10 práticas proibidas em vídeos do Youtube

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Youtube está se tornando uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital da atualidade.

Seu potencial de vendas é enorme, pois, diariamente, milhões de usuários acessam a plataforma para assistir vídeos dos mais variados segmentos 🔥.

Por conta disso, os vídeos estão cada vez mais bem produzidos, com orçamentos exclusivos, mostrando a importância deles para a divulgação de seus produtos e serviços no mercado.

Porém, para que seus vídeos tenham sucesso e alcancem o máximo de potenciais consumidores, há algumas regras a serem seguidas. 

Os usuários que violarem essas regras, podem ser impedidos de exibir seus conteúdos, ou, até mesmo, ter seu canal excluído. 

A penalização vai de acordo com a gravidade da violação.

Nós já mencionamos a história e diretrizes do Youtube por aqui, também algumas boas práticas para se construir um SEO sem igual.❤️

Então para saber o que não fazer em seu canal, garantindo boas práticas na divulgação dos seus vídeos, continue lendo.

O que é proibido no Youtube? 🚫

Segundo as regras do Youtube, quando ocorre a publicação de algum vídeo que não segue as normas de boa conduta da plataforma, o usuário leva uma advertência e, caso persista no erro, tem sua conta cancelada, após três avisos.

Veja o que é proibido no Youtube sobre a criação e publicação de vídeos.

1) Conteúdo sexual ou nudez (obviamente)

Não é permitido postar no Youtube conteúdo pornográfico ou com nudez gratuita. 

Algumas exceções são feitas para documentários, vídeos educativos, vídeos artísticos ou dentro de um contexto científico, que não tragam a nudez de forma gratuita.

No caso de vídeos com conteúdo adulto, ele pode receber restrições de idade pela plataforma ou ter sua exibição proibida. 

2) Incitação ao ódio

A promoção do ódio contra pessoas ou grupos é totalmente proibida no Youtube, seja qual for o motivo: raça, origem étnica, classe social, religião, deficiência, gênero, orientação sexual, entre outros.

O Youtube considera esse tipo de manifestação como uma promoção implícita ao ódio 😡, e quem postar esse conteúdo terá o vídeo apagado da plataforma e receberá uma notificação.

Também há exceções para os conteúdos com finalidade educativa como documentários sobre um grupo de ódio, ou um documentário sobre estudos científicos sobre a raça humana, por exemplo, onde são mostrados as diferentes visões das sociedades sobre superioridade e inferioridade da raça.

3) Conteúdo prejudicial ou perigoso

Conteúdo com cenas perigosas ou ilegais que incentivem os usuários a realizá-las, podendo gerar danos físicos graves ou, até mesmo, a morte, são proibidos.

Você não deve postar vídeos que possuam desafios ou pegadinhas perigosas, instruções para matar ou ferir, uso de drogas, eventos violentos, entre outros.

Esse tipo de conteúdo pode ter restrições de idade ou ser cancelado, variando de acordo com a gravidade do mesmo.

4) Conteúdo explícito ou violento

Se você pretende criar ou postar conteúdo com a finalidade de chocar, impressionar ou desrespeitar o público 😔, desista. É proibido.

Não crie vídeos com cenas que incentivem a violência, ou que mostrem cenas chocantes, como acidentes de trânsito, desastres naturais ou conflitos armados.

5) Assédio e bullying digital

Outra prática condenada pela plataforma é o upload de vídeos que contenham cenas e discursos com a finalidade de assediar ou intimidar outras pessoas.

Estão incluídas nesse grupo a revelação de informações pessoais de terceiros e conteúdos que ofendam ou humilhem alguém.

Então basicamente, qualquer conteúdo que não tenha a intenção e objetivos positivos dentro da plataforma, não serão vistos com bons olhos pelo Youtube.

6) Spam e golpes

Se tem uma coisa de que ninguém gosta é Spam.

Entenda como spam aqueles vídeos com conteúdo repetitivo, postado excessivamente, que tem por finalidade levar o usuário para fora do Youtube 💤, receber cliques em troca de promessas de ganhos financeiros enganosos.

Também incluem os vídeos com links que levam as pessoas a sites com conteúdos maliciosos, que podem capturar os dados dos usuários, os chamados malwares.

Mas, a plataforma também pode considerar como Spam um vídeo que tenha um título ou descrição que não condizem com o assunto tratado na gravação.

Outros conteúdos proibidos são golpes que prometem ganhos de dinheiro rápido ou esquemas de pirâmides.

7) Violação de direitos autorais

Sempre poste conteúdo feito por você ou pela sua empresa, e que seja original!

Não use conteúdo de terceiros como sendo seu, pois isto fere os direitos autorais dos criadores originais.

Só use conteúdo de outras pessoas quando tiver autorização dos mesmos ou, indicando a fonte original.

Esse é um dos principais problemas que o Youtube enfrenta desde sua fundação, em 2005, e por conta disso as regras são muito rígidas e o controle sobre o conteúdo postado é duro.

Esse assunto é tão crítico para a plataforma, que desenvolveram uma ferramenta de detecção de conteúdo com direitos autorais, o Content ID.

Essa ferramenta permite que os proprietários de direitos autorais encontrem e gerenciem os seus conteúdos no Youtube com facilidade.

Todos os vídeos enviados por esses criadores de conteúdo são armazenados em um banco de dados.

Quando a plataforma é notificada pelo proprietário dos direitos autorais de que algum vídeo violou a regra, o Youtube remove o vídeo, impedindo sua exibição. 

O objetivo é dificultar cada vez mais ações de pessoas que queiram burlar as leis de direitos autorais no Youtube.

8) Violação de privacidade

As diretrizes de privacidade do Youtube permitem que qualquer pessoa que tenha sua imagem ou informações pessoais veiculadas em vídeo, sem sua permissão, requisite a retirada do conteúdo do ar.

Para que isso aconteça é preciso que a pessoa seja claramente identificável, através de imagem ou voz, nome completo, dados financeiros ou informações de contato.

Portanto, se você pretende criar conteúdo em vídeo com terceiros, consiga a permissão deles antes, para não ter dor de cabeça depois.

Por exemplo, vai fazer uma palestra ou workshop e deseja gravar, solicite que as pessoas assinem um Termo de Cessão dos Direitos de Imagem. Assim, você fica resguardado.  

9) Falsificação de identidade 

Qualquer conteúdo que venha a falsificar a identidade de uma pessoa ou canal é proibido.

Se houver a intenção de cópia de um canal, por exemplo, mesmo que não seja 100%, já é considerado proibido pelo Youtube.

Usar o mesmo nome, alterando só algum detalhe 🎭, descrever o canal de forma idêntica ao original, usar imagem e nome de pessoas famosas indicando que elas postam no canal, são alguns exemplos de má conduta dentro da plataforma que devem ser evitados.

10) Risco à segurança infantil

O Youtube trabalha firmemente junto às autoridades para que os menores de idade 🚸 sejam protegidos de conteúdos indesejados, ou que não estejam presentes nesses conteúdos.

Também é proibido criar conteúdos que levem risco ao bem-estar físico e emocional dos menores de idade como:

  • conteúdos de sexo explícito com menores ou que mostre a exploração sexual de crianças
  • ações perigosas com participação de menores, que possam incentivar outros menores a repeti-las
  • conteúdo que estresse emocionalmente as crianças como conteúdo adulto, simulações de abusos pelos pais, entre outros
  • conteúdo com ofensas, humilhações e contendo informações pessoais de menores.

Outras boas práticas para criação de vídeos

Além dos 10 tópicos acima que são proibidos pelo Youtube, existem algumas outras boas práticas que você pode usar para garantir que seus vídeos alcancem o público desejado. 

Esteja sempre postando 📢 conteúdo em seu canal, assim evitará que o Youtube considere sua conta inativa, seja por pouco acesso (pelo menos 6 meses sem acessar), nenhum conteúdo enviado ou nenhuma participação em vídeos de outros canais, como comentários.

Sempre adicione os CTAs, ou chamados para ação, solicitando que as pessoas comentem, curtam e compartilhem seus conteúdos.

Essa é uma maneira de aumentar o engajamento de seus vídeos e mostrar para o Youtube que eles são relevantes (bons). 

Responda pessoalmente aos comentários e perguntas que sua audiência faz sobre os assuntos tratados nos seus vídeos, pois essa atitude, além de também aumentar o engajamento, mostra consideração e aproxima você do seu público. 

Dê uma atenção especial para a criação dos títulos dos vídeos, pois a pesquisa feita pelos usuários no Youtube é semelhante à feita no Google.

Isso quer dizer que os termos (palavras-chaves) são levados em consideração no momento da

Então evite títulos pouco descritivos.

Pronto para bombar seu canal?

A estratégia de marketing utilizando vídeos no Youtube pode ser um diferencial para o seu negócio, colocando você à frente da concorrência. 

Por isso, é essencial investir em vídeos de qualidade que contenham conteúdos relevantes para seu público.

Dependendo do segmento em que você atua, pode ser que seu público-alvo tenha o hábito de consultar os canais do Youtube para tomar a decisão de compra.

Neste caso, se o seu conteúdo não for de qualidade, nem gerar valor para sua audiência, você poderá perder vendas. 

A grande maioria dos empreendedores é expert em sua área de atuação, mas, não entendem muito de gravação de vídeos.

Se este for o seu caso, não corra o risco de ter um canal com conteúdos de grande valor, mas retratados em vídeos de baixa qualidade, ou seja, pouco atrativos para quem assiste. 

Caso você ainda não possua alguém qualificado em gravação e edição de vídeos, vale a pena investir em parcerias especializadas para produzi-los

Lembre-se que você está divulgando sua marca e precisa criar autoridade no seu segmento para que as pessoas confiem no seu produto ou serviço. 

E se você ainda não produz vídeos, não perca mais tempo‼️

O Youtube é gratuito, possui excelentes ferramentas para distribuição de conteúdo e pode ser um excelente canal de vendas.

Se você gostou deste artigo e quer ficar antenado sobre tudo o que acontece no mundo do marketing digital, continue lendo os artigos no nosso blog.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers