8 palestras TED Talks que todo empreendedor deveria assistir

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você é empreendedor não significa que esse artigo é para você. Mas se você acredita que as ideias movem o mundo, então sim, você precisa ler isso.  

Nós acreditamos tanto que separamos 8 palestras do TED Talks especialmente para os nossos leitores. Ficou animado? Então, prepara a pipoca, se ajeita na almofada e vem com a gente conferir essa lista que tem muito a ensinar.

8 palestras TED Talks que todo empreendedor deveria assistir
8 palestras TED Talks que todo empreendedor deveria assistir

O que é TED?

De maneira simples, TED é uma propriedade da fundação sem fins lucrativos Sapling.  E, como você verá, acontece por meio de uma série de conferências em todo o mundo.

A missão é mesmo bem inspiradora: A disseminação de ideias.  Para isso, as palestras contam com a presença de grandes nomes de diversas áreas do conhecimento.

palestras TED Talks - O que é o TED?
O que é o TED?

“Mas por que o nome TED?”, você deve estar se perguntando. Porque é um acrônimo de Tecnologia (Technology), Entretenimento (Entertainment) e Design.

Um ponto interessante do TED é que cada apresentação tem que ter no máximo 18 minutos. Nada mais que isso. O motivo? O fato de que nós humanos possuímos a tendência de perder a atenção após isso.

Inclusive o que os criadores das TEDx dizem é: “Uma conversa mais curta não é uma conversa menor.”

8 palestras no TED Talks que todo empreendedor deveria ver

1. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

palestras TED Talks - Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir
Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

No mundo dos negócios saber falar e ser ouvido é um diferencial de peso. Por isso, separei essa palestra como a primeira da nossa lista.

E, cá entre nós, quem não quer se comunicar melhor dentro e fora dos negócios? Em “Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”, o orador profissional Julian Treasure dá dicas e exercícios para você conseguir justamente esse objetivo.

Além disso, ele explica os 7 pecados mortais da fala e os 4  poderosos alicerces para que a nossa fala seja poderosa.

A palestra é curta, menos de 10 minutos, e acho que exatamente por esse motivo, prova que não é preciso falar muito para dizer algo relevante.

Ficou interessado? Assista aqui.

  • Duração: 09:58
  • Palestrante: Julian Treasure (orador profissional)
  • Quem é Julian Treasure? Treasure é presidente da Sound Agency e autor dos livros “Sound Business”  e “How to Heer: Secrets for Powerful Speaking and Listening”, ou seja, o som é seu objeto de estudo e trabalho realmente.

2. Como os grandes líderes inspiram ação

palestras TED Talks - Como os grandes líderes inspiram ação
Como os grandes líderes inspiram ação

Confesso que “Como os grandes líderes inspiram ação” é uma dos meus títulos preferidos dessa lista. E é claro que não só da minha, o vídeo está entre os mais assistidos do site oficial do TED, somando quase 40 milhões de visualizações.

Em quase 18 minutos, o consultor de Marketing fala sobre como uma simples pergunta (“Por quê?”) pode transformar a realidade dos negócios. Duvida? Então, leia esse artigo aqui onde eu falo justamente sobre a grande ideia de Simon, chamada de “Círculo Dourado”.

A palestra nada mais é do que uma explicação resumida do modelo que surgiu após Sinek entender que grandes líderes, políticos e empresas possuíam padrões no modo de pensar, agir e se comunicar. Entre os exemplos que ele cita para ilustrar o modelo estão os irmãos Wright, o grande Martin Luther King e a memorável Apple.

O mais interessante é que ao ensinar como grandes líderes inspiram, Simon faz isso de maneira igualmente inspiradora.

Para assistir na íntegra, clique aqui.

  • Duração: 17:58
  • Palestrante: Simon Sinek  (leadership expert)
  • Quem é Simon Sinek? Sinek estuda e dedica a vida a ajudar líderes a inspirarem cooperação, mudança e confiança. É professor na Universidade Columbia, além de membro adjunto da RAND Corporation. Autor de vários best-sellers, como “Start With Why: How great leaders inspire to take action” e “Leader Eat Last: Why some teams pull together and others don’t”

3. Elizabeth Gilbert em: alimentando a criatividade

 palestras TED Talks - Elizabeth Gilbert em: alimentando a criatividade
Elizabeth Gilbert em: alimentando a criatividade

Você leu a obra ou assistiu o filme “Comer, rezar, amar”? Caso a resposta seja “não”, tudo bem, é quase certo que pelo menos você tenha ouvido falar sobre, certo? Pois é, Elizabeth Gilbert é a escritora dessa premiada obra que foi criada a partir de memórias dela.

A palestra, assim como o livro dela, é bem pessoal mesmo. De um jeito bem humorado e inspirador, Gilbert questiona os motivos pelos quais os criativos muitas vezes “são derrotados pelos seus próprios dons”.

Ou seja, a apresentação é mais uma forma de mostrar que a pressão e o ego foram a causa da morte ou do declínio de muitos artistas ao longo dos anos. E serve para abrir nossos olhos e mentes para uma vida – e um trabalho – mais leve e feliz.

O mais curioso é que a solução que Elizabeth aponta para ter uma mente criativa, mas saudável não está em estudos e pesquisas recentes. Vem lá da Roma Antiga. Isso mesmo, lá atrás. E acredite se quiser: faz o maior sentido.

Para assistir, clique aqui.

  • Duração: 19:25
  • Palestrante – Elizabeth Gilbert
  • Quem é Elizabeth Gilbert? Além de autora do grande sucesso ‘Comer, rezar, amar’, Gibert leva na bagagem o título de editora de revistas de fama mundial. Teve alguns livros publicados e várias histórias menores ao longo de sua vida. Também é proprietária de uma loja, a “Two Buttons” no distrito Frenchtown em Nova Jersey.

4. Os 8 segredos para o sucesso

palestras TED Talks - Os 8 segredos para o sucesso
Os 8 segredos para o sucesso

“Os 8 segredos para o sucesso” é a segunda palestra mais curta da nossa lista, com alguns segundos a mais que a próxima palestra que iremos indicar.

É uma apresentação de 2005, onde Richard Saint John conta uma história que começou 7 anos antes dela. E de um jeito bem inesperado: O início dela se deu em um voo para o próprio TED.

Sim, isso mesmo, tudo se deu quando Richard estava indo para outro TED. Na viagem, conheceu uma adolescente de origem pobre que o fez uma pequena – e grandiosa – pergunta: “O que leva alguém a ter sucesso?”

Por não conseguir responder a dúvida da estudante, Richard decidiu se dedicar a perguntar isso para as pessoas mais bem-sucedidas do mundo.

O resultado? 500 entrevistas, um bestseller, muitas lições em salas de aula e também essa pequena palestra que resumiu a essência do que ele descobriu: Os 8 segredos para o sucesso.

Quer descobrir quais são esses segredos? Assista aqui.

  • Duração: 3:27
  • Palestrante: Richard St. John
  • Quem é Richard St. John?  St. John foi membro da equipe científica de pesquisa e desenvolvimento da Nortel Networks, local alcançou sucesso. Por mais de uma década foi pesquisador, ‘guru’ do marketing e redator. Ganhou prêmios, fez grandes pesquisas, participou dos maiores lançamentos da Nortel  e escreveu livros. Entre as obras, está o bestseller “8 To Be Great”, que inspirou essa apresentação.

5. Experimente algo novo por 30 dias

palestras TED Talks - Experimente algo novo por 30 dias
Experimente algo novo por 30 dias

Essa é a palestra mais curta da nossa seleção, por isso nem vou me estender para não dar nenhum spoiller, tá? Mas me atenho a dizer que vale muito a pena investir esse tempinho nisso.

Em um pouco mais de 3 minutos – isso mesmo, 3 minutos -, Matt Cutts apresenta de maneira divertida a ideia de que devemos experimentar fazer algo novo pelo período de 30 dias.

Sabe aquela lista que temos na mente – e algumas vezes até no papel – de coisas que não fizemos? Cutts mostra como fazer isso pode trazer aprendizados e tornar a nossa vida mais interessante e bem aproveitada.

Quer assistir? Clique aqui e divirta-se.

  • Duração: 03:21
  • Palestrante: Matt Cutts
  • Quem é Matt Cutts? Cutts é engenheiro da Google, lá atua com enfoque total na otimização de pesquisa. Por isso – e também pelo seu notável carisma -, ajuda webmasters a entender como funcionam as buscas, fazendo até vídeos para responder dúvidas sobre SEO (Search Engine Optimization) e para defender a redução de link spam.

6. O segredo feliz para trabalhar melhor

palestras TED Talks - O segredo feliz para trabalhar melhor
O segredo feliz para trabalhar melhor

A palestra do psicólogo, pesquisador e empreendedor Shawn Achor é um convite para mudar o nosso pensamento quando o assunto é a palavra mais discutida do dicionário: “Felicidade”.

Mas quando eu falo mudar eu quero dizer transformar o pensamento mesmo. Como assim? Bem, você com certeza ouviu a sua vida toda que deve “ralar muito” para conquistar o sucesso e, assim, a felicidade. Contudo, e se alguém te dissesse que, na verdade, é o contrário? Que é a felicidade a grande responsável pelo sucesso? E que a ciência aponta isso?

É essa inversão da ordem das coisas que Achor fala em 12 minutos de uma apresentação que teve como base 12 anos de sua experiência em uma das mais renomadas universidades do mundo, Harvard. Um verdadeiro compilado de descobertas dentro da chamada “psicologia positiva”.

Não importa se você é um colaborador ou se tem um negócio próprio, o assunto é fundamental para que você reavalie o seu ambiente de trabalho. Pessoas positivas são mais criativas, motivadas e produtivas e já passou da hora do mundo corporativo se dar conta disso.

Quer entender melhor o assunto? Assista aqui.

  • Duração: 12:14
  • Palestrante: Shawn Achor
  • Quem é Shawn Achor? Além de acumular prêmios ao longo da carreira na Universidade de Harvard, Achor é psicólogo, pesquisador e CEO da Good Think Inc., e é lá que ele se dedica a pesquisa sobre “psicologia positiva” e como pessoas “acima da média” podem ajudar outras usarem todo seu potencial para alcançar felicidade e sucesso.  Archor também é autor do famoso livro “The Happiness Advantage”, que no Brasil recebeu o nome de “O jeito Harvard de ser feliz”.

7. Larry Smith: Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante

palestras TED Talks - Larry Smith: Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante
Larry Smith: Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante

A oitava apresentação da nossa lista é um “tapa na cara” para a maioria de nós. De um jeito franco e bem-humorado, Larry Smith lista as famosas desculpas que as pessoas dão para não irem em busca de suas paixões.

Resolvi inserir essa palestra aqui porque é a história que mais vemos acontecer no mundo: Pessoas que desistem de suas paixões – ou nem mesmo as encontram. A boa notícia é que sempre dá tempo de mudar de rota. Por que se contentar com a frustração?

São 15 minutos de reflexão mesmo. E se eu fosse você assistiria agora mesmo. Ficou convencido? Assista aqui.

  • Duração: 15:09
  • Palestrante: Larry Smith  
  • Quem é Larry Smith? Smith é professor de Economia da Universidade de Waterloo no Canadá, um verdadeiro contador de histórias e treinou milhares de pessoas sobre temas como gerenciamento de negócios e desenvolvimento de carreira. Mais do que isso, fez com que seus alunos encontrassem carreiras que verdadeiramente amam. Há uma frase dele que resume bem isso tudo: “O talento desperdiçado é um desperdício que não aguento.”

8. Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais

palestras TED Talks - Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais
Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais

Para fechar em grande estilo, eu escolhi a palestra que eu mais gostei de assistir entre as que estão na lista. Nela, o psicólogo organizacional Adam Grant discute sobre o que ele chama de “originais”, pessoas que se destacam, que possuem ideias novas e que entram em ação.

Uma das coisas que mais chama a atenção no vídeo é que Grant mostra uma forma diferente de pensar. Ele reconhece que os “originais” não são nada parecidos com o que ele mesmo achava.

Isso inclui até mesmo uma visão diferenciada sobre a procrastinação, que se utilizada na medida certa pode ser a responsável por grandes sucessos. Ele até cita uma frase interessante de Aaron Sorkin: “O que você chama de procrastinar eu chamo de pensar”.

Não vou falar muito aqui sobre a apresentação para não tirar de vocês o prazer de ouvir as observações pelo próprio Adam. Mas fecho essa seleção com um pensamento dele que eu não posso correr o risco que você não saiba: “São necessárias muitas ideias ruins para se chegar a algumas boas”.

Quer assistir e tirar as sua próprias conclusões? Clique aqui.

  • Duração: 15:25
  • Palestrante: Adam Grant (psicólogo organizacional)
  • Quem é Adam Grant? Grant estuda há muitos anos a produtividade e o sucesso no trabalho e chegou a uma visão totalmente diferente em relação a esses assuntos. Para ele, altruísmo é a palavra-chave para o assunto. Autor do bestseller “Originais: Como os inconformistas mudam  mundo”. Adam também é o “comandante” do podcast “WorkLife” (do TED), que é uma verdadeira fonte para a criatividade, onde ele mostra como é o interior de ambientes de trabalho bem diferentes do que estamos acostumados.

O que você achou da nossa lista?

palestras TED Talks - O que você achou da nossa lista?
O que você achou da nossa lista?

Como falamos no início desse artigo, as ideias movem o mundo. E como diz a missão do TED, boas ideias precisam ser disseminadas. É por isso que resolvi disseminar mais um pouco por aqui.

Ah e outra coisa: Mais do que boas ideias para as diversas áreas da vida, o TED serve até mesmo para quem precisa fazer uma apresentação e quer melhorar o discurso. Tenho certeza que todos nós temos muito o que aprender ouvindo, mais do que falando haha

E aí, gostou da nossa seleção? Essas são apenas 8 de centenas de apresentações incríveis que existem lá. Vale a pena conferir a lista e encontrar temas de seu interesse.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers