Como a Nerd Rico reduziu 40% do trabalho operacional e suas 7 lições para empreendedores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

É muito bom entender como empreendedores conseguiram ter sucesso nos seus negócios, né? Sair um pouco da teoria e ver que as coisas podem, sim, acontecer quando se acredita no que quer e faz acontecer.

Por isso, resolvemos contar um pouco das histórias dos nossos clientes para inspirarem mais pessoas, como você.

Hoje, falaremos sobre a história de sucesso da Nerd Rico e do seu fundador, Rafael Cruz.

Mais do que isso, contaremos como ele reduziu 40% do seu trabalho operacional com uma simples mudança e as 7 lições para empreendedores tirarem de tudo isso.

Vamos descobrir?

Entendendo a história…

Empreendedores: Entendendo a história
Entendendo a história

O início da história da Nerd Rico é bem interessante por se diferenciar da maioria que você deve ter lido por aí…

Tudo começou quando o seu fundador, Rafael Cruz, passou a trabalhar com desenvolvimento de sites em 2008, função que ele desempenhou sem grandes surpresas por 2 anos.

Até que em 2010 algo diferente aconteceu: Um de seus clientes contou a ele sobre a dificuldade que estava enfrentando ao tentar vender pela internet o seu produto, um programa de Mestrados na Europa.

Como na época Rafael estava conhecendo e estudando mais sobre o novo Marketing Digital, viu ali uma oportunidade para colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Assim fez uma proposta bem interessante para o cliente: Permitir que ele testasse uma nova estratégia de Marketing para auxiliá-lo a vender os cursos.

Caso desse certo, Rafael teria direito a fazer um Mestrado e se desse errado, o cliente não precisava pagar absolutamente nada a ele.

Para a sorte de ambos, o cliente aceitou e 4 meses depois estava faturando em 2 semanas o que não havia faturado durante 3 anos de operação da empresa

Assim, em 2013, nasceu, de fato, a empresa e o blog ‘Nerd Rico’.

Empreendedores: Rafael Cruz da Nerd Rico em um de seus vídeos no YouTube
Rafael Cruz da Nerd Rico em um de seus vídeos no YouTube

Rafael Cruz começou primeiramente como afiliado e, no mesmo ano, passou a ser também infoprodutor, criando o ‘NerdSeller’.

Segundo palavras do próprio Rafael:

Ao conseguir meus primeiros resultados após a mudança de modelo de negócio, eu passei a acreditar mais no potencial disso para mim e comecei a me afiliar em lançamentos futuros, usando como estratégia o que eu sempre soube fazer muito bem: criação de conteúdo criativo aliado a um bom e-mail marketing. O resultado disso foi que eu fui me destacando na maioria das campanhas que eu participava e ganhando mais visibilidade. Até que eu comecei a criar meus próprios produtos.

Porém, ao começar a se destacar como afiliado e infoprodutor, Rafael percebeu que o seu negócio estava muito descentralizado, principalmente por estar usando várias ferramentas para realizar as suas atividades.

… Até que o leadlovers apareceu

Mesmo utilizando essas outras ferramentas, Rafael sentia a necessidade de encontrar uma que unisse as diversas funcionalidades que precisava para trabalhar. Foi aí que resolveu testar de vez o leadlovers quando soube das funções Lead Scoring, Gatilhos Inteligentes e tags.

E não se arrependeu: “A lógica das máquinas e seus funis integrados é bem inteligente e nos poupa muito tempo de preparação. Antes eu levava uns 2 dias (cerca de 9 horas) para, por exemplo, montar um pequeno funil de campanha. Com o Leadlovers, levo pouco mais de 3 horas para configurar a mesma coisa.”

Ou seja, hoje leva 3x menos tempo pra fazer a mesma atividade. Muita diferença, não?

Com a economia de tempo, obviamente o trabalho, como um todo, diminuiu também.Consegui reduzir pelo menos 40% do meu trabalho técnico por ter tudo integrado e automatizado. O trabalho maior é só no início, para implementar mesmo.”

Empreendedores: Fabio Verschoor, CTO da leadlovers e Rafael Cruz da Nerd Rico (Arquivo Pessoal)
Fabio Verschoor, COO da leadlovers e Rafael Cruz da Nerd Rico (Arquivo Pessoal)

E como nós sabemos tempo é dinheiro, não é mesmo? Mais do que isso, aliás, porque tempo, diferente de dinheiro, não se recupera nunca, certo?

Ao utilizar o leadlovers, Rafael uniu ótimos números para empresa com qualidade de vida: Os resultados com o leadlovers foram excelentes, principalmente porque eu não precisei ficar preso em frente ao computador durante meus lançamentos, o que era comum com as outras ferramentas.”

