Quem trabalha com mídias sociais sabe que a icônica frase do filme Field of Dreams (Campo dos Sonhos), “construa que eles virão” não funciona muito bem nesse caso. Para ter sucesso com o Twitter é preciso aumentar exponencialmente o número de seguidores da conta em relação a quantidade e principalmente qualidade. Esse processo pode ser bastante complicado, demorado e custoso, exatamente o oposto do que uma empresa em rápida expansão procura. Por isso é tão importante utilizar estratégias de Growth Hacking para Twitter no seu negócio.
Definir sua Buyer Persona
Antes de qualquer coisa, você deve ter uma visão clara do seu público-alvo, pois isso vai ajudar a definir quem são as pessoas consideradas como “seguidores ideais”. O grande objetivo de fazer a conta na rede social não é ter o maior número de seguidores, mas sim melhorar a percepção dos consumidores sobre sua marca e, consequentemente, as conversões.
Uma nova conta do Twitter só pode seguir 2000 pessoas, por isso, principalmente nos primeiros momentos da sua estratégia de Growth Hacking, você terá que ser bem seletivo, focando exclusivamente naqueles que se enquadram na sua Buyer Persona.
Foco nos influenciadores
Uma menção ou retweet de uma personalidade influente irá fazer com que o número pessoas que sigam a sua página dê um salto gigantesco. Comece sua estratégia seguindo e interagindo com estes perfis. Para ajudá-lo a encontrar todos eles, a Keyhole disponibiliza a ótima ferramenta: Real Time Tracker, que consegue, a partir de uma palavra-chave ou Hashtag, listar quem são os perfis com maior influência nesse campo.
Siga para ser seguido
Descobrir quem são os perfis mais influentes no seu ramo de atuação também será útil nessa etapa da sua estratégia de Growth Hacking para Twitter. Faça uma lista que contenha os influenciadores que falam mais especificamente para o seu nicho e seus concorrentes, comece a seguir os seguidores deles. O segredo é priorizar aqueles cuja proporção entre seguidores e pessoas que eles seguem é 1:1 ou 2:1, pois eles são mais propensos a segui-lo de volta.
Crie listas com seu público-alvo
O Twitter possui uma ferramenta bastante interessante para a sua estratégia de Growth Hacking. Ao adicionar uma pessoa a uma lista, ela recebe uma mensagem informando isso. Essa pequena notificação informa a eles que você está interessado no que eles têm a dizer, sendo uma ótima maneira de dizer “estou aqui”. Embora a porcentagem de seguidores conseguidos com isso não seja tão alta, você pode criar até 50 listas com 5000 pessoas em cada, o que a torna bastante interessante. Para que essa estratégia seja escalonável será preciso utilizar uma aplicação de construção de listas.
Gerencie sua comunidade no Twitter
Como pode perceber, essas estratégias de Growth Hacking se baseiam em seguir um grande número de perfis para ser seguido de volta, porém, nem todos eles irão retribuir a ação, fazendo a razão entre seguidores e pessoas que você segue ficar desigual. O Twitter permite que você siga até 1000 pessoas por dia, contando que a proporção se mantenha 2:1. Use ferramentas como like ManageFlitter, JustUnfollow and Unfollowers para identificar quais os perfis não o seguiram de volta e pare de segui-los.
Quer saber tudo sobre Growth Hacking? Não deixe de conferir este posts incrível sobre o tema! Deixe o seu comentário abaixo, o seu feedback é muito importante para nós, abraços e até a próxima.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]