5 dicas de inbound marketing para um negócio de sucesso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você quer ter um negócio de sucesso, dicas de inbound marketing podem ajudá-lo. Afinal, destina-se à criação de conteúdo de qualidade, que atrai as pessoas para o seu negócio e marca.

Os clientes já estão à procura de respostas online, pesquisando seu nicho, verificando concorrentes e tentando decidir se realmente precisam de seu serviço ou produto.

Assim, o objetivo é ter conteúdo que contemple todos esses cenários e as etapas do processo de compra, a fim de capturar esses clientes potencialmente interessados.

Dicas para um inbound marketing de sucesso
5 dicas de inbound marketing para um negócio de sucesso

Exemplos de conteúdo de inbound marketing incluem blogs, fotos, infográficos, vídeos, podcasts, apresentações, e-books, documentos, newsletters, webinários, SEO e marketing de conteúdo.

O inbound marketing tem como alvo a atração e relacionamento com clientes através de plataformas online, como blogs, mídias sociais e motores de busca, e destina-se a criar um conteúdo, a fim de direcionar o tráfego orgânico (em vez de tráfego orientado à publicidade) para um site da empresa.

A principal forma pela qual o tráfego é gerado é através do uso de ligações de entrada que maximizam a visibilidade do conteúdo dos motores de busca e outros sites, aumentando a sua classificação nos resultados de busca.

Dicas de inbound marketing fundamentais
Dicas de inbound marketing: fundamental para negócio de sucesso

Dicas de inbound marketing: fundamental para negócio de sucesso

A maioria das plataformas que ajudam a compartilhar conteúdo, como Facebook, Twitter, YouTube e vários blogs, são livres para usar e se inscrever, o que compensa a todo empreendedor.

Assim, o inbound marketing é mais barato para executar, e as empresas menores são capazes de competir na internet em condições de igualdade com as grandes empresas. Investir SEO no conteúdo pode substituir alguns gastos com publicidade, já que esse conteúdo se torna mais visível nos motores de busca e nos outros canais de contato com o cliente.

Então, conheça aqui algumas dicas de inbound marketing para que você tenha um negócio de sucesso.

Pesquisa para inbound marketing
Dicas de inbound marketing: Pesquisa

1. Pesquisa

Quando se trata de inbound marketing, a pesquisa é realmente fundamental – e muito simples. Tudo que você precisa é saber sobre seu negócio e conhecer o seu cliente.

Defina o seu negócio

  • Quais são os principais indicadores de desempenho que você quer medir?
  • Quais são as suas metas de receita?
  • O que o crescimento do seu negócio significa para você? (Quantidade de ligações chegando, receitas geradas, clientes adquiridos, número de parcerias etc.)

Estude sobre o seu setor

Você pode pensar que sabe sobre sua indústria de dentro e  fora, mas sempre haverá alterações, atualizações e inovações em torno do setor.

A fim de obter uma melhor compreensão do que está acontecendo e ficar à frente da concorrência, a pesquisa é uma obrigação.

  • O que seus concorrentes estão fazendo em relação ao conteúdo em sites?
  • Que eventos e notícias atuais estão acontecendo?
  • Existe uma empresa B2B com a qual você pode fechar parceria?
  • Quais são as estatísticas atuais da indústria para seus objetivos? (Para garantir que seus objetivos sejam realistas e atingíveis.)

Entenda seu cliente

Para entender o seu cliente, falar com a equipe de vendas sempre ajuda. É a única em contato direto com seus clientes potenciais, o que significa que possui uma grande quantidade de insights sobre o que seu público quer.

• Quais são os pontos mais problemáticos dos clientes quando eles chegam até você?
• Quais são os dados demográficos sobre os clientes?
• Que mensagens eles respondem mais?

SEO no inbound marketing
Dicas de inbound marketing: SEO

2. SEO

SEO parece complicado, mas é simples se você sabe exatamente em que focalizar. Consiste em ser todos os fatores de uma página do site, os quais influenciam o ranking do motor de busca. É importante otimizar cada página que é criada em seu site. Quando se trata de SEO, não se esqueça de:

  • Incluir palavras-chave dentro do conteúdo da página;
  • Incluir palavras-chave dentro das propriedades da página, como a URL;
  • Incluir palavras-chave ao fazer upload e inserir suas imagens;
  • Fazer hiperlinks nas palavras-chave para outras páginas em seu site;
Conteúdo para inbound marketing
Dicas de inbound marketing: Conteúdo

3. Conteúdo

O marketing de conteúdo está crescendo a cada dia, servindo exclusivamente para atrair o público-alvo com informações relevantes sobre o setor e mantendo o empreendedor como expert das atividades relacionadas ao nicho. No inbound marketing, o marketing de conteúdo está diretamente interligado.

Por meio da publicação de blogs, você traz o tráfego orgânico para seu site, uma tática altamente recomendada se você quiser crescer.

Publicar o conteúdo certo

Escrever o conteúdo em torno das questões, problemas e desafios a que seus clientes potenciais querem respostas. Isso irá ajudar os seus clientes não só a encontrar informações valiosas, mas também a apresentá-los à sua marca.

Publicar conteúdo de forma consistente

Isso depende de tempo e orçamento. Independentemente do caso, é preciso que haja uma frequência coerente de publicação para não despistar o leitor que goste do seu conteúdo.

Determine o tema

Como a concorrência está grande, é preciso determinar bem o tema sobre o qual irá escrever. Afinal, se não houver uma linha de pensamento, você será mais um genérico, que fala sobre tudo de uma forma superficial. Portanto, tente se destacar com o seu conteúdo voltado àquilo que sabe fazer melhor.

Use chamadas à ação (CTA)

A colocação de um CTA no final do seu post, pedindo aos visitantes algumas ações, como assinar a newsletter, acessar as redes sociais ou apenas comentar, vai certamente ajudar a crescer os seus leads e vendas!

Inbound marketing e comunicação de lead
Dicas de inbound marketing: comunicação de lead

4. Comunicação de lead

Uma vez que você começar a conquistar clientes, é hora de descobrir como você quer se comunicar com eles. Isso está relacionado a diversos fatores: quem são, o serviço ou produto específico que eles querem, quais as perguntas que eles querem ter respondidas, e o quanto de comunicação eles tiveram com você até agora.

5. Nutrição de leads

A nutrição serve para você se certificar de que os clientes realmente estão interessados na marca e conseguir segmentá-los conforme a necessidade e o nível do funil. Isso garante que a equipe de vendas não esteja perdendo tempo em comunicação com os leads não qualificados.

Inbound marketing timing
Determine o seu timing

Determinar o seu timing

Dependendo de há quanto tempo o seu cliente já está fazendo parte da sua lista de contatos, você deve segmentá-lo conforme a sua necessidade. Se acabou de assinar a newsletter, por exemplo, não mande vários e-mails por semana.

Por outro lado, se aquele cliente está pronto para realizar a compra, mandar e-mails sobre promoções é uma boa alternativa. O que você precisa descobrir é o timing de cada cliente. Por isso, a estratégia do funil de vendas ajuda tanto.

Percebeu o quanto dicas de inbound marketing ajudam em seu negócio de sucesso? Com essas sugestões, você pode ir muito longe, atraindo, conquistando, nutrindo e tendo uma receita muito maior! Se gostou do post, deixe seu comentário!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers