5 Filmes de Empreendedorismo baseados em Fatos Reais para Você ver Ainda esse Ano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você não precisa ser um amante de cinema para saber que existem muitos filmes que são verdadeiras lições de vida, certo? E, do mesmo modo, há tantos que também são lições de negócios

O melhor é que muitos deles foram inspirados em histórias de pessoas de verdade, e não simplesmente criadas pela ficção.

Pensando nisso, resolvemos separar 5 filmes de empreendedorismo baseados em fatos reais para você ver ainda esse ano.

5 Filmes de empreendedorismo baseados em fatos reais para você ver ainda esse ano
(via IMDb)

Tomamos cuidado para não dar spoilers, mas é difícil falar sobre cada um sem contar a parte geral da história, ok?

Contudo, garantimos que o que falaremos não substitui em nada a experiência e o aprendizado de assistir.

1 –  Walt antes do Mickey

Quem aqui nunca assistiu e se emocionou com um filme da Disney na infância ou até depois de adulto?

O primeiro filme que escolhemos falar aqui é, como o título já mostra, simplesmente a história do grande responsável por tudo isso: Walt Disney antes de criar o camundongo mais famoso do mundo, Mickey

O filme evidencia que o dom do desenhista já se manifestava desde muito criança, mas que foi preciso muita batalha e dedicação para que ele conseguisse, de fato, realizar o seu sonho.

É por isso que acreditamos na importância desse filme para qualquer pessoa, empreendedores ou não. Não por retratar a vida real de um dos empresários mais bem sucedidos do planeta, mas por ilustrar o quão difícil pode ser nosso trajeto até a vitória.

Filmes de empreendedorismo: Walt antes do Mickey
Photo by Steven Shea – © Walt Before Mickey via IMDb

Antes de tudo, ‘Walt antes do Mickey’ nos mostra que é possível, sim, alcançar o sucesso fazendo aquilo que a gente mais ama, seguindo o nosso coração. E tudo isso mesmo se outras pessoas duvidarem, o mais importante sempre é você acreditar e seguir adiante.

Aliás, com certeza, você já teve grandes ideias, mas nunca colocou no papel porque parecia muito distante, certo? Ou até colocou no papel, mas nunca lutou, de verdade, para transformar em realidade.

A vida da maioria das pessoas é, infelizmente, assim… Desistimos de seguir a nossa vocação pelos acontecimentos da vida, renunciamos um sonho logo nos primeiros erros e fracassos.

Pessoas que persistem em um propósito, essas são raridades e devemos nos espelhar nelas. Walt Disney é, com toda convicção, uma dessas pessoas.

No fim, não importa quantas ideias não prosperam, você só precisa de uma para mudar todo o seu futuro, não é mesmo?

2 – Fome de Poder

O filme ‘Fome de Poder’ é, entre todos os que falaremos aqui, o que foi lançado mais recentemente e conta nada mais nada menos que a história do início da rede McDonalds.

Se você já conhece um pouco sobre deve saber que o protagonista, Kroc, não é nenhum exemplo a ser seguido, certo?

De fato, qualquer um vê que o que ele fez para conseguir o que conseguiu não é algo honesto. Muito pelo contrário, mostrou ser uma pessoa ambiciosa e egoísta.

Porém, não dá pra negar que nos dá uma lição de luta e persistência para se alcançar o que quer.

Filmes de empreendedorismo: Fome de Poder
via IMDb

Isso é imprescindível para qualquer pessoa que quer crescimento profissional, sem dúvida alguma.

O filme também nos faz pensar que não basta ter uma ideia incrível ou possuir um dom notável, você precisa ter foco e dedicação.

Consideramos esse filme importante para empreendedores não apenas por isso. Mas principalmente por mostrar que devemos nos atentar muito na hora de formar uma equipe, estabelecer contratos e fazer parcerias.

Não dá para dizer que o mundo dos negócios é um lugar Pacífico de se embarcar. Portanto, a quem decide continuar, é necessário trabalhar para não pecar pela inocência e ficar atento ao que ocorre na sua volta.

Ninguém aqui quer acabar como os irmãos Dick e Mack e ver seu sonho ser ‘usurpado’ por outra pessoa, não é mesmo?

3 –  O homem que mudou o jogo

O terceiro filme da nossa lista, ‘O homem que mudou o jogo’, é baseado no livro ‘Moneyball’, que conta a história real de Billy Beanee responsável pelo time de baseball ‘Oakland Athletics’ em 2002.

Assim como os outros filmes até agora citados, o enredo enfatiza o poder de quem acredita nos sonhos. Inclusive, em uma das frases do filme Beanee fala exatamente isso: “Se não acreditarmos que é possível, jamais será”.

Após perder alguns de seus jogadores mais expressivos, o técnico tem o desafio de reestruturar o time mesmo com pouco dinheiro.

E é exatamente por isso que esse filme é uma lição de liderança e empreendedorismo. Principalmente para aqueles que começam seus negócios a partir de recursos mais modestos.

Filmes de empreendedorismo: O homem que mudou o jogo
via IMDb

Para conseguir o seu objetivo, o protagonista vivido por Brad Pitt faz uma análise estatística envolvendo todos os membros da equipe. Conseguindo unir menos gastos e o bom desempenho do time.

O filme prova que apenas pensando e fazendo diferente você pode mudar uma realidade desfavorável e atingir feitos incríveis. Visão e inovação são qualidades essenciais para qualquer empreendedor.

Isso fica bem claro em uma das falas mais importantes do filme a meu ver: “Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”. Isto, não tenha medo de mudar, só assim vamos longe.

Além disso podemos ver a importância de um líder e que a vitória só é possível com o trabalho em conjunto de toda a equipe.

4  – Decisões Extremas

Começo dizendo que esse filme não é do tipo que agrada todos os públicos porque, antes de tudo, é um drama.

Antes de se tornar um filme, a história real da família Crowley foi contada no livro ‘The Cure’, que foi a grande inspiração para o roteiro de ‘Decisões extremas’.

O filme relata a história de um homem, John Crowley que, motivado a conseguir a cura de da doença genética rara que dois dos seus filhos possui, vai até à Universidade de Nebraska para encontrar um genial pesquisador da área, Robert Stonehill.

Stonehill esclarece que para dar continuidade de forma mais rápida em duas pesquisas sobre a criação de um medicamento para a doença de Pompe precisa de uma quantia de 500 mil dólares.

Filmes de empreendedorismo: Decisões Extremas
via IMDb

Para conseguir seu objetivo, o protagonista (John Crowley) decide, então, abrir uma Startup para conseguir investimentos e salvar seus filhos.

Por isso, além de ser uma lição de amor de um pai e seus filhos, é também um filme que traz aprendizado para quem quer empreender, mas não tem coragem de arriscar.

Aliás, não apenas isso, ‘Decisões Extremas’ mostra a importância de toda empresa ter uma razão forte para existir. Razão que, por sua vez, deve provocar uma transformação na vida das pessoas.

Uma história real que provou que se você tiver uma boa ideia e acreditar nela, o dinheiro para desenvolvê-la pode ser conquistado.

Afinal, um empreendedor, antes de mais nada, precisa ser alguém que vê oportunidades em meio aos problemas.

5 – O Lobo de Wall Street

O ‘Lobo de Wall Street’ conta uma parte da história de vida de Jordan Belfort, um corretor de ações que em poucos anos juntou bilhões de dólares.

O filme do grande Martin Scorsese foi baseado no livro do mesmo que, por sua vez, foi escrito pelo próprio Jordan Belfort.

O protagonista não é nem um mocinho, e para crescer usou muito da lábia e, principalmente da inocência de pequenos investidores para se dar bem

Mas ninguém pode negar que, enquanto ainda era um empregado, Jordan vislumbrou e fez acontecer a chance de começar um negócio próprio e obter ‘sucesso’.

Isto é, foi uma pessoa que resolveu arriscar e acreditou em si mesmo. Aliás, durante as cenas temos vários exemplos de como a persuasão e a capacidade de motivar as pessoas pode transformar uma realidade.

Filmes de empreendedorismo: O Lobo de Wall Street
Photo by Photo credit: Mary Cybulski – © 2013 Paramount Pictures. All Rights Reserved  (via IMDb)

Quem assiste, cita a ‘cena da caneta’ como uma das que mais explicam a importância de um vendedor fazer o cliente sentir necessidade de adquirir o seu produto. Isto é, atender os problemas do seu público e não simplesmente tentar convencê-lo com mil argumentos.

Aliás, o fato de muitas pessoas terem caído no golpe do protagonista, nos faz refletir ainda sobre a relevância de se procurar conhecer primeiro o mercado que iremos ingressar.

Estudo e conhecimento sempre fez e sempre fará toda diferença, certo?

O filme ilustra cenas que chocam muitos. Pois a vida do protagonista durante o período foi regada a bebidas, festas, drogas, prostitutas e outros muitos excessos. 

Tais cenas trazem mais realismo e mostram até onde uma pessoa pode chegar pela busca de mais dinheiro e poder.

Por esse motivo, acredito que o filme é uma oportunidade para reavaliarmos nossos ideais de sucesso e felicidade.

Hoje, após permanecer 22 meses na prisão por lavagem de dinheiro e fraude, Jordan Belfort tornou-se palestrante e escritor e sobre vendas e motivação.

Ou seja, novamente Belfort foi alguém que fez de um momento ruim uma chance para dar a volta por cima.

Concluindo

Filmes de empreendedorismo: Conclusão
Conclusão…

Confessamos que foi bem difícil fazer essa lista porque existem centenas de filmes que são verdadeiros aprendizados para empreendedores. Por isso, com certeza faremos mais dessas.

Dessa vez, decidimos separar os que ilustram histórias de verdade e, ao mesmo tempo, que fossem de estilos e gêneros diferentes uns dos outros. Tudo para mostrar que não importa o seu gosto, tem ensinamento para todo mundo.

Escreve aí nos comentários mais filmes que foram baseados em histórias reais e que trazem grandes lições para empreendedores. Assim poderemos incluir na próxima lista.

Ah e agora se eu fosse você aproveitava que falta 5 meses para o ano acabar e assistia os 5 filmes da nossa seleção, um por mês. Pode ser?

Só não esquece de depois vir aqui contar para gente o que achou de cada um. 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers