O ambiente online, se tornou um dos melhores espaços para entrar em contato com usuários que possam se tornar seus futuros clientes.
E diversas empresas desenvolveram a incrível capacidade de invadir a nossa vida, em qualquer página ou site, dentro do ambiente online.
Basta navegar em um site de notícias, no seu perfil nas redes sociais ou simplesmente acessar o seu e-mail que lá estão elas, as propagandas chamativas, com cores fortes e vibrantes pulando na sua cara.
Para empreendedores digitais, estar presente nesse ambiente não é nada mais do que necessário, e se você está iniciando suas atividades e ações de marketing digital, ou quer entender melhor como funcionam esses mecanismos, senta lá que vamos explicar um pouco sobre esse ambiente e como utilizar as melhores ferramentas de marketing digital, para atingir os seus objetivos com seu negócio e seu público-alvo.
Entenda seu mercado
Então você caro empreendedor digital, que decidiu abrir seu negócio e ganhar dinheiro pela internet, descobre que é apenas mais um em um vasto campo competitivo.
Dependendo da área em que você vai se inserir, o mercado está tão saturado, que vale a pena achar brechas e estruturar uma estratégia long tail, para aproveitar das oportunidades que os grandes players ainda não estão fazendo.
Mas antes de tudo, tenha consciência do quão precioso é o produto/serviço oferecido por você, a ponto de alguém estar disposto a pagar por ele.
Saiba quem é o seu público, suas personas e seus interesses, afinal a segmentação é muito importante.
Assim que você entender o mercado em que está atuando, e conseguir atingir essas pessoas, proporcione uma boa experiência de navegação, tenha um site rápido, visualmente limpo, responsivo que se adapte a diferentes telas, como celulares e tablets, com informações e comandos claros.
Todos os elementos das páginas online devem ser pensados para atingir o seu objetivo, seja a entrega de conteúdos relevantes ou vendas.
É importante oferecer o conteúdo certo para a pessoa certa, com isso em mente é possível competir por relevância digital contra grandes empresas.
Após definir o seu objetivo claramente, planeje bem as estratégias para diferentes canais para alcançá-lo.
Com isso em mente, e sempre colocando as necessidades dos usuários em primeiro lugar, está na hora de começar a fomentar o tráfego e contato com a sua marca.
Então vamos para as ferramentas!
1. Facebook Ads
O Facebook é a maior rede social do planeta e é quase certo que você saiba disso.
Porém, talvez não tenha ideia da dimensão que a plataforma atingiu: Nesse ano (2019) o Facebook completou 15 anos, com um total de 2,3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.
Aqui no Brasil, a plataforma está com 130 milhões de usuários e só cresce todos os dias.
E é justamente por concentrar tantas pessoas, que negócios de diferentes tamanhos foram
com o passar dos anos, conquistando seu espaço por lá.
O grande diferencial do Facebook Ads, que vai de contrapartida com o Google Ads, é que na plataforma do Face, você pode segmentar o público que quer atingir, e ele não precisa pesquisar nada, seus anúncios podem aparecer para quem você quiser de maneira pré determinada.
E como fazer para realizar anúncios dentro dessa rede?
O sistema de anúncios, dentro do Face Ads é simples e é basicamente no estilo, “faça você mesmo”, com espaços para preenchimento e a análise do desempenho desses anúncios também é simples.
Mas aqui vão algumas dicas:
- Suas imagens e textos devem conversar entre si, de maneira que o contexto faça sentido.
- O uso de imagens coloridas chamam mais atenção, e pessoas nas imagens também ajudam a converter mais.
- É importante adicionar algum CTA em seu anúncio, pode ser no texto ou na própria imagem, deixe claro o que os usuários precisam fazer.
- Não se esqueça de segmentar seu público.
2. Google Ads
O Google é hoje a maior plataforma de buscas do Mundo.
Todos os dias milhares de pessoas pesquisam por lugares, produtos, serviços, respostas para perguntas, por comandos de voz e escritos.
E as suas redes englobam o próprio buscador do google, o Youtube e outros sites que estão dentro do grupo de anúncios do Google.
Ou seja, é uma das grandes ferramentas que estão no mercado para realizar anúncios online.
Já o Google Ads, é a plataforma feita para colocar esses anúncios de pé, você cria anúncios dentro do Google Ads e eles são liberados dentro da rede do Google.
Ele é uma plataforma excelente e imprescindível se você está iniciando em alguma área, é a forma que você tem de mostrar a sua empresa como uma solução para quem já está buscando sobre o assunto ou alguma resposta para as suas dúvidas.
Para criar anúncios dentro do Google Ads, você pode seguir a mesma linha do Facebook, só que no Google, ao invés de pensar em segmentar seu público, você vai pensar muito mais nas perguntas e comportamento do usuário.
Então, a primeira coisa é entender o que os usuários vão buscar no Google para acharem a sua empresa, em seguida estruture uma sequência de palavras-chaves e termos que podem aparecer nessas pesquisas, outra coisa é excluir palavras que possam aparecer e que não tenham necessariamente a ver com o seu negócio.
E a partir daí, criar seus anúncios responsivos de texto, que aparecem na rede de pesquisa.
Conforme o desempenho desses anúncios, fica fácil determinar os outros modelos que você irá criar.
Modelos de imagens, vídeos… entre outros que você também consegue colocar no ar a partir do Google Ads.
3. E-mail Marketing
A caixa de e-mail, por alguns considerada obsoleta, ainda é uma das melhores formas para se criar um relacionamento e converter seus contatos em clientes.
Como? Através do grande e antigo Funil de Vendas, juntamente da Automação de Marketing Digital.
Essa dupla unida, não tem erro! É negócio na certa.
O Funil de vendas vai direcionar a sua estratégia de conteúdo e de abordagem perante o cliente, e a automação de marketing vai tornar essa comunicação mais pessoal e personalizada.
Mas para criar uma estratégia realmente relevante, é necessário entender como funciona o comportamento dos usuários perante a sua caixa de e-mail.
O e-mail ainda é algo muito pessoal, e contém em sua maioria informações super importantes e pessoais dos seus usuários, afinal, para se cadastrar em qualquer coisa, você precisa disponibilizar seu e-mail.
Então, os usuários tendem a usar o e-mail de maneira que faça sentido para o interesse deles, por isso o ideal é não encher a caixa de entrada desses usuários, e sim utilizar de maneira inteligente cada mensagem que for enviar.
Então, para estruturar esse modelo é interessante seguir esses passos:
- Crie algum atrativo, um e-book, white paper, ou algo que seu usuário tenha interesse em consumir;
- A partir dessa oferta, faça landing pages para captar os dados desse usuário;
- Já com o e-mail dele, informe sobre seu negócio e guie ele por dentro do funil;
- Filtre aqueles usuários que na verdade não querem saber do seu negócio;
- Assim que ele estiver engajado e demonstrando interesse no seu negócio, lance algum gatilho ou CTA para ele fazer alguma ação;
- A partir desse momento você decide se ele vai para o seu setor de vendas ou encaminhado para outra ação.
Para montar os seus e-mails, lembre-se de fazer assuntos relevantes para os usuários, colocar imagens que interajam com ele e conteúdos que lhe sejam interessantes.
4. Google analytics
O Google Analytics, é uma das ferramentas básicas para entender o desempenho do seu site.
Após instalado no código do seu site ele te informa questões sobre tráfego, visitas únicas, a região e dispositivo pelo qual as pessoas acessaram o site. De onde vieram e para qual página estão indo.
Hoje o Google está investindo em uma plataforma paga do Analytics, se chama Analytics 360.
É tão completo quanto o Analytics, mas recebe suporte do time do Google e possui outras variantes.
De qualquer forma, se você tem um website, é imprescindível que você instale o Analytics nele, caso contrário, você não terá dado nenhum sobre as ações que está fazendo e se estão gerando tráfego para seu site.
5. Google Search Console
O Search Console, antigo webmasters, também do Google, é uma das melhores ferramentas digitais para quem quer criar conteúdos para web, pensando principalmente nas dores e buscas dos usuários.
O Console traz diversos insights sobre o seu site, desde páginas mais clicadas, palavras e termos mais procurados, desempenho AMP, até a indexação das suas páginas e sites.
O Google console é realmente imprescindível para quem quer trabalhar melhor o seu desempenho orgânico.
E ele traz informações sobre o website, seu canal do Youtube se tiver um e sobre as imagens no google envolvendo as suas palavras-chaves.
6. Trello
O Trello é uma ferramenta para gerenciamento de tarefas, ele é super útil se você tem multifunções ou precisa coordenar tarefas do seu time.
Ele permite integrações com outras várias plataformas e também permite analisar o andamento de diferentes projetos, como também o desempenho da equipe.
Além da própria plataforma, o Trello possui um app para o acompanhamento das tarefas via mobile.
7. Hotjar
Se seu objetivo é focar na experiência do usuário em seu website, é importante entender como ele se comporta uma vez que está nele.
Pela ferramenta Hotjar, fica fácil, porque ele grava os movimentos e tendências dos usuários dentro do seu website.
Quer fazer testes A/B na sua plataforma e verificar qual CTA, ou qual copy faz mais sentido e causam mais efeito no usuário?
Pela Hotjar você consegue.
Dentro da plataforma deles é possível fazer:
- Heatmaps: mapas de calor das áreas com mais passadas de mouse;
- Scrollmaps: profundidade de scroll do mouse dentro da página;
- Clickmaps: áreas mais tocadas;
- Visitor Recordings: gravação da tela dos visitantes;
Entre várias outras funções.
8. Leadlovers
E por último mas não menos importante, a leadlovers, uma das mais completas ferramentas para automação de marketing digital.
Com a leadlovers você pode colocar a sua estratégia de marketing digital de pé, e automatizar todas àquelas funções que seriam feitas manualmente.
Com a leadlovers você pode:
- Criar sequência de e-mails
- Criar sequência de SMS
- Criar sequeência de chatbots do Facebook e Instagram
- Certificação HTTPS
- Pipeline de vendas
- Construtor de páginas: para criação de landing pages
- EAD: área de membros
Atualizado em 05/08/2019