12 Dicas Para ser Mais Criativo dentro e Fora dos Negócios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A verdade é que não importa qual a sua profissão ou cargo dentro de uma empresa, a criatividade é aquele elemento essencial que faz tudo acontecer.

Foi pensando nisso que resolvemos separar as melhores dicas que sabemos que realmente funcionam. O intuito é despertar a sua para que você produza com mais qualidade.

Antes, gostaríamos de deixar claro uma coisa: Apesar de muita gente insistir em pensar que a criatividade é apenas mais um daqueles talentos que uns nascem com e outros não, nós não acreditamos nesse discurso conformista.

12 Dicas Para ser Mais Criativo dentro e Fora dos Negócios
12 Dicas Para ser Mais Criativo dentro e Fora dos Negócios

É claro que todos somos diferentes e temos facilidades para determinados assuntos, mas não há nada que não possa ser melhorado com treino e dedicação.

Ainda assim, quem trabalha com criação ‘mais ativamente’ sabe que existe um termo que assusta chamado ‘bloqueio criativo’. Isso acontece com todo mundo, não tem jeito.

Porém, existem pequenas atitudes no nosso dia a dia que podem contribuir para que isso ocorra menos. Vamos aprender algumas das principais?

1. Seja observador e curioso

Não existe criatividade sem outra palavrinha muito parecida: Curiosidade. Pode reparar, pessoas curiosas tendem a ser mais imaginativas. Basta pensar nas crianças, tão questionadoras quanto criativas.

E sabe por quê? Porque os curiosos querem sempre saber o porquê das coisas, estão a todo momento fazendo perguntas e indo atrás das respostas. Isso alimenta o cérebro, que está sempre trabalhando e produzindo mais e mais.

Quando crescemos passamos a querer passar a imagem de que sabemos tudo. Não faça isso. Jamais tenha medo de ter dúvidas. É a partir daí que nascem respostas nunca pensadas antes.

A observação está intimamente relacionada com isso. Olhe em volta, observe as pessoas e lugar ao redor: Saia da caixa.

Dicas Para ser Mais Criativo: Seja observador e curioso
Seja observador e curioso

Nós vivemos em um mundo tão egoísta que muitas vezes olhamos somente para nós mesmos, nos fechamos no nosso mundinho e na tela dos nossos smartphones. Isso não é saudável nem para a convivência em sociedade nem para a sua criatividade.

Sim. Você não leu errado. Ao atentar para a forma como as pessoas vivem, se relacionam, falam e comem podemos ter ideias brilhantes. Ou você acha que as grandes inovações da humanidade não nasceram da observação das necessidades dos indivíduos?

Seja alguém que vê nos problemas oportunidades para propor soluções, peça ajuda dos outros quando necessário e auxilie as pessoas em seus questionamentos também. Querer fazer tudo sozinho nunca é uma boa ideia.

Ah, mas não confunda querer ajudar as pessoas e viver bem em sociedade com acreditar em tudo que você ouve, lê ou vê. Ser sociável não significa ser alguém que se deixa influenciar facilmente. Seja um questionador.

2. Busque conhecimento sempre

Essa dica tem tudo a ver com a anterior, pois ao ser curioso e questionador buscar conhecimento acaba sendo uma consequência.

É, não tem como fugir. Para existir criatividade é necessário informação. E informação de qualidade, lógico. Por isso, buscar conhecimento passa a ser mais um pré-requisito essencial para se tornar alguém mais criativo.

Dicas Para ser Mais Criativo: Busque conhecimento sempre
Busque conhecimento sempre

Fazer cursos online e presenciais, se aprofundar realmente em um assunto, ler artigos científicos, ouvir podcasts, analisar pesquisas de opinião, assistir palestras (YouTube mesmo tem ótimas), procurar saber a opinião de autoridades da sua área… Tudo isso contribui para o seu conhecimento.

Portanto, não se acomode, saia da sua zona de conforto. Aprender é algo que devemos fazer a vida toda. Todos os dias, como beber água.

3. Ouça mais músicas

É. A música realmente transforma a nossa mente. A junção de letra e melodia sempre exprime sentimentos e sensações e aí não tem jeito: Cada pessoa acaba recebendo e interpretando isso de acordo com a sua realidade, momento e visão do mundo.

Quem nunca ouviu uma música e lembrou de um momento da vida ou se imaginou fazendo algo diferente do presente? Pois é.

Mas você precisa ter claro que não existe uma playlist ideal para despertar a criatividade de todos nós. É interessante que você escute músicas de gêneros que agrade os seus ouvidos, em primeiro lugar.

Não adianta, por exemplo, ouvir uma música rica culturalmente se você achá-la chata e não conseguir sequer prestar atenção.

Dicas Para ser Mais Criativo: Ouça mais músicas
Ouça mais músicas

Além de escutar o que te agrada, experimente conhecer sempre novas músicas e artistas, isso com certeza te ajudará a ter novas ideias. Do mesmo modo, volte para músicas antigas, que você ouviu em alguma época da sua vida, pois as lembranças do passado também podem nos inspirar e muito.

Ou seja, não fique ouvindo a mesma coisa o tempo todo, isso limita muito a sua imaginação.

Outro ponto bacana que devemos considerar quando falamos de música é procurar compreender as letras. Se é uma língua que você não domina completamente, veja a tradução e reflita com aquelas palavras, se coloque no lugar do compositor. Inspiração é sempre bem-vinda.

4. Assista muitos filmes e/ou séries  

Da mesma forma que as músicas despertam sentimentos, os filmes e séries também fazem isso.

Assistir coisas novas também é válido aqui. Porém, pense nos filmes que fazem você passar um tempo depois pensando sobre ele. Isso não quer dizer que você nunca mais vai poder assistir uma comédia despretensiosa para rir muito,  mas pode ser que não estimule tanto a sua criatividade quanto as histórias mais profundas.

Dicas Para ser Mais Criativo: Assista muitos filmes e/ou séries
Assista muitos filmes e/ou séries

Filmes inspiradores, motivadores, onde vidas foram transformadas costumam ser excelentes nessas horas. E a lista desses filmes é gigantesca.

Aproveite os finais de semana para se reunir com quem você ama para assistir uma maratona de filmes e/ou séries. Assim você une o útil ao agradável.  

Nós acreditamos tanto nisso que semanas atrás separamos alguns filmes de empreendedorismo baseados em histórias reais para inspirar nossos leitores. Se quiser conferir essa lista incrível basta clicar aqui.

5. Crie o hábito de ler livros

Já que estávamos falando de séries, tem uma frase do personagem Tyrion Lannister de Game Of Thrones que tem tudo a ver com essa nossa dica: “Uma mente precisa de livros como uma espada necessita de uma pedra de amolar se manter afiada.”

E isso é a mais pura verdade. Lembre-se do que sempre escutamos quando éramos crianças: Os livros dão asas a nossa imaginação. De fato, é o que acontece com quem lê.

Contudo, entenda que a leitura é um hábito. Isto é, é uma atitude que precisa ser estimulada sempre. Quanto mais você lê, mais motivado a continuar a ler outras coisas você se torna.

Dicas Para ser Mais Criativo: Crie o hábito de ler livros
Crie o hábito de ler livros

E aí vale todo tipo de leitura. Eu, particularmente, acho que para criatividade livros de aventura são os melhores. Porém, livros sobre empreendedorismo acabam por nos dar ideias práticas que podem mudar a nossa realidade de uma forma mais rápida.

Então não tem regra. Outro dia, fizemos um post aqui no blog com uma seleção de 7 livros para empreendedores que querem ter um negócio de sucesso. Para ler essa nossa lista, basta clicar aqui.

Sem contar o livro Visionários do nosso CVO Diego Carmona, que acabou de sair do forno e pode ser adquirido aqui. Somos suspeitos para falar, mas a verdade é que esse livro, sem dúvida, vai fazer você olhar o mundo de uma maneira diferente.

6. Encare a vida com bom humor

Exatamente. Encarar a vida com bom humor não traz resultados positivos apenas para a sua vida pessoal.  O humor tem tudo a ver com a criatividade.

Pode perceber, algo que você ouve só é engraçado para você porque alguém relacionou fatos e interpretou. Dessa maneira, quando você busca fazer relações bem humoradas com os acontecimentos e conhecimentos que possui, automaticamente está sendo criativo

Sem contar que quando você relaciona situações ruins da sua vida, do país e do mundo com humor, tudo fica mais leve. E uma cabeça mais leve, com menos stress e pessimismo, significa mente livre para criar muito.

Dicas Para ser Mais Criativo: Encare a vida com bom humor
Encare a vida com bom humor

Muitos de nós depois de crescidos tendem a levar tudo tão a sério que não vê mais graça nas coisas do dia a dia. Rir de nós mesmos faz bem não apenas para a nossa cabeça e trabalho, mas também torna o mundo um lugar melhor. Pense nisso.

O bom é que há várias maneiras de ativar ainda mais o bom humor que existe dentro de nós: Assistir stand up comedys, comédias, canais no YouTube que misturem informação, jornalismo e humor, ver talk shows que unem entrevistas com comédia.

Opções não faltam, só não ri quem não quer.

7. Ouça mais as pessoas

Lembra da dica que falamos sobre observar as pessoas? Pois é, mas não pare por aí. Procure se aprofundar nas relações do seu cotidiano.

É ao conversar com pessoas diferentes que descobrimos as necessidades delas, bem como os problemas e os sonhos. E a partir disso podemos ter várias ideias que melhoram a vida de um grupo de indivíduos, por exemplo.

Dicas Para ser Mais Criativo: Ouça mais as pessoas
Ouça mais as pessoas

Portanto, procure ouvir mais as pessoas ao seu redor. Clientes, colaboradores, amigos, vizinhos, todo mundo tem histórias, experiências e opiniões que podem fazer acender uma luzes gigantes no nosso cérebro acenderem.

8. Tenha momentos de lazer e respeite seu tempo

Esse é outro item que muita gente erra ao deixar de lado: O lazer. Os momentos felizes, despretensiosos e em companhia de quem amamos mexem com a nossa maneira de pensar e ver o mundo.

Reúna os amigos, saia para conversar, comer, dançar e rir muito. Além de músicas, filmes e séries que citamos antes, até mesmo jogos de tabuleiro e o famoso videogame podem despertar insights que jamais aconteceriam sem esses momentos.

Isso é ainda mais visível quando você procura se divertir de formas diferentes. Procure conhecer lugares novos, pessoas novas, comidas novas. Tudo bem que viajar é uma das melhores alternativas para tal, mas você nem precisa ir tão longe.

Saia de casa, ande pelo seu bairro, visite outros ao redor, vá a um parque que nunca foi, faça um caminho que ainda não percorreu, coma naquele restaurante novo que abriu. Apenas para de fazer apenas mais do mesmo.

Dicas Para ser Mais Criativo: Tenha momentos de lazer e respeito seu tempo
Tenha momentos de lazer e respeito seu tempo

Também é essencial que você entenda que não importa o que você faça, acontecerá, sim, bloqueios criativos. Aliás, isso é mais comum do que você imagina. E nessa hora a melhor coisa é relaxar e procurar fazer outra coisa.

Existirão vezes que simplesmente nada flui e forçar isso só vai te deixar triste. Relaxe, respire e mude o foco. Vá tomar um banho, coma alguma coisa, tente não pensar ou faça algo que não exija tanto da sua mente.

Uma pequena pausa faz milagres, confie em mim.Tudo dentro do possível, é claro. Seja sincero com os outros e com você mesmo.

Eu sei que, infelizmente, ainda é difícil para boa parte das empresas entender que criatividade não é algo lógico e que criar nunca acontecerá como ocorre numa linha de produção. Mas esperamos que isso mude um dia.

Lembre-se que qualidade é sempre melhor que quantidade. Se você é dono do seu negócio, pense por esse ângulo quando for lidar com funcionários e verá a diferença que isso fará nos resultados. É impressionante.

9. Anote todas as suas ideias – Todas mesmo

As melhores ideias não tem hora certa para chegar e a maioria delas pode ser lapidada e melhorada. Anote sempre uma ideia que surgir, seja lá onde você esteja.

É, isso mesmo. Não vem com essa de acreditar na memória, principalmente porque a maioria de nós realiza tanta coisa durante o dia que acreditar que iremos lembrar de tudo é inocência demais. Não arrisque, ok?

Antigamente as pessoas costumavam dizer para levar um bloquinho de anotações na bolsa ou bolso para não perder nada. Mas hoje em dia ficou ainda mais simples, você pode usar o próprio bloco de notas do seu celular para anotar.

Dicas Para ser Mais Criativo: Anote todas as suas ideias - Todas mesmo
Anote todas as suas ideias – Todas mesmo

Outro dia, em um artigo nós contamos aqui que a escritora J. K. Rowling teve a grande ideia da sua vida – Harry Potter – enquanto estava num trem. Ela estava sem papel no momento, não pode anotar e teve que lembrar depois. Mas você não tem desculpa para deixar um pensamento relevante ir embora pelo esquecimento.

Não estamos querendo dizer que com esse hábito você passará a ter ideias brilhantes e geniais. Mas é um exercício interessante para que mais e mais ideias surjam e aí a possibilidade que alguma sirva para alguma coisa aumenta substancialmente.

Por essa razão, quanto mais ideias você escrever, melhor. É tudo uma questão de estatística.

10. Reserve um tempo para refletir

Com a vida agitada que vivemos acabamos por não reservar um tempo só nosso para pensar em tudo e ver as coisas com mais clareza. E isso pode bloquear demais a nossa criatividade.

Não tem segredo: Reserve um momento da semana para ficar em silêncio para refletir, respire lentamente, deixa os pensamentos surgirem espontaneamente, talvez até uma meditação possa te ajudar.

Dicas Para ser Mais Criativo: Reserve um tempo para refletir
Reserve um tempo para refletir

Não apenas a sua criatividade será afetada positivamente fazendo isso como todo o resto, pode ter certeza disso.

11. Tenha uma boa noite de sono

Em relação a essa dica não temos muito o que falar, o próprio título diz tudo: Durma.

Nada renova mais a nossa mente e nosso corpo como uma boa noite de sono. Há anos pesquisadores apontam que precisamos de 7 a 8 horas de sono diárias para uma boa saúde física e mental.

Dicas Para ser Mais Criativo: Tenha uma boa noite de sono
Tenha uma boa noite de sono

Isto é, jamais subestime o poder dessas horas de descanso. Assim como uma boa alimentação, informação de qualidade e momentos de lazer, o sono é fundamental para a nossa criatividade. Invista nisso.

Inclusive tenho certeza que você, em algum momento da vida, acordou no meio da noite com a resposta de uma problema que fomos dormir sem conseguir solucionar ou como uma ideia ótima.

Só não se esqueça de anotar haha

12. Pratique

Como falamos antes, a criatividade é vista por muitos como um talento. Pode até ser que existam pessoas que tenham mais facilidades para criar. Mas acreditamos que antes de tudo é uma prática que pode ser melhorada continuamente.

Dicas Para ser Mais Criativo: Pratique
Pratique

Não importa se é escrever, tocar, pintar, cozinhar ou bordar. Quanto mais fazemos alguma coisa, melhor ficamos naquilo. É como diz aquela frase de sabedoria popular: “A prática leva à perfeição”.

Nós acreditamos que perfeição não existe, mas a excelência, sim. E essa com certeza exige uma palavrinha bem parecida: Experiência.

É por esse motivo que a nossa dica final é essa: Pratique. Parar de apenas pensar e coloque em ação seus planos, projetos e sonhos é um ótimo começo.

O próprio Pablo Picasso disse uma vez: “A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando.”

Que tal fazer isso agora?

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers