4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As principais diferenças entre inbound e outbound marketing são muito pontuais, devido à definição dos termos.

4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing
4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Afinal, sabe-se que o inbound marketing tem a ver com um marketing mais próximo de um público-alvo definido, enquanto o outbound marketing não se preocupa com estratégias de segmentação.

Para uma empresa, ambas as estratégias têm seu lado positivo e negativo, porém, indica-se que o inbound marketing é uma forma de atrair o público-alvo e conseguir a retenção de clientes, levando a um lucro maior.

Agora, o que iremos mostrar para você são as principais diferenças entre inbound e outbound marketing.

Diferenças entre inbound e outbound marketing

Há muitas diferenças entre inbound e outbound marketing, por isso mesmo separamos as principais delas para você verificar qual estratégia cabe no seu orçamento e qual é mais vantajosa para o seu negócio. Vamos lá?

Custo para cada uma:

O outbound marketing, também conhecido como marketing de interrupção, envolve a obtenção de sua mensagem de marketing para o maior número de pessoas possível através da publicidade, contato frio, mala direta e outras técnicas agressivas que interrompem as pessoas em suas vidas diárias.

diferenças entre inbound e outbound marketing
Confira as diferenças de custo de cada tipo de estratégia

Outbound marketing é um modelo de marketing que requer uma grande quantidade de mensagens de marketing a serem empurradas através de vários canais na esperança de que a mensagem certa chegue para a pessoa certa.

Percebe-se, então, que não há segmentação; e se fosse necessário criar uma campanha de marketing baseada no outbound, sairia caro.

Os custos associados à comercialização de outbound marketing, muitas vezes, envolvem impressão e envio de materiais ou divulgação da sua mensagem através da televisão, rádio ou outros meios de comunicação, tornando-se fora do alcance de pequenas empresas.

As grandes empresas, por outro lado, que podem pagar por essa comercialização, vão se beneficiar, porque essa técnica pode ajudar a trazer consciência sobre o próprio produto e serviço para um público nacional.

Já o marketing de entrada é menos caro e qualquer pessoa com as habilidades certas pode fazê-lo. Por si só, essa é uma das diferenças entre inbound e outbound marketing.

Você cria seu site e blog com conteúdo que é direcionado para o seu mercado primário, e, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, pode atrair clientes potenciais para o seu negócio.

Você faz a maioria do trabalho construindo o seu site, otimizando com SEO e criando uma estratégia de tráfego orgânico. A mídia social é uma forma relativamente barata para encontrar o seu mercado-alvo em comparação com suportes publicitários e de impressão tradicionais.

Comunicação em ambas as estratégias:
Comunicação em ambas as estratégias:

Comunicação em ambas as estratégias:

Uma das diferenças entre inbound e outbound marketing é a comunicação. Uma grande vantagem do marketing de entrada é que é uma forma de comunicação de duas vias em que o cliente interage com o negócio em uma caixa de diálogo.

Eles postam no mural do Facebook da empresa, comentam em blogs de negócios, ou participam de discussões. Quando participam, tornam-se engajados e comprometidos. As pessoas querem estar no controle da informação que recebem, e isso os tornam mais receptivos à sua mensagem.

Já o marketing de saída significa colocar a sua mensagem na frente das pessoas independentemente se querem ouvi-la ou não. Como resultado, suas técnicas são muitas vezes intrusivas e irritantes.

O marketing de entrada traz a sua mensagem diretamente ao seu mercado-alvo, e, se você empregar a estratégia de marketing de conteúdo certo, o público será movido pela sua própria curiosidade para ver o que você tem a oferecer.

O marketing de entrada é uma estratégia de marketing mais acessível, o que é uma razão pela qual tantos proprietários de pequenas empresas fazem uso dele.

A ideia do inbound marketing é que você atinge um público definido ao oferecer um conteúdo útil e de qualidade para seduzi-lo a fim de que eles saibam mais sobre seus produtos ou serviços.

diferenças entre inbound e outbound marketing
Inbound marketing: presença online

Inbound marketing: presença online

Esta é uma estratégia eficaz para um certo número de razões. Primeiro de tudo, você vai se focar nos consumidores que estão realmente procurando produtos e serviços que você fornece, em vez de tentar anunciar para todos os consumidores de forma ampla, não importa quais são suas necessidades.

Existem várias maneiras de realizar uma estratégia de marketing de entrada bem-sucedida, todas as quais exigem uma presença online.

Criação de Conteúdo

O uso de redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, permite que você poste artigos e vídeos que estão relacionados aos seus produtos ou serviços. Esse conteúdo não deve ser de publicidade sobre sua empresa, mas, em vez disso, deve ser oferecido um conteúdo útil para os consumidores.

Crie conteúdo original utilizando SEO (search engine optimization) e publique-o em suas páginas de redes sociais. Não só você estará atraindo os consumidores para ficar com você, como também dando-lhes a oportunidade de partilhar o seu conteúdo com outras pessoas.

diferenças entre inbound e outbound marketing
Incentivos de retorno e de fidelização

Incentivos de retorno e de fidelização

Dê aos seguidores incentivos para que o sigam, tal como proporcionando e-books gratuitos ou ofertas especiais em seus produtos. Uma estratégia é criar uma página de destino (landing page) pela qual você se conecta a suas páginas de redes sociais.

Nessa página de destino, você pode oferecer aos consumidores produtos gratuitos ou conteúdo em troca deles se inscreverem em sua newsletter.

Comunicação

Ao contrário do marketing de saída, o marketing de entrada permite que você tenha uma comunicação direta com o consumidor.

Usando sua presença na mídia social, você pode pedir a seus seguidores feedbacks a respeito de seus produtos e serviços.

Isto mostra que você se importa com os seus clientes e dá a eles a oportunidade de contribuir na melhora e no aprimoramento do seu negócio.

Decidir entre marketing de saída e marketing de entrada vai depender muito dos recursos da sua empresa. Todas as empresas, não importa o quão grande ou pequena, deveriam usar técnicas de marketing de entrada.

No entanto, as empresas com maiores recursos não devem ignorar os benefícios de se chegar a um público mais amplo usando o marketing de saída.

As diferenças entre inbound e outbound marketing são muito pontuais, porque cada uma tem uma estratégia e um foco.

Como dito, tanto uma quanto a outra conseguem oferecer à empresa um retorno positivo, dependendo do tamanho do seu negócio digital e orçamento.

Agora que você conhece as diferenças entre inbound e outbound marketing, deixe de comentar ali em baixo o que você achou deste artigo. Até mais.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers