Marketing Pessoal: entenda o que é e como pode te ajudar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para cada nicho de mercado ou especificação de um negócio existem diferentes estratégias de marketing, como o Marketing Pessoal, para serem empregadas nas campanhas de divulgação da marca. 

Conhecer bem sua empresa e seu público-alvo são os primeiro passos necessários para criar uma estratégia de sucesso e alavancar uma marca.

Mas, as vezes, essa imagem é atrelada diretamente a imagem pessoal de um empresário, como profissionais freelancers, autônomos, ou até mesmo grandes empresas que levam seus CEOs, fundadores e afins, como garotos propaganda.

Por isso é importante aplicar boas doses de marketing pessoal na estratégia de comunicação da empresa para que ela tenha sempre uma reputação positiva associada aos serviços e/ou produtos.

O marketing pessoal pode ser importante tanto para impulsionar carreiras como fazer com que um profissional consiga destacar seus atributos e diferenciais no meio de tantos outros no mercado.

Neste artigo entenda o que é marketing pessoal, sua importância e dicas de como aplicá-lo em sua carreira e negócio.

 

marketing-rh-segmentacao-de-pessoas
O Marketing Pessoal pode alavancar sua carreira

O que é Marketing Pessoal?

Já ouviu aquele ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim?” O marketing pessoal utiliza ações estratégicas para que um profissional seja notado.

Mas diferente do que o ditado diz, a função dele é que o profissional seja lembrado por seu bons atributos e qualidades profissionais.

Afinal, você pode ter se formado em uma universidade renomada com notas exemplares, ter um bom currículo e um trato impecável no atendimento dos clientes, mas de nada irá adiantar todos as suas melhores habilidades profissionais se elas não são divulgadas e associadas ao seu serviço e imagem.

Para dar um jeito nesse problema, o marketing pessoal explora, dentre diversas características, as habilidades do profissional.

Isso inclui sua bagagem no mercado, o poder social em realizar seu networking e ainda se autopromover em diferentes plataformas, como as redes sociais e internet. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma das melhores e mais indicadas redes para fazer isso.

Ao estudar todas essas características e dar à elas a visibilidade correta, através de criação de conteúdo, por exemplo, tem-se o intuito de promover o profissional, construindo argumentos para que o público tenha interesse em contratá-lo ou adquirir seus serviços e produtos.

Por que investir em um bom Marketing Pessoal?

A cada dia que passa as pessoas estão ficando mais e mais qualificadas, não faltam cursos online, materiais didáticos e conteúdos disponíveis para que os profissionais busquem estar a frente de seus concorrentes.

Mas o que irá diferenciar profissionais com bagagens curriculares semelhantes na hora da qualificação para uma vaga de emprego? 

Com certeza que aquele que melhor souber apresentar suas ideias, expor seu raciocínio e demonstrar verbal e fisicamente que sua imagem tem tudo a ver com a empresa, se sairá melhor no processo seletivo da vaga em questão.

Atualmente as empresas não esperam que o profissional tenha apenas um bom currículo, é importante saber pôr em prática suas ideias e demonstrar que seu peixe é tão valioso quanto o do seu concorrente ao lado.

 

Invista no seu Marketing Pessoal nas redes sociais

Principais benefícios do Marketing Pessoal:

Para mostrar que vale a pena investir em marketing pessoal, veja alguns dos benefícios de tê-lo como estratégia para alavancar sua carreira profissional.

– Obtenha visibilidade para o seu trabalho 

A internet está lotada de pessoas querendo atenção, ser apenas mais um pode dificultar a processo de encontro do seu público com seu trabalho, além disso, muitos recrutadores buscam pelos perfis pessoais dos profissionais antes de contratá-los.

Manter suas redes atualizadas com suas qualificações irá reforçar a imagem que pretende fixar para o público-alvo.

– Tenha a confiança necessária para manter seu negócio

Atualmente as pessoas não precisam mais se deslocar até as lojas para obter um serviço ou comprar determinado produto.

A internet nos possibilita vender e comprar tudo o que precisamos diariamente. 

Porém, o consumidor está a cada dia mais desconfiado do grande número de vendedores disponíveis online e, por isso,  precisa sentir confiança no conteúdo que está consumindo para lhe dar seu dinheiro.

Com o marketing pessoal é possível criar esse vínculo de confiança com seu público e incentivá-los a comprar seus serviços ou investir em seus produtos virtualmente.

Isso, pois ele oferece recursos para treinar suas habilidades e construir um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele possua a certeza que obterá resultados satisfatórios ao utilizar seus serviços, deixando-o mais propenso a concretizar o fechamento do negócio.

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e a importância de utilizá-lo para o crescimento da sua carreira, que tal começar a investir em estratégias para colocá-lo em prática?

Não se esqueça de olhar para si mesmo e identificar suas melhores habilidades e também as fraquezas da sua imagem, assim ficará mais fácil elencar o que deve ser trabalhado e melhorado em relação a sua imagem com o público.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers