessoas à realização de tarefas. Entre estas pessoas, ela deixava que algumas finalizassem as tarefas, outras, ela as interrompia constantemente.
Quando questionadas, as pessoas que não concluíram as atividades lembravam-se das tarefas que ficaram incompletas, diferentemente daquelas que terminaram os exercícios. A partir daí deu-se origem ao efeito Zeignarnik. No entanto, qual é a influência desse estudo no nosso dia a dia?
É bem simples: já notou que ao final da temporada de sua série favorita, a última cena sempre tem um acontecimento importante, que deixa uma dúvida no ar e, às vezes, exibe a famosa mensagem “To be continued”? Com isso, além de aguardar pela próxima temporada, você não esquece como o último episódio terminou.
No marketing digital, para ter uma boa conversão de leads, é preciso limitar os campos de preenchimento para dois ou três, pois quanto mais campos você adicionar, menos pessoas vão preenchê-lo. No entanto, se mais informações são necessárias, deixe o formulário de conversão escondido. Para isso, deixe apenas o CTA com a sua oferta visível. Quando o visitante clicar no CTA, o formulário é exibido em uma pop-up, interrompendo-o por um momento.
Com isso, no momento do clique, o visitante estará decidido a fazer o download do material ou até mesmo comprar o seu produto ou serviço. Por meio do efeito Zeigarnik, as chances de o usuário concluir o preenchimento de seu formulário são maiores.
Gostou de saber mais sobre a relação entre a psicologia e a conversão de leads? Você sabe quais os testes necessários para adaptar a sua landing page de acordo com estes recursos? No post “Teste AB em landing pages: Mais Leads Para Você”, exploramos como testar a eficácia das landing pages!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]