10 dicas para otimizar anúncios do Facebook

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje, mais do que nunca, a imagem é algo de extrema importância, ainda mais se falando de mídias sociais e publicidade. Ao investir em publicidade de social media, você espera um retorno sobre o investimento, mas pagar para o Facebook e esperar que ele faça tudo por você é ingenuidade.

Para envolver o seu público é fundamental usar as melhores imagens. Pensando nisso a Sarah Maloy, gerente de marketing de conteúdo na Shutterstock, separou 10 dicas exclusivamente para você, de como escolher as imagens certas para cativar a audiência e ainda por cima criar incríveis anúncios de mídia social.

1. Escolha imagens simples e diferentes

O Facebook disponibiliza diferentes tamanhos de anúncios e o número de usuários que acessam a plataforma pelo desktop ou pelo celular é cada vez mais crescente, se você quer que o seu anúncio se sobressaia, mesmo com uma foto pequena, escolha imagens simples, com cores brilhantes ou marcantes. É importante se concentrar em apenas um assunto, ao invés de escolher uma imagem que tem muita coisa acontecendo.

2. Use palavras abstratas

Mesmo com uma imagem específica em mente, é interessante utilizar palavras-chaves gerais para melhorar a sua busca por imagens. Clique no botão “Procurar Imagens” na ferramenta de criação de anúncios do Facebook, a biblioteca da plataforma tem mais de 30 milhões de imagens da Shutterstock. Palavras-chaves abstratas como “amor”, “emoção” ou “Força” te trarão imagens que transmitam emoção e se relacionem com a sua mensagem, sem ser demasiado literal.

3. Tente inspirar

As imagens de anúncios devem ser positivas e inspiradoras, o seu público precisa enxergar o quão maravilhoso e poderoso o seu produto ou serviço pode ser para eles. A imagem escolhida vai dizer muito sobre o seu produto, então certifique-se de escolher algo bonito que vai de encontro às aspirações fundamentais da sua audiência.

4. Selecione imagens que funcionem em diversos formatos

Imagens com bastante flexibilidade em relação ao tamanho e layout ajudam muito porque os anúncios do Facebook são exibidos em diferentes formatos e plataformas. Isso significa que os elementos mais importantes de uma composição devem sempre estar no centro da imagem – caso contrário, ela ficará cortada em alguns formatos.

5. Seja criativo

Assim como um cheiro ou gosto podem ser marcantes no primeiro momento e desaparecer com o tempo, algumas pessoas podem ficar insensíveis a determinadas imagens quando as visualizam diversas vezes. Se você quer manter os seus anúncios “fresquinhos”, sempre escolha novas imagens. Se você quer que o seu público note os seus posts no News Feed mude o “look and feel” das suas campanhas, assim você dará destaque ao seu produto/serviço – além de garantir que a sua audiência não se canse de ver suas campanhas. Aproveite a oportunidade para testar diferentes imagens para encontrar o estilo criativo que funciona melhor para o seu público.

6. Escolha imagens consistentes e anunciáveis

Após escolher uma imagem para a sua campanha no Facebook, não pense em um único anúncio, pense em criar uma campanha. A medida que você for trocando as imagens dos seus ads, haverá uma consistência no “look and feel” de todos os seus anúncios. Não há a necessidade de usar sempre os mesmos objetos em suas imagens, mas fique atento à luz, esquema de cores e temas das fotos selecionadas para elas serem facilmente trocadas durante toda a campanha. Ao escolher um conjunto de imagens “anunciáveis”, garanta que elas vão evocar uma mensagem consistente, mesmo que dure semanas ou meses.

7. Use imagens que reflitam a personalidade da sua marca

Cada marca tem sua personalidade, enquanto umas empresas são informas, outras são mais sérias. Certifique-se de qual é a personalidade exata da sua marca e depois escolha imagens que transmitam essa características ao seu público. Por exemplo, se a sua marcar for mais artísticas, você pode optar por fotos em preto e branco com uma iluminação dramática. Para marcas voltadas para família, o interessante são fotos fofas de crianças ou casais. E marcas mais informais, procure por imagens com um toque de diversão a seus anúncios.

8. Personalize a imaginação do seu público

Não tem como agradar a todos, às vezes não importa qual seja a imagem ou texto, eles não irão refletir o desejo de cada cliente. Por isso é importante saber quem é o seu público-alvo, além de ser levado em consideração na hora de investir em uma campanha. Se o seu público-alvo está presente em diferentes partes do mundo, não tem sentido nenhum em tentar alcançar todos com a mesma mensagem e/ou imagem. Use imagens locais ou específicas se for possível, depois tente alcançar esse grupo específico de pessoas.

9. Conte uma história coesa

Não escolha imagens apenas por causa da beleza. Ao contrário, opte por imagens que funcionem bem com seu texto e complementam seu link ou mensagem “call to action”. Todas as peças devem se encaixar para contar direitinho a história da sua marcar, produto ou post.

10. Teste, teste e continue testando

Não é porque você e a sua equipe gostaram do anúncio criado que a sua audiência vai gostar também. Faça testes continuamente, altere o texto, imagens e mensagens “call to action”. Depois de todos os testes, revise os resultados e use os dados do “Facebook Insights” ao longo do caminho.

Espero que as dicas da Maloy tenham te ajudado a compreender um pouco mais os anúncios do Facebook e fique atento, pois o LeadLovers está trazendo muitas novidades muito em breve. Abraços e até a próxima.

Fonte: Meio & Mensagem

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers