Saiba como validar a sua ideia de negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Além de resolver problemas, outro objetivo do empreendedor é acrescentar valor. Pelo menos é isso que diz o empreendedor social Brenton Gieser, cofundador da Be Social Change e da Joynln, e estrategista de mídias sociais.”É preciso passar por um processo de ‘validação da visão’ antes de começar uma startup”, disse Gieser à Young Entrepreneur Council.

De acordo com Gieser, os empreendedores estão, constantemente, validando suas opiniões. Eles têm ideias, constroem, testam, aprendem e começam tudo de novo. Todo este processo ajuda a medir sucessos e fracassos.

Mas Gieser também abre um parenteses. Muitas vezes nos perdemos nos dados e nos feedbacks e esquecemos por qual motivo estamos construindo algo. Às vezes é necessário rever a nossa visão, ver se vale a pena as noites sem dormir, se conseguimos aguentar todos os “nãos” dos investidores e se estamos prontos para fazer uma pequena mudança no mundo.

Saiba como validar a sua ideia de negócio
Saiba como validar a sua ideia de negócio

Tomando estas questões como base, o empreendedor deu algumas dicas que farão você avaliar a sua visão, veja se ela está conectada com os seus objetivos e interesses.

1. A minha missão pessoal e a visão da empresa estão alinhadas?

Além de inteligência e trabalho duro, criar uma empresa de sucesso também demanda um outro fator: paixão. O mundo do empreendedorismo é um grande jogo, onde as chances de fracasso são enormes. Inteligência e trabalho duro não te protegerão por muito tempo, já a visão somada com a paixão sim. “Eu só começo um negócio que esteja alinhado com minha missão pessoal, que é acrescentar valor com tudo o que eu crio. Se eu não me comprometo com essa linha-mestra quando desenvolvo um negócio, eu não vou me comprometer com ele”, diz Gieser.

2. Como essa ideia vai ajudar a sociedade a avançar?

Os empreendedores são os criadores que levam o mundo adiante. Então, esta deve ser a sua missão. “Se o seu foco principal é dinheiro, poder ou status, vá gerenciar um fundo de investimento. Como empreendedor, sua criatividade e audácia devem ser direcionados para transformar a sociedade”, afirma Gieser. Faça para você mesmo a seguinte pergunta: Se eu executar a minha visão, o mundo irá se tornar um lugar melhor?

3. Eu quero fazer isso daqui dez anos?

Essa pergunta surgiu de uma conversa que Gieser teve com um amigo. Ao ouvir as ideias de negócio dele, que também é empreendedor, foi possível notar, na voz do colega, a animação em relação ao novo projeto. Ele teve certeza de que era a ideia certa quando se perguntou: “é isso que eu quero fazer daqui dez anos?” e a resposta foi um veemente “sim”.

4. Quem mais compartilha dessa visão?

Esta é uma etapa complicada, pois é essencial fazer uma análise da concorrência antes de começar um negócio. Algumas indústrias acomodam muitos players, enquanto outras têm espaço para somente um grande vencedor. Compute essas variáveis antes de começar. Encontre pessoas que compartilham da sua visão. Comece tendo um time alinhado e inspirador. Comece a conversar com a pessoas sobre a sua ideia e conte à elas o que você está fazendo. Não fale com qualquer um, mas sim com quem realmente tem uma ligação com você. Se elas o apoiarem, você saberá que está em um bom caminho.

E aí, gostou das dicas do Brenton Gieser? Espero que sim, abraços até a próxima.

Fonte: PEGN

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers