5 lições de Marketing da Hello Kitty

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

No ano de 2014, a Hello Kitty completou 40 anos. E, apesar de ter perdido a liderança em vendas de produtos no seu país de origem, o Japão, para Mickey Mouse e o Anpanman, outro xodó local, a Hello Kitty nos ensinou muitas lições de marketing ao longo de 4 décadas.

A Sanrio, empresa detentora da personagem, já deu sinais de que a perda de tal liderança não afeta os planos de expansão da bonequinha, a começar pelo Hello Kitty Café, que já tem uma unidade operando aqui no Brasil e para 2015, os planos são lançar uma linha de roupas masculinas da garota.

Enquanto a nova linha de roupas não chega, confira 5 de lições de marketing inspiradas na trajetória da Hello Kitty, que a Revista Inc. separou para que empreendedores como você possam colocar em prática.

1. Mude antes de a situação ficar ruim

A Sanrio não modernizou a Hello Kitty porque a situação estava ruim, além disso, a incursão da empresa no ramo de cafeterias aconteceu antes da empresa perder espaço no mercado japonês. Não tem como prever se a repaginação surtirá efeito, então, a lição aqui é: um negócio não pode usar a inovação como último recurso.

2. Não tenha medo de inovar

Há 40 anos, a Hello Kitty surgiu como uma bolsa de moedas, posteriormente, a bonequinha passou a estampar artigos de material escolar, desenhos animados e jogos eletrônicos, além de inúmeros outros produtos. Mas mesmo assim, é difícil imaginar um café inspirado na personagem, assim como uma linha de roupas masculinas inspirada em uma personagem tão infantil e feminina. O que é legal em toda essa situação é que a Sanrio não se importa, para a companhia, Kitty pode estampar qualquer produto. As ideias até podem ser extravagantes, mas a coragem da empresa japonesa em pensar fora da caixa pode servir de inspiração para quem tem um negócio menor.

3. Mas saiba o que deve ficar como está

A Sanrio gosta de transitar em uma linha tênue que separa a disrupção da descaracterização de uma marca. Cafeterias e roupas masculinas são novidades inusitadas, no entanto, a companhia não sinalizou nenhuma mudança no desenho da personagem – o que no fim, é o que mais importa para os amantes de Kitty.

4. Não se esqueça dos fãs antigos

Inovação é essencial para um negócio longevo, mas esquecer o passado pode ser um problema. A Sanrio valoriza bastante o equilíbrio entre a busca pelo novo e o respeito pelo que é mais antigo. É um hábito da empresa realizar, ao redor do planeta, convenções e exposições sobre a história da Hello Kitty.

5. Propaganda não é só anúncios

Mesmo tendo uma enorme popularidade no Japão, a Sanrio não costuma divulgar a Hello Kitty em anúncios na televisão e em revistas. Isso não significa que eles não gastam dinheiro com publicidade.  Eles só preferem investir em canais alternativos, como por exemplo, licenciamento para jogos e animações, que garantem exposição sem um investimento muito grande. Outro ótima estratégia utilizada pelos japoneses consiste em presentear celebridades, além do mais, a Hello Kitty é promovida por artistas que não recebem nenhum dinheiro da Sanrio. A cantora Avril Lavigne já fez uma música para a personagem.

E aí, curtiu as lições que uma bonequinha com cara de gatinha pode oferecer? Espero que sim, abraços e até a próxima.

Fonte: Revista PEGN

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers