Você já pensou na possibilidade de ter uma plataforma que pudesse entregar seus anúncios para as pessoas de acordo com seus interesses? E que tal anunciar para os consumidores ao redor do seu negócio? E de atingir somente o público com perfil parecido com o dos seus melhores clientes? Com o Facebook Ads você pode aproveitar esses recursos de segmentação, além de muitas outras vantagens.
Quem leva o seu negócio a sério e vê no Facebook um ambiente propício para conquistar novos clientes, precisa valorizar os seus investimentos.
O Facebook Ads é um passo muito importante para fazer seu dinheiro render nas redes sociais e trazer mais sucesso para os seus negócios.
Quer saber por quê? Vamos apresentar 5 motivos que mostrarão que vale a pena investir em Facebook Ads. Acompanhe!
1. Alcança as pessoas certas
Em um universo de 1.4 bilhão de usuários, sendo 900 milhões usando diariamente, provavelmente estão os seus futuros e atuais clientes. Contudo, não basta ter uma população imensa para quem mostrar seus anúncios e nem seria tão eficaz falar com tantas pessoas que podem não ter interesse em seus produtos ou serviços.
A solução para isso é uma boa segmentação, que, conforme destacamos no início deste post, é um dos grandes trunfos do Facebook Ads.
Ao usar essa ferramenta, você pode direcionar suas ações de acordo com os seguintes parâmetros:
Interesses
Você pode atingir as pessoas que curtem um determinado artista, torcem para um time em especial ou curtem alguns programas de TV específicos. O objetivo é atingir o público por suas afinidades, como música, esporte, culinária, cinema, games, política e muito mais.
Imagine a economia que você estaria fazendo ao direcionar um anúncio de camisas do Flamengo somente para torcedores do Flamengo. Com o Facebook Ads você pode!
Dados demográficos e Localização
Você também pode segmentar considerando os gêneros, relacionamentos, idades, estudos, profissões, idiomas, cidade, CEP, bairro, etc.
Comportamentos
Nessa categoria você pode segmentar, por exemplo, para quem viaja a trabalho ou por lazer, quem navega no Chrome ou no Firefox, quem tem propensão a adquirir bens de alto ou baixo valor e outras características relacionadas às afinidades do seu público-alvo.
Dispositivos de acesso
Direcione um anúncio para pessoas que usam celulares comuns, smartphones e/ou tablets. A segmentação pode ser ainda mais específica, como a escolha por quem acessa o Facebook em redes móveis ou Wi-Fi, por sistema operacional e até por marca do dispositivo.
Públicos personalizados
Com esse recurso você tem a possibilidade de importar uma lista de e-mails, números de telefones e Ids de usuários do Facebook para o anúncio, além de poder instalar um pixel (código) da rede social no seu site, ou em páginas específicas, para exibir sua mensagem somente para as pessoas que visitaram essas páginas;
Públicos semelhantes
Nessa opção o objetivo é encontrar pessoas com comportamentos parecidos com o perfil da sua persona (cliente ideal).
2. Melhora a exposição das suas postagens
É comum que muitos projetos comecem com suas Fan Pages e façam postagens orgânicas esperando atrair novos clientes, mas a verdade é que apenas organicamente está difícil até para conseguir seguidores. Logo, mesmo que você tenha uma boa base de fãs, somente uma fração deles verá o seu conteúdo. Para isso, o Facebook Ads pode ser a solução.
Quem administra uma página já deve ter notado a opção “promover” — seja para uma publicação ou para a página. A ideia é pagar para que seu post seja visto por mais pessoas, mesmo as que não seguem sua página. Assim, você ganha em alcance e engajamento.
Essa prática não é necessária em todas as publicações e nem deve ser abandonada nem quando você conseguir 1 milhão de seguidores. Aproveite-se dessa tática para promover lançamentos, ofertas, descontos e outras postagens que levem a alguma conversão.
3. Reduz os investimentos com divulgação
Duas vantagens em relação aos gastos do Facebook Ads são os baixos valores e o controle sobre o orçamento.
A primeira é baseada no custo-benefício da plataforma. Em alguns casos, com um orçamento a partir de R$10 por dia você pode colocar seus anúncios no ar. No Facebook Ads você pode pagar pelo clique (CPC) ou a cada mil impressões do seu anúncio (CPM).
O segundo ponto tem a ver com o período em que sua campanha fica ativa e também em relação aos gastos. Já no início o tempo de veiculação pode ser predefinido ou ser interrompido no meio da campanha, de acordo com sua vontade. O orçamento também pode ser alterado, assim como as configurações do anúncio e o público-alvo.
4. Gera resultados em curto prazo
A razão para isso é simples: a partir do momento em que o anúncio é colocado no ar, o público já pode ser impactado, ou seja, os resultados já começam a aparecer. Claro que não é tão fácil assim, pois sua campanha precisa ser muito bem planejada, segmentada e investida.
Quanto mais direcionado for seu anúncio e mais investimentos forem feitos, maiores as chances do público tomar a ação desejada e contribuir para atingir seus objetivos.
Aliás, vale destacar os objetivos que o Facebook Ads oferece para os anunciantes. Entre eles estão: aumentar as conversões no site, enviar tráfego para o site, gerar leads, promover a páginas e outras opções.
5. Permite a mensuração de todas as ações
O mais interessante dos relatórios de anúncios do Facebook Ads é que ele diferencia os resultados pagos dos orgânicos. Outro detalhe é a quantidade de métricas para medir o sucesso de uma campanha.
Antes de listarmos os principais indicadores, vale lembrar que o modo de exibição desses relatórios é personalizável de acordo com as métricas mais importantes para a sua campanha, entre um intervalo de datas e com cada anúncio ou grupo de anúncios.
Agora vamos às métricas, entre elas estão: alcance, impressões, engajamento, finalizações de compra, ações no site, adições ao carrinho, detalhes de pagamento, taxa de cliques e custo por cliques.
Bônus: dicas para converter usando Facebook Ads
Se você acompanhou o artigo até aqui, já deve estar convencido das vantagens e oportunidades de negócios que podem surgir com o uso do Facebook Ads. Se ficou com vontade de começar a investir, separamos algumas dicas rápidas para você começar a ver os primeiros resultados com essa ferramenta. Veja a seguir:
Não deixe os números te enganarem
Toda vez que você especifica um parâmetro ao segmentar seus anúncios, o Facebook tende a diminuir a estimativa de alcance da mensagem. Isso não é ruim, muito pelo contrário! Ao reduzir o público total, mais chance de somente as pessoas certas verem seu anúncio.
Mensure em tempo real
Você pode consultar os relatórios a qualquer momento e, com isso, alterar as configurações que venham a gerar mais resultados em sua campanha.
Use o Power Editor
Essa ferramenta permite ao usuário gerenciar uma grande quantidade de anúncios, podendo criar e acompanhar os resultados em um único lugar e numa plataforma intuitiva.
Teste a todo momento
Você só atingirá o ponto ideal se testar, pois somente na prática você saberá o que é bom para o seu público e para o seu negócio. Portanto, teste de tudo: campanhas diferentes, públicos diversos, chamadas para ação, imagens, etc.
Agora está mais fácil de perceber o quanto vale a pena investir no Facebook Ads. Segmentação, reconhecimento de marca, custo-benefício, resultados imediatos e mensuração/controle de todas as configurações de uma campanha. Um mix de características que passa segurança e liberdade sem doer no bolso de quem anuncia. E o mais importante: gera resultados reais!
Para você se inspirar mais um pouco, que tal dar uma olhada nos cases de sucesso de empresas que investiram no Facebook Ads? E você, está disposto a valorizar o seu negócio? Conte-nos o que achou dessa ferramenta. Participe nos comentários!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]