A nossa proposta sempre foi essa, melhorar a vida dos nossos clientes, pessoal e profissional. E depois de ver histórias como a da Nerd Rico, acho que conseguimos não é mesmo?

E se você acha que isso era o bastante, abaixo listaremos 7 lições para empreendedores tirarem dessa história. Vamos conferir?

7 Lições para empreendedores tirarem com a história da Nerd Rico

1. Ouça seus clientes

O primeiro aprendizado que temos ao ver a história da Nerd Rico é a importância de se ouvir sempre o cliente, desde o início.

E quando falamos ‘ouvir’ estamos querendo dizer conhecer os problemas, objetivos e necessidades que eles possuem.

Rafael fez isso muito bem:  Ao ver que o seu cliente estava com dificuldades para vender um de seus produtos, procurou alternativas para ajudá-lo.

Isto é, ele não se contentou apenas em oferecer o serviço contratado, que na época era o desenvolvimento de sites. Ele quis e foi além.

Empreendedores: Ouça seus clientes
Ouça seus clientes

Nós sempre batemos na tecla da importância da construção do relacionamento com o cliente aqui no leadlovers porque não apenas na teoria, sabemos o quão fundamental é isso tudo no dia a dia da empresa.

O próprio Rafael nos disse uma frase bem interessante sobre esse assunto “O meio do caminho entre chamar a atenção do público e fechar a venda é o relacionamento.”

Hoje, lendo a história da Nerd Rico, vemos que se não fosse a importância que Rafael deu ao seu cliente, jamais teria mudado de caminho e chegado até onde está, certo?  

2. A importância de arriscar

Outra lição que observamos claramente ao ler a história é que um empreendedor precisa arriscar, dar o primeiro passo sempre.

Rafael fez isso algumas vezes… A primeira foi quando não apenas teve uma ideia, mas a assumiu como responsabilidade fazendo a proposta para o cliente.

Um empreendedor deve fazer exatamente isso, extrair de cada dificuldade uma oportunidade única.

Empreendedores: A importância de arriscar
A importância de arriscar

Quantas vezes esperamos um momento ideal para realizar algo?

Esse momento não costuma chegar, nós é que devemos fazer acontecer, enxergando soluções.

Mais do que isso: Impor desafios a nós mesmos para conseguir seu espaço no mercado. Isso é empreender, certo?

“Empreender exige jogar um jogo diferente. Você precisa assumir riscos, ser desprendido, ter iniciativa e não ser acomodado.” –  Esclarece Rafael.

3. Dê garantias ao público

Quando falamos sobre as vantagens dos gatilhos mentais aqui no blog, citamos o gatilho da ‘compromisso e coerência’, que acontece quando você dá garantias para o seu público.

Rafael ainda não era uma autoridade no assunto, estava apenas iniciando no universo do Marketing Digital de fato. E em nenhum momento fez promessas sem saber se cumpriria…

Mas deu uma garantia ao seu cliente no momento em que disse que, se não desse certo sua estratégia, não seria necessário pagar nada a ele.

Empreendedores:
Dê garantias ao público

Então, seja você experiente ou novo na área, não importa, trabalhe para ganhar a confiança do seu público de modo a quebrar objeções e fechar um negócio.

Viu só como dá para fazer isso com honestidade e sinceridade?

4. Estude para melhorar sempre

A Nerd Rico jamais teria sido uma realidade se o seu fundador no momento em que o cliente apareceu com um problema, não estivesse estudando mais sobre Marketing Digital e não tivesse o compromisso de realizar mais cursos na área depois, por exemplo.

Por mais que ele se preocupasse e ouvisse o cliente e tivesse coragem de arriscar, sem o conhecimento dificilmente teria encontrado alternativas para o problema do cliente.

Empreendedores: Estude para melhorar sempre
Estude para melhorar sempre

E essa é, sem dúvida, uma das qualidades de maior relevância para empreendedores que querem se diferenciar: A busca constante de conhecimento, procurando estudar e se atualizar continuamente.

Ainda mais hoje em que a informação é passada de maneira quase que instantânea, a empresa que não procura a inovação, fica para trás facilmente.

Aliás, até na proposta que Rafael fez para o cliente, o seu pagamento seria o Mestrado na Europa. Isso evidencia ainda mais essa característica fundamental de alguém que sempre quis ir além do dinheiro.

5. Faça o que você ama

Já que estamos falando em ir além do dinheiro, a Nerd Rico surgiu como um blog porque seu fundador gostava e tinha muito facilidade para escrever e contar histórias.

Então, mesmo quando mudou o caminho, indo para uma área diferente da que estava, indo para o mercado de infoprodutos, ele optou por fazer algo que realmente acreditava e amava.

Por isso, considero essa uma das principais lições que devemos tirar com esse exemplo: Ame o que você faz e o resto será consequência.

Sabe por quê? Quando a gente ama o que faz, as pessoas sentem porque o resultado é diferente. Além disso, tendemos a fazer melhor aquilo que gostamos de fazer e aí é mais fácil se destacar.

Empreendedores: Faça o que você ama
Faça o que você ama

Como Rafael, que logo de cara conseguiu ir muito além das expectativas do seu primeiro cliente.

Amar o que se faz é ser quem a gente verdadeiramente é… E, cá entre nós, ser bem-sucedido é muito mais isso do que ter apenas grandes ganhos financeiros.

Ah e o próprio Rafael disse isso pra gente durante a conversa que tivemos:

“Se não estivesse aqui, minha vida seria ditada pelo meu emprego. Não teria a liberdade que tenho hoje nem a possibilidade de ganhar pelo que eu produzisse. Como eu prezo mais pela liberdade do que propriamente pelo dinheiro, me sentir “preso” não me traria satisfação alguma.”

6. Procure meios para otimizar o processo

Se a gente parar para analisar nosso dia a dia, claramente vemos  o grande avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos, né?

Basta ver o quanto internet, smartphones, SmarTVs e até mesmo o Google facilitaram nosso cotidiano.

Hoje pagamos contas sem precisar ir ao banco, pedimos comida e até transporte por aplicativos, conversamos com pessoas de qualquer lugar do mundo sem gastar dinheiro e armazenamos arquivos com segurança na nuvem.

Se fazemos isso com tamanha naturalidade no nosso dia a dia, por que agir diferente ao abrir um negócio? Além de buscar inovar sempre para acompanhar todo esse progresso, devemos usufruir dos benefícios que a tecnologia nos proporciona para otimizar os  processos.

Empreendedores: Procure meios para otimizar o processo
Procure meios para otimizar o processo

Uma empresa precisa sempre buscar novos jeitos de fazer o que se propõe a fazer. Portanto, não tenha medo de experimentar, mudar e, principalmente, contar com a ajuda de plataformas, equipamentos e aplicativos que facilitem o alcance dos seus objetivos

Mesmo alcançando bons resultados, Rafael percebeu uma dificuldade ao ter um negócio online descentralizado, utilizando várias ferramentas diferentes.

Pensando em melhorar isso, escolheu testar o leadlovers: “A ideia do tudo em um, essa unificação dos sistemas, do leadlovers, me daria mais agilidade e mais poder para avaliar o que estava funcionando e o que não estava

E, como vimos anteriormente, ele não se arrependeu da escolha: Com essa flexibilidade, posso trabalhar literalmente de qualquer lugar que eu quiser: do meu quarto, da casa de algum parente, de um hotel, num café na Europa… enfim, qualquer lugar com internet, eu estou conectado ao meu negócio.”

7. Nunca se acomode e use a criatividade todos os dias

Quando ainda desenvolvia sites e não estava tão contente com as suas conquistas, Rafael Cruz não se acomodou em continuar fazendo o mesmo.

Era muito mais cômodo continuar na mesma profissão que desempenhava desde a época de faculdade. Porém, ele preferiu fazer diferente e a partir daí tudo aconteceu.

Foi a iniciativa  de mudar a sua realidade, deixando de ser webdesigner para ser afiliado que mudou toda a sua trajetória.

Quantos de nós passam anos no mesmo lugar, sem se sentir plenamente feliz e reconhecido pelo que faz? Tantos outros têm o sonho de empreender e não tiram do papel nunca, não é mesmo? 

Novamente ele não se acomodou em ser um afiliado de grande destaque e tornou-se infoprodutor. Atualmente soma alguns infoprodutos em sua trajetória como o Copy Expert, Storynerd, NerdLabs, entre outros.

Empreendedores: Nunca se acomode e use a criatividade sempre
Nunca se acomode e use a criatividade sempre

Estou sempre criando coisas novas. Talvez essa seja a minha maior característica como empreendedor. Para o futuro, planejo consolidar a marca como expert em criação de animações para negócios, com produção de conteúdo para engajamento e vendas online usando o storytelling como técnica para conquistar e vender.” – Completa Rafael.

Como disse Einsten em uma de suas frases mais conhecidas: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”

Ou seja, nunca deixe de usar a sua quando for empreender. Não se contente com o bom, se esforce para ser a melhor versão de você mesmo. Já vimos como isso faz a diferença, né?

Agora conta pra gente: Gostou das lições da história da Nerd Rico?  Quer economizar tempo e passar menos horas fazendo atividades operacionais também? Então, conheça mais sobre o leadlovers aqui.

Agora, se você já é um cliente e quer contar a sua história de sucesso com a nossa plataforma, deixe seu comentário abaixo… Quem sabe será o próximo a estar aqui inspirando outras pessoas?

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